Canjica ou curau?

A Kênia comentou um trem deverasmente interessante e que, pra variar, eu não sabia: o “nosso” curau aqui dos interior de SP é conhecido pelo nome de canjica lá nos Recife e redondeza! Pra mim canjica é outra coisa, é arroz doce sem arroz feito com aquele milho branco [prefiro com arroz]. Lá em cima, canjica é creme doce de milho verde.

Curau o Sêo Elói faz, eu não passo aperreio por falta. Geralmente, quando ele faz curau tem bolo de milho verde caus que aproveita o bagaço. Eu gosto dele quente , mas não rejeito gelado. O carro da pamonha oferece curau também, só que eu nunca provei.

Olhaí, freguesia, está passando na sua rua o carro da pamonha. Pamonha fresquinha, pamonha caseira, é o puro creme do milho verde. Temos curau e pamonha. Venha provar, minha senhora, é uma delícia. Pamonhas, pamonhas, pamonhas.

Agora ficou-se-me uma dúvida, Kê: e o que nós chamamos de canjica aqui, como se chama aí? Eu já sei que o que a gente chama de paçoca aqui não é doce de minduim moído aí…

Isso me lembra uma vez, quando ainda jogava no QuizNet, que uma das minhas sisters ficou brava comigo comigo porque eu disse pra ela parar de bufar. Mal sabia eu que, se bufar em SP significa expirar com força pelo nariz para exprimir raiva ou impaciência, no MA significa soltar o ar pelo outro lado, o de baixo.

LOL! Gafes regionais.

Crédito da imagem: Rainhas do Lar

11 Comentários

  1. Bruna disse,

    Quinta-feira, Maio 29, 2008 às 09:13

    eu não sou a Kenia, mas acho que posso responder a tua pergunta, já que eu tb chamo o teu curau de canjica. o que aqui em SP chamam de canjica eu chamo de munguzá (mingau de milho branco).

  2. Marco Y disse,

    Quinta-feira, Maio 29, 2008 às 10:50

    estou gargalhando com esta história de “bufar”…

    Este país, devido ao seu tamanho e as suas diferenças regionais, é uma fonte de eterno aprendizado.

  3. Quinta-feira, Maio 29, 2008 às 17:29

    Eu me perco aqui ainda mais quando estou meio adoentada. Postei sobre o filme Across the Universe.
    Vá lá:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
    não há ponto depois de www
    Um beijo,
    RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO

  4. rnt disse,

    Quinta-feira, Maio 29, 2008 às 20:39

    ajdhaj, e salsicha em curitiba chama vina. ^^

  5. Sweet disse,

    Quinta-feira, Maio 29, 2008 às 22:05

    É, tua canjica prá gente é munguzá. Delicioso.

    A paçoca daqui é uma farofa de carne bem moidinha e sequinha. Eu adoro. Mas tb tem se vende a paçoquinha, aquela de amendoim moído, industrializada.

  6. Kenia disse,

    Sexta-Feira, Maio 30, 2008 às 09:27

    Mulher, como estou chique encabeçando seu post. :)
    Olha, a sua canjica, como explicou Sweet, aqui é chamada de munguzá.
    Já a paçoca é um prato com carne, farinha de mandioca e temperos, mas isso é mais pra riba, tipo no RN e adjacências. Aqui nos Arrecifes, paçoca é também doce de amendoim.

    Beijos regionais, que são todos iguais (mas não muito porque paulistano da um beijinho só e nós, dois:))

  7. telinha disse,

    Sexta-Feira, Maio 30, 2008 às 15:24

    bão, batatinha, em recife é assim:

    canjica: creme firme de milho, servida fria, com canela
    mugunzá: mingauzão de milho, com os grãos e algum caldo, pode ser doce ou salgado
    pé de moleque, que não entrou na história: bolo com castanha de caju

  8. Sofia disse,

    Sábado, Maio 31, 2008 às 11:04

    Naomi, tô vendo que as meninas do Recife estão aqui – né? Eu sou carioca, vivendo em São Paulo 20 dias por mês e os outros 10 vou
    ao Rio e ao interior. Minha mãe é cearense, do interior de
    ascendência portuguesa; meu pai é cearense e filho de sírios.

    Ufa!

    Mamãe chama a canjica (vide foto) de munguzá; o curau de curau mesmo; a paçoca é aquela salgada e feita no pilão; o cuscuz é de milho e feito na cuscuzeira, meu pai come com leite quente. No Rio cuscuz é feito de farinha de tapioca (ou biju) com açucar e coco ralado.

  9. Mel disse,

    Domingo, Junho 1, 2008 às 09:52

    Olha, nãé por nada não, mas aqui no interior de SP as duas oisas são totalmente diferentes!
    Existe o purê de milho cozido com mais ingredientesque é o CURAU, e existe o milho para canjica branco cozido com ingredientes que é chamado simplesmente de…. CANJICA!

  10. naomi disse,

    Segunda-feira, Junho 2, 2008 às 10:27

    munguzá, mais uma que eu aprendo!

    tela, que vontade de comer esse pé de moleque aí, jizuisamado… chega babar!
    :)

  11. Elaine disse,

    Quinta-feira, Fevereiro 5, 2009 às 16:22

    Aprendendo mais um pouco.
    Mas, e a canjiquinha, tão comida aqui em Minas????

    Abraços.


Comente