Há pouco tempo, Sweet comentou que tinham alugado um DVD e só depois ela descobriu que era de Discworld. Procurei na locadora aqui de Pedra Lascada mas… Adivinhou: nada. Tinha até me esquecido do assunto quando li, na comunidade do Orkut, que o filme Hogfather entrou na pré-venda no site da Cultura.
Bão, primeiro que eu não ia mesmo achar nunca esse filme: o título brasileiro ficou “Missão especial de natal” e a sinopse da distribuidora não fala nada do universo de Terry Pratchett.
É Natal, normalmente um dia de alegria , em que as crianças ficam animadas com os presentes que elas irão encontrar dentro de suas meias. Mas neste ano, as coisas não vão nada bem! Papai Noel, o gentil distribuidor de alegria e presentes para as crianças, desapareceu sem deixar rastros, e se elas pararem de acreditar nele, o sol pára de brilhar. O destino dessa época mágica está nas mãos de um grupo de pessoas meio esquisitas, que vão precisar tomar medidas extremas para salvar o bom velhinho e, principalmente o Natal.
Mas aí, taram! lembrei que uns dias atrás tinha acabado de baixar as duas partes de Hogfather com legenda em espanhol. Juntando meus porcos e parcos conhecimentos de inglês e espanhol, então, dava pra entender quase todas as mais de três horas de filme.
Epa! Três horas, Tia Batata? Mas os sites falam em pouco mais de 120 minutos…
Pois é, né? Na mesma comunidade do Orkut há críticas fortes contra os cortes [e contra a má qualidade do áudio; como não assisti o dvd brasileiro nem vou comentar por enquanto].
Ainda não li o livro niqui foi baseado, tampouco: é o 20º na seqüência e a editora só lançou 12 até agora. Como não tou a fim de aguardar outros 12 anos até chegar a vez [se levarmos em conta a média de 1 1/2 ano por livro] preferi ver o filme primeiro. E não me arrependi.
Meu personagem preferido é o personagem central, MORTE, e, como sempre acontece quando ele está por perto, fui acometida pelas maiores ternuras. Há um tom de J. M. Barrie na trama – naquela parte que ele diz que algumas coisas só existem porque acreditamos nelas, e acreditar nos deuses é importante porque é um exercício para arceditar em coisas maiores, como a Justiça e a Bondade.
As Pratchett says elsewhere, fantasy is an exercise bicycle for the mind; it doesn’t take you anywhere, but it tones up muscles that might. [Wikipedia]
Foi bom também porque retomei contato com uma fábula que estava enterrada no fundo do meu depósito mental; hoje em dia as historinhas infantis são higienizadas para não traumatizar as crianças [que são muito mais resilientes do que os adultos acreditam, imho], mas na minha época *cof* criança podia ler ou ouvir as fábulas de Hans Christian Andersen do jeito que foram escritas.
Em Hogfather o MORTE interfere no destino da Pequena Vendedora de Fósforos, apesar dos avisos de seu mordomo Albert. Se esta parte tiver sobrevivido aos cortes no DVD brasileiro, prepare a caixa de lenços. Aliás, mantenha os lenços por perto de qualquer maneira porque, se não chorar pelas cenas pungentes, vai chorar de rir.
[Oh, e preste atenção no vendedor da loja de brinquedos: é o próprio Terry Pratchett!]

Yone disse,
Segunda-feira, Maio 12, 2008 às 20:42
procurando por autores de cozy mysteries na Biblioteca do Congresso, achei um webcast de Terry Pratchett.
http://www.loc.gov/today/cyberlc/feature_wdesc.php?rec=4185
The Library of Congress > Webcasts > Culture, Performing Arts Webcasts
rnt disse,
Terça-feira, Maio 13, 2008 às 12:50
[off] menina, vc e suas dicas incriveis: cabei de baixar o 2 and a half + csi: mimorri de rir!!
A cor da magia - filme « Pensamentos de Uma Batata Transgênica disse,
Domingo, Maio 25, 2008 às 02:14
[...] por naomi em Maio 25, 2008 Depois de assistir Hogfather, semanas atrás, não resisti e baixei também A cor da magia, que é o mesmo universo ficcional da [...]
Mais expecttivas « Pensamentos de Uma Batata Transgênica disse,
Quarta-feira, Março 11, 2009 às 14:35
[...] adaptação de um livro do Discworld para a TV, pela mesma emissora que fez A Cor da Magia e Hogfather. Desta vez, a SKY adaptará Going Postal,que deve ir ao ar “em algum momento, este [...]
Bola ou disco, o mundo é circular « Batata Transgênica disse,
Quinta-feira, Maio 28, 2009 às 13:48
[...] Posts relacionados A magia de Holy Wood Hogfather – Missão especial de Natal [...]
Gatto999 disse,
Sábado, Junho 13, 2009 às 16:56
Really this is a Great Xmas movie !…