Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos

Capa do livro Capa do livro Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos.O ano de 2004 foi, definitivamente, o ano em que Jorge Buescu entrou na minha lista de favoritos. Em abril li O Mistério do BI; em novembro, Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos.

O autor mantém uma coluna mais ou menos como a de Marcelo Gleiser aos domingos na Folha de SP tem [ou tinha] no antigo suplemento Mais; enquanto Gleiser trata de Astrofísica para leigos, Buescu desmistifica a Matemática e a Física. Tanto que nos dois livros há seções inteiras dedicadas a jogar uma luz sobre lendas urbanas perpetuadas pelo mundo. No segundo livro, as mais interessantes [para não-matemáticos] falam sobre o ano zero da era cristã [e resgata a honra do abade que criou o calendário atual, além de acabar com a dúvida sobre o início do segundo milênio: se 2000 ou 2001], sobre o degelo da calota polar e acaba com a idéia de que se acreditava no mundo em forma de disco na Idade Média [vamos combinar que Discworld só na mente insana de Terry Pratchett].

Na seção matemática ele explica porquê o mundo é mesmo pequeno, com base na teoria dos seis degraus e no Oráculo de Bacon. A primeira parte do título, claro, mostra como é fácil falsificar o número de série das notas de euro, já que a verificação do dígito de controle é… a prova dos nove.

Este segundo livro é um pouco menos para leigos curiosos [como eu], ao contrário do Mistério do BI – mas, oras, a gente tem que evoluir.
;o)

Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos
Jorge Buescu

Colecção CIÊNCIA ABERTA
Editora Gradiva
Nº de páginas: 212
Ano de Edição: 2003
1ª edição – abril de 2003
ISBN: 972-662-898-9

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s