Cookies de aveia e passas

Gil Grissom usou a Teoria das Cordas para explicar que tudo está interrelacionado no mundo e não existem coincidências, no episódio The theory of everything. Tou quase concordando com ele.

Na semana passada ganhei duas caixas de aveia flocos finos e uma de farelo de aveia; nesta semana descobri que o Marco do Diário da Maionese, quando criança, passou férias na casa em que morei no final da adolescência. A lembrança mais forte que tenho dessa casa é de passar as tardes assando bolo de chocolate e biscoito de aveia. A receita do bolo ainda devo ter em algum lugar, mas a de biscoito perdeu-se depois de mudar de casa outras duas vezes. Tinha recortado da caixa de aveia da Quaker e deixava presa na porta da geladeira.

Tola, achava que lembraria de cabeça de tanto fazer. Não, pequeno gafanhoto, mais vale um pouco de tinta e papel do que toda a boa memória do mundo.

Aí dona mãe pergunta o que fazer com a aveia. Eu não sou muito chegada a mingau, então lembrei daquele biscoito do finalzinho da década de 80 e saí à caça da receita na Internet. Logo no primeiro resultado para “biscoito aveia quaker” me aparece o Quiche de Macaxeira [nome do blog, não do prato!] com a receita da caixinha e vários comentários com a mesma história que eu [o sumiço do recorte, não a casa antiga!]

Já imprimi e colei no caderno de receitas e, como acredito que o que é bom tem que ser compartilhado, copio aqui também. Nunca testei com gotas de chocolate porque adoro passas; já fiz com nozes picadas e também ficou muitopom.

Cookie de aveia e passas

Ingredientes:
2 xícaras (194 g) de aveia em flocos finos*
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (100 g) de margarina sem sal (usei manteiga)
2 ovos
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 xícara (200 g) de passas (na receita original são gotas de chocolate)

Unte e enfarinhe duas assadeiras grandes. Pré-aqueça o forno em 180°. Numa tigela, junte a aveia, o açúcar, a farinha e o fermento. Acrescente a margarina e os ovos inteiros. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Junte a essência e as passas. Com o auxílio de uma colher de sopa, porcione a massa, formando bolinhas. Distribua as bolinhas nas assadeiras, deixando um espaço com cerca de 3 cm entre elas. Achate as bolinhas suavemente. Asse por cerca de 20 a 25 minutos, ou até os biscoitos começarem a dourar na superfície. Retire do forno e deixe esfriar. Minha massa rendeu 32 biscoitos.

* Ou uma de flocos finos mais outra de farelo.

6 comentários sobre “Cookies de aveia e passas

  1. Só para ter certeza… A parte que eu mais gostava de ficar, nesta casa, era uma espécie de quintal. Se eu não me engano, se olharmos este quintal (de costas para rua) vemos uma grande mangueira ao centro, a casa do lado direito e uma grande parede (com uma porta para fábrica) do lado esquerdo.

    Eu gastava um chinelo havaianas cada vez que passava as férias lá, usando de freio para o carrinho de rolimã.

    Fazem 30 anos que estive lá, mas a mangueira e o clima agradável das pessoas eu nunca esqueci…

    PS: temos que tomar cuidado com a palavra “grande” nas nossas memórias de criança. A referência de espaço muda com o crescimento do corpo…risos

  2. si, conte sim que daí eu experimento aqui. :lol:

    marco, quando mudamos para lá já tinham cimentado tudo, meu pai cobriu com terra o pátio pra plantar cebolinha e salsa e encheu o antigo aquário pra fazer o jardim. mas a casa *é* grande, são seis quartos!

    yone, pera um pouco… eu lembro de uma colher de chá, mas o problema é que não lembro se eu usava essa medida no cookie ou em receita de alguma outra coisa. argh! :(

  3. Pingback: Domingueiras « Batata Transgênica

Deixe um comentário

