Embaixadores da Boa Vontade

Estava a ler a notícia de que a ONU nomeou a atriz Charlize Theron Mensageira da Paz e bateu uma curiosidade, já que vira e mexe aparece um nome novo – embora com o título de Embaixador da Boa Vontade, mais freqüentemente.

Os mensageiros da paz são celebridades principalmente do cinema, da música, da literatura e do esporte que se encarregam de promover as atividades e ideais da ONU por meio de aparições públicas e contatos com a mídia. [Folha]

Paulo Coelho é o representante brasileiro na lista de atuais Mensageiros, junto com George Clooney, Michael Douglas, Yo-Yo Ma, Jane Goodall, Daniel Barenboim, Midori Goto, Elie Wiesel e a Princesa Haya, da Jordânia. A missão do escritor é promover o diálogo intercultural e o foco nas necessidades das crianças ao redor do mundo; a da Charlize é chamar a atenção para a violência doméstica [por causa da história da mãe, eu imagino...].

Já a lista de Embaixadores da Boa Vontade é enorme e dividida por temas; do Brasil constam Gilberto Gil pela FAO [Food and Agricultural Organization], Sebastião Salgado pela UNICEF [United Nations Children's Fund], Lily Marinho e Milú Villela pela UNESCO [UN Educational, Scientific and Cultural Organization], Ronaldo pela UNDP [UN Development Programme], Kaká e Ronaldinho pela WFP [Embaixadores Contra a Fome, World Food Programme].

Tá se perguntando “mas e o Didi, que é apresentado em todo Criança Esperança como embaixador da UNICEF?”. Eu me perguntei. Ele e a Mônica são embaixadores nacionais, não mundiais.

Segundo uma matéria velhinha da BBC, os Mensageiros e Embaixadores são escolhidos pelo Secretário-Geral em pessoa [na época da notícia era o Kofi Annan; Charlize e PC foram chamados por Ban-Kin Moon] e devem ter reputação sem manchas, interesse comprovado em questões humanitárias e fama em escala global.

Por causa do critério da reputação, Sarah Ferguson [Duquesa de York, ex-cunhada de Diana] teve retirado o convite para ser embaixadora pelos refugiados [o mesmo de Angelina Jolie].

On the whole, the UN says it is “very careful” to pick a celebrity with not only global fame, but longevity.
“We can’t just have someone who’s famous for five minutes,” says a spokeswoman.
Similarly, they must also want to do more than just appear caring in front of the cameras. [BBC]

Por este critério a ex-Spice Girl Geri Halliwell devia estar fora, mas vai entender…
E aí, tem algum nome na lista de Embaixadores que te surpreendeu?

About these ads

4 comentários sobre “Embaixadores da Boa Vontade

  1. A permanência do Ronaldo me surpreende. A ausência Jolie é uma injustiça, a mulher vira e mexe se envolve em causas humanitárias, com doações em dinheiro, inclusive.

    E eu que achava que o nome da princesa da Jordânia era Hanya?

  2. Pingback: Moça, moça! « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s