Escola de Sereias

Capa do DVD Escola de SereiasEste é outro cRássico da Sessão da Tarde que aproveitei para rever depois de muito tempo e percebi muita diferença entre o que eu lembrava e o que realmente tinha no filme. A Escola de Sereias [Bathing Beauty, EUA/1944] não faz parte da minha lista de Top Favoritos Foréva, então só assisti uma que outra vez antes. Descobri o motivo.

Eu não gosto de orquestra de metais estridentes e neste filme tem a de Xavier Cugat. Não gosto de números musicais sem conexão com a história que interrompem a trama, e tem. Os créditos todos passam logo no início do filme e em seguida tem uma looonga seqüência de acrobacias aquáticas da Esther Williams. Vou te dizer, se não fosse a vontade grande de assistir teria desistido depois dos primeiros 15 minutos de rodopio debaixo d’água. Essa parte eu tinha convenientemente esquecido.

Red Skelton na cena da aula de balé, no filme Escola de SereiasValeu a pena persistir, no entanto. Quando o comediante Richard Red Skelton assume a cena não tem pra ninguém. Red é Steve Elliott, compositor que se casa com Caroline [Esther Williams] num clube de férias e é vítima de um golpe do seu empresário, que quer se livrar de Caroline porque acha que ela distrai Steve. [O empresário George é interpretado pelo ator Basil Rathbone, que foi Sherlock Holmes em diversos filmes.]

Para reconquistá-la, Red matricula-se na escola feminina onde Caroline é professora. Essa é a parte legal que eu lembrava! A pantomima niqui ele encena o ritual de beleza de uma garota pela manhã é hilária, mas a aula de balé é imperdível: Red Skelton depilado e de tutu rosa [foto] é a coisa mais terna e engraçada que me lembro em muito tempo. É pena que não achei o vídeo no Youtube…

O que achei foi a interpretação estupenda de Ethel Smith de Tico-tico no fubá num órgão Hammond acompanhada de bongôs e pandeiros: deliciosa.
http://www.youtube.com/watch?v=TA9qlWyk-7Q

Tem também os quase oito minutos da cena final, o espetáculo aquático pra justificar Esther Williams no elenco – ela foi nadadora profissional e campeã nacional nos 100m antes de ser atriz – , com orquestra de metais estridentes…
http://www.youtube.com/watch?v=sGMoRHq_pMY

O dublador de Red Skelton é o mesmo dublador do Salsicha, do desenho Scoobi Doo – no TCM, que é o canal nonde revejo esses filmes, só passa dublado sem opção de mudar pro idioma original com legendas… E, por não ser um TFF, não planejo adicionar à DVDteca. Talvez uma cópia genérica…

About these ads

Um comentário sobre “Escola de Sereias

  1. Lá em casa a gente classificva em filmes cantantes & dançantes, filmes cantantes, filmes dançantes e, o mais chato de todos, os filmes cantantes & dançantes & pulantes. No meio de uma cena dramática.

    Aliás, é engraçado, mas os filmes da Disney começaram a perder audiência, acho, por conta das cantorias. Um dos últimos que eu vi que tem número de canto e dança é Anastácia. Os que mais fizeram sucesso depois não tem números musicais no meio: Procurando Nemo, A era do gelo…

    suzana, agora que você falou que parei pra pensar e num é que é verdade mesmo??
    [eu lóvo nemo e era do gelo e shrek. voceeEEe fAAalaaaA baAAleeeieees?]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s