Propaganda

Melhor do que Deu a louca...

Melhor do que Deu a louca...

Estava a reparar que as melhores propagandas de TV que vi recentemente são quase todas institucionais. De cabeça lembro daquela da alfabetização de jovens e adultos:

Pra aprender a ler, pra isso não tem hora.
Pode ser de dia. Pode ser de noite.
Pode ser agora.
Pode ser jovem. Pode ser adulto ou aposentado.
Pra aprender a ler só não pode ficar parado

V. vídeo Fábrica no Youtube.

O cara que cantava isso era bem carismático, acho que o vi depois em algum canal educativo mas não lembro qual. Nessa época eu cantava esse jingle o dia inteiro.

Depois foi a vez do jingle da campanha pelo registro civil [da UNICEF]:

Eu tenho nome.
E quem não tem?
Sem documentos eu não sou ninguém.
Eu sou Maria – Eu sou João.
Com certidão de nascimentuuu sou cidadão.

V. vídeo no Youtube.

V. e eu passávamos o dia cantando isso, cada vez que um via o outro.

Agora tem essa série [sem jingle, os ouvidos dos outros agradecem] da campanha pela segurança das crianças no trânsito: personagens de contos de fadas se reúnem para discutir o tema e dão sugestões irrealizáveis, até que o Espelho Mágico intervém e diz o óbvio, o básico do senso comum mas que mesmo assim muita gente esquece.

V. filme 1 no Youtube.
Fiilme 2
Filme 3
Filme 4

IMHO, foi um uso de personagens bem melhor do que os três filmes “Deu a louca” feitos nos últimos dois anos [Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho, em Hollywood e na Cinderela], além do Shrek Terceiro; nenhum deles entrou na minha lista de Top Favoritos Foréva.