NORAD Tracks Santa e Papai Noel dos Correios

Quede Papai Noel?

Quede Papai Noel?

Dingôu béu, dingôu béu
Acabou o papel.
Não faz mal, não faz mal
Limpa com jornal.
O jornal tá caro
Tá caro pra chuchu.
Como é que eu vou fazer
Pra limpar o…?

Oh, olá! Titia Batata está impregnada do espírito natalino, como pode ver.

*Atchim!*

Mas não se preocupe, não é contagioso, eu acho.

Em todo caso, é época do post anual do NORAD, tradição desde 2002 [com uma ausência inexplicável em 2003 - o que será que eu estava fazendo?]. A história do NORAD Tracks Santa é muito bonitinha, então vou contar de novo.

Coronel Harry Shoup

Coronel Harry Shoup

Em 1955, a filial da Sears em Colorado Springs abriu uma linha telefônica especial para as crianças falarem com Papai Noel e fazer seus pedidos. Por um erro na impressão, os anúncios saíram com o número trocado e as ligações passaram a cair na mesa do então Comandante de Operações do CONAD [Continental Air Defense], o Coronel Harry Shoup. Quando ele descobriu o que aconteceu, disse para as crianças que era o ajudante do Papai Noel e daria uma espiada no cara, ver onde ele estava.  Assim, ordenou a seus comandados para que transmitissem a posição do Papai Noel para as crianças que ligassem pra eles.

Uma rede de notícias local interessou-se pelo caso e contou a história no ar. No ano seguinte, crianças de todo o país ligaram para o CONAD em busca de informações do Papai Noel.

Voluntários na Base Aérea de Peterson

Voluntários na Base Aérea de Peterson, 2007

Em 1958 o CONAD uniu-se à defesa canadense e formou o NORAD [North American Aerospace Defense Command], mas a tradição natalina continuou.  Hoje em dia muitos militares passam o Natal com suas famílias nas bases aéreas, de plantão em turnos de 2 horas, para atender às ligações das crianças. Em 2007 foram 1012 voluntários, entre funcionários e seus familiares [a partir de 14 anos].

O programa NORAD Tracks Santa foi para a web em 1997 graças à iniciativa do Major Jamie Robertson, do braço canadense do NORAD. O site é patrocinado pela iniciativa privada como o Google, AOL, Akamai, Qwest, Verizon, Microsoft, etc., de modo que os custos da operação não usam o dinheiro do imposto público.

Desde 2007 o Google expandiu sua participação no programa, usando o Google Earth, o Google Maps, o iGoogle e o Youtube para mostrar a localizaçâo de Papai Noel. Eu já instalei o gadget do NORAD na minha página do iGoogle. A neta do Coronel Shoup trabalha no Google.

Nariz útil

Nariz útil

Durante a Guerra Fria, o acompanhamento da viagem era contado no rádio como se fosse perseguição a uma aeronave invasora, com ameaças de atirar para derrubar. Aí o piloto norte-americano “reconhecia” quem estava a perseguir. Atualmente, Papai Noel é recebido por uma esquadra canadense [CF-18 Hornets] que lhe serve de guarda de honra e assegura que ele passará incólume pelas zonas de defesa aérea. Quando ele entra no espaço aéreo dos Estadozunidos passa a ser acompanhado por esquadras de F-15 e F-16.

Um dos equipamentos usados para o rastreamento do Papai Noel é um sistema de satélites com sensores infravermelho, capazes de detectar calor. O nariz vermelho de Rudolph emite calor equivalente a um míssil e é o que aponta o satélite para o trenó. É claro, com o seqüestro de Rudolph [noticiado pela Patrícia Daltro] esse sistema torna-se inútil, mas existem outros três rastreamentos [radares, as câmeras SantaCam posicionadas na órbita e os jatos da guarda de honra].

O Seqüestro de Rudolf – Patrícia Daltro
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte final

With so many years of experience, NORAD has become good at tracking aircraft entering North America, detecting worldwide missile launches and tracking the progress of Santa, thanks to Rudolph.

NORAD Tracks Santa www.noradsanta.org

Ah, e quanto ao template novo: é temporário, né? Vale até 6 de janeiro, dia de Reis.
;)

Leitura recomendada
A importância do Papai Noel para seus filhos

No Brasil a gente não tem isso [embora possa acessar o site e ver Papai Noel passar pelo Cristo Redentor, no Rio], mas em compensação tem o Papai Noel dos Correios que [segundo informações da minha fonte na agência de Pedra Lascada] neste ano aceitará adoção de cartas até o dia 17 de dezembro.

About these ads

6 comentários sobre “NORAD Tracks Santa e Papai Noel dos Correios

  1. Eu acompanho o percurso do Papai Noel há dois anos :o)
    Quanto à carta dos Correios… Bom, esse ano acho que as crianças de Santa Catarina terão um Natal não tão divertido, né? Estou procurando uma organização que pode estar recolhendo presentes para distribuir por lá. Já mandei algumas coisas, mas tem outras que podem ser belos presentes – sapatos das meninas que estão novos em folha, roupinhas que quase dá pra sentir o cheiro da etiqueta etc.
    Então, povo, quem souber, poste aqui, plizi.
    Bjs

  2. Pingback: Papai Noel dos Correios: a magia do Natal, desde 1997 « Somente Boas Notícias

  3. Pingback: Midiamorfose » Blog Archive » Aonde está Papai Noel? O NORAD te diz!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s