Tangram

Graficos de tangramTem uma propaganda do Banco Real que usa uma animação com figuras geométricas para formar imagens de casa, pessoas, etc. Eu tava tentando lembrar o nome desse joguinho há semanas, sem sucesso porque o meu tá tão bem quardado que não sei onde tá guardado. Mas tá guardado e não perdido, para registro.

Ontem deu um estalo: é Tangram ou As Sete Tábuas da Sabedoria, um quebra-cabeça de origem chinesa, pequeno gafanhoto. Diz a lenda que um servo do imperador quebrou um espelho quadrado [ou uma peça de cerâmica rara e cara, depende da versão da história] em sete pedaços [os tans. o gram veio da mesma fonte de anagrama, desenhado ou escrito como um diagrama]. Ao tentar remontá-lo, percebeu que os cinco triângulos isósceles, um quadrado e um paralelogramo podiam ser recombinados para formar figuras. Existe uma enciclopédia centenária que resolve mil e setecentos problemas de tangram. São seis volumes, e eu mal consigo chegar nos seis… problemas. Dizem que Lewis Carroll era um aficcionado do jogo [dá pra chamar de jogo algo que não tem um vencedor?]. Napoleão Bonaparte também. Lewis Carroll eu entendo, porque pra jogar tangram tem que ter imaginação fértil, mas Napoleão? Ele era criativo?

Tangram de madeiraA única regra do tangram é que todas as sete peças devem ser utilizadas na figura criada – no Wiki tem o diagrama para fazer um tangram em casa; de papelão, por exemplo. Ou, se for mais habilidoso com uma serra e lixadeira, em madeira [o que definitivamente não é o meu caso. se eu tentasse fazer isso poderia me aposentar por perder um dedo e me tornar incapaz. se bem que aí podia me sindicalizar e concorrer a cargos políticos... ah, sim, voltando ao assunto!].

O meu é de madeira, parece com o desse site donde roubei a foto ao lado, só que veio numa moldura em vez de numa caixa marchetada [gente fina é outra coisa, né?]. Agora bateu vontade de desenterrar o cidadão para brincar um pouco, esvaziar a mente. Com a ajuda de diagramas, claro, porque apanho até pra colocar os tans de volta na moldura.

About these ads

11 comentários sobre “Tangram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s