Troféu PdUBT Oscar 2009

Hugh Jackman, o anfitrião

Hugh Jackman, o anfitrião

Post concluído em 24/02/09 às 12h.

A cerimônia de premiação do Oscar de 2009 foi a mais legal que já assisti – ou que me lembro, pelo menos. Nem os números musicais me aborreceram! Pela primeira vez, aliás, eu gostei dos números musicais – desculpa, Peter Gabriel, mas seis minutos da sua canção seria um porre, por mais que eu seja sua fã. Por outro lado, eu poderia aproveitar esse tempo pra ir ao banheiro… As apresentações musicais do Hugh Jackman também foram tão cheias de energia que nem a Beyoncé me tirou do sério desta vez.

Sim, senhor, quem diria, foi muito legal. Gostei da mudança da platéia, que foi pra bem perto do palco com o fim do fosso da orquestra. Tive um professor no colegial que fazia isso com a classe, mandava-nos arrastar as carteiras bem juntinhas em volta da lousa porque gostava de sentir o cheiro do gado. Nem um pouco lisonjeiro, é. A gente obedecia, na época ainda se respeitava o professor. Tem alguém que fez o colegial no Objetivo quando ainda era na Nove de Julho, em Marília, que se lembra desse cara? Foi no último ano antes do colégio mudar pro campus da Unimar.

Voltando ao assunto, Oscar, né? Adorei a novidade no anúncio das categorias de atuação: em vez o vencedor da categoria do ano anterior apresentar um clipe de cada indicado, cinco antigos ganhadores apresentam um testemunhal para cada indicado. Tornou a coisa toda mais íntima, mais emocional. Era normal ver olhos mareados nessas ocasiões. Quem apresentou cada categoria:

Penélope Cruz, Melhor Atriz Coadjuvante, com Anjelica Houston, Tilda Swinton, Goldie Hawn, Whoopi Goldberg

Penélope Cruz, Melhor Atriz Coadjuvante, com Anjelica Houston, Tilda Swinton, Goldie Hawn, Eva Marie Saint e Whoopi Goldberg

Ator coadjuvante

Christopher Walken, Kevin Kline, Alan Arkin, Joel Gray e Cuba Gooding Jr.

Kate Winslet, Melhor Atriz, com

Kate Winslet, Melhor Atriz, com Nicole Kidman, Marion Cottilard, Shirley McLaine, Sophia Loren e Halle Berry

Sean Penn, Melhor Ator

Sean Penn, Melhor Ator, com Robert De Niro, Anthony Hopkins, Michael Douglas, Adrien Brody e Ben Kingsley

Também gostei muito dos clipes-resumo, que mostravam os principais filmes de 2008 em cada categoria [animação, romance, comédia, ação e mais algum que esqueci...]. Ainda é um evento de gala, esse tal de Oscar, mas ganhou dinâmica e emoção esse ano.

Em compensação, o tapete vermelho continua o mesmo. Disseram que as estrelas principais não passariam por ele móde obrigar a audiência a assistir a cerimônia mas, até onde vi, os indicados passaram todos. E nem deu pra sentir falta da transmissão do carnaval.

miley-cyrus-2009-oscars-02

Logo de cara já tivemos a ala das baianas na avenida passarela do samba no tapete vermelho! Rubens Ewald Filho disse que Miley Cyrus parecia um bolo de noiva, eu já achei uma mistura de Barbie fada das flores e Iemanjá.

“Quem você quer ver hoje aqui?” Miley Cyrus: “Angelina Jolie. Ela pode me adotar se quiser.”

penelope-cruz-2009-oscars-01

Penélope Cruz disse que o vestido dela era vintage de 60 anos. Esse, sim parecia um bolo de noiva com o drapeado da saia. Na verdade, só faltou o véu, o padre e o noivo.

jennifer-aniston-oscar-2009

Troféu Narcissa Malfoy
Jennifer Aniston – v. vídeo

sarah-jessica-parker-2009-oscars-03

Semanas atrás, correu um boato de que Sarah Jessica Parker teria botado Matthew Broderick pra correr. Bom, ambos apareceram casalzinho ontem mas nem é por isso que a foto deles tá aqui: é que os peitos dela mal estão confinados nos limites da decência do vestido ["barely mint", ela esganiçou para o Ryan Seacrest]. Aliás, que voz insuportável a de SJP, foi um dos poucos pontos baixos que ela tenha apresentado três categorias. Senquisgóde pela tradução simultânea que abafou tudo.

jennifer-grey-oscar-2009jennfiergrey-022209-a

Já que mencionei o Ferris Bueler, vamos falar da irmã dele: quase caí dura esturricada quando apareceu o CG da Jennifer Gray. Jizuismariajosé, nem de longe lembra a atriz de Dirty Dancing e Curtindo a Vida Adoidado! Ela foi ao evento no braço do pai Joel Gray, que apresentou a premiação de Melhor Ator.

beyonce-knowles-2009-oscars-01hugh-jackman-2009-oscars-22

Eu não sei apontar exatamente o que me incomoda na Beyoncé. Não sei se são as roupas sempre over agarradas, over decotadas, over douradas, ou se é é a aparição constante dela em todos os Troféus PdUBT Oscar. Ou se é simplesmente ela. Dois momentos: na chegada e no número musical com Hugh Jackman.

Nhé, preciso limpar a vista.

anne-hathaway-2009-oscars-04anne-hathaway-2009-oscars-05hugh-jackman-2009-oscars-28

Anne Hathaway, minha salvação! Ao contrário da Beyoncé, ela sempre me agrada aos olhos, mesmo num vestido de escamas. Também em dois momentos, no tapete vermelho e no número musical com o Hugh Jackman, ele de Frost e ela de Nixon.

90222a1_pitt_b_b-gr_01josh-brolin-diane-lane1-oscar-20091seal-heidi-klum1-oscar-2009

Casais favoritos: Brad Pitt e Angelina Jolie, Josh Brolin e Diane Lane, Seal e Heidi Klum. É até covardia, eu sei. Jolie com um decote Jessica Rabbitt pra mostrar que o SAG foi um equívoco e ela voltou com força total. Diane Lane é linda e elegante, adorei o detalhe do zíper aparente, quase uma jóia. O que eu gosto na Heidi Klum é que, quando ela sorri, sorri com o corpo inteiro. Mesmo com o cabelo e a cara lavada, né? Mas, também, com o Seal no braço a gente sorri até na unha do dedinho do pé.

Eu vim sentada sobre apenas uma nádega durante todo o trajeto até aqui, o que é difícil. As pessoas não têm idéia das coisas que acontecem.
Heidi Klum sobre alta costura.

mickey-rourke-2009-oscars-04Actor Philip Seymour Hoffman arrives at the 81st Annual Academy

Falar da roupa do Mickey Rourke é chutar cachorro morto, nem o Rubens Ewald Filho deu bola. Vamos falar então do gorro do Philip Seymour Hoffman: I love him, he couldn’t do nothing wrong in my book! OK, fim do momento Jay Manuel – que estava com um traje muito parecido com o que Tracy Morgan usou no Golden Globe, aliás. E o mesmo efeito urgh.

Eu disse a mim mesmo que preferia ter mais dois anos com a Loki do que um Oscar, mas ela aguentou o quanto pôde.
Mickey Rourke sobre sua recém-falecida chihuahua.

Singer Alicia Keys arrives at the 81st Annual Academy Awards helnatalie-portman-oscar-2009

Troféu Bubble Gum

Alicia Keys e Natalie Portman. Sobre Portman, Chris Nicklas comentou que não gosta de rosa. REF [Rubens Ewald Filho, pra economizar dedos] replicou que aquilo não era bem rosa, assim rooosa e, depois de argumentarem um pouco, decidiram que a ela era permitido usar rosa.

Actress Amanda Seyfried arrives at the 81st Annual Academy Award

REF estava tão generoso que, quando a Amanda Seyfried apareceu na tela, ele soltou “Talentosa, essa moça.” Eu já fiquei encafifada com outra coisa: prestenção no colar dela…

taraji-henson-2009-oscars-03

… e agora prestenção no colar da Taraji P. Henson. Se não são iguais são muito parecidos. Bafão. Sobre o vestido de Taraji, REF disse que ela parecia que estava enfaixada. Oh, bem, era de esperar demais que ele fosse generoso o tempo todo, né?

Pensei que fosse piada. Para começar, como poderia ser mãe dele? Eu sou negra. Ele é branco.
Taraji P. Henson sobre o convite para O Misterioso Caso de Benjamin Button.

16563343amy-adams-oscar-2009
REF achou o colar da Amy Adams “Muito”, mas xeu confessar que gostei. Parece a borda do quadro de lembrança das bodas de ouro dos meus avós, que uma tia encomendou lá em Goias, terra de gemas brasileiras. Só achei esquisito esse detalhe na frente do vestido que parece um babador, ou alguém que prende a toalha da mesa na hora de atacar a macarronada. E por falar nisso…

jessica-biel-oscar-2009
Você, dono de bufê, sentiu falta da sua toalha de cetim para vinte comensais? Pergunte pra Jessica Biel se ela viu. Ih, rimou.

marisa-tomei-2009-oscars-1
Com a Marisa Tomei geralmente é uma no cravo e duas na ferradura mas, desta vez, eu gostei do efeito geral do vestido de origami que ela usou. Traje certo na ocasião certa!

robin-swicord-oscar-2009
O que é muito mais do que se pode dizer de Robin Swicord.

Actress Evan Rachel Wood arrives at the 81st Annual Academy Awarevan-rachel-wood-oscar-2009
Evan Rachel Wood deve sentir muito calor nas costas, né? Sempre que vejo…

freida-pinto-dev-patel-2009-oscars-11
Olha só, Freida Pinto mostra que dá pra usar uma manga só sem parecer que acabou o pano ou que a costureira não conseguiu terminar o trabalho, Tilda Swinton!

Ela apenas disse: “Não deixe nada afetar você, aproveite. Este é o seu momento.”
Freida Pinto sobre o conselho que recebeu de Angelina Jolie.

16563563
Por falar em Tilda Swinton *desespero* esse é um dos visuais menos piores que a vi usar até agora, em eventos formais.

reese-witherspoon-oscar-2009nicole-kidman-angelina-jolie-2009-oscars-1
Aqui não é o caso de menos pior, e sim de “ma que cazzo?” Geralmente Reese Witherspoon e Nicole Kidman acertam em vestidos lindos, não em bizarrices.

16563288
Exceto pela ausência da alças e pelo tom mais claro, esse da Melissa George não parece o que a January Jones usou no Emmy do ano passado?

danny-glover-oscar-2009Actor Louis Gossett Jr. arrives at the 81st Annual Academy Awardkevin-kline-phoebe-cates-oscar-2009
Troféu Bamerindus
Danny Glover [Máquina Mortífera], Louis Gossett Jr. [Águia de Aço] e Phoebe Cates [Gremlins].

Director Judd Apatow and actress Leslie Mann arrive at the 81st
“Se acontecesse um terremoto no Kodak Theatre hoje, o que você faria?” Jude Apatow: “Eu salvaria minha esposa [Leslie Mann]. O vestido dela é feito de material indestrutível.”

robert-pattinson-2009-oscars-02robert-pattinson-2009-oscars-04robert-pattinson-2009-oscars
Chegou a hora de limpar a vista de novo. Robert Pattinson clareia as coisas?

Eu ensaiei uma vez e estraguei tudo. Provavelmente serei o fiasco da noite inteira.
Robert Pattinson sobre sua apresentação. V. vídeo.

Troféu Melhor Encerramento de Discurso
Kunio Kato, Curta de Animação: “Domo arigato, Mr. Roboto.”

oscar16_gallery__328x400
A melhor entrevista do tapete vermelho tanto pela E! quanto pela ABC: as crianças de Slumdog Millionaire. REF mencionou que a presença delas no Oscar foi uma tática de Danny Boyle para desmentir notícias que surgiram nas últimas semanas de que as crianças teriam sido mal-pagas ou destratadas. REF disse que isso teria sido plantado pelos Weinstein como parte da campanha para diminuir as chances de Slumdog e aumentar as de O Leitor. Disse também que a Academia tem tradição de premiar trabalhos sobre o Holocausto, quando saiu o ganhador da categoria de Curta.

Momentos Rubens Ewald Filho
Sobre Vanessa Hudgens:
“Moça bonitinha.”
Sobre HellBoy 2: “É um filme que não fez muito sucesso mas é interessante.”
Sobre a vitória de Departures: “Olha que fiquei até entusiasmado.”

Eu te disse que ele tava generoso ontem!

melissaleo-oscar-2009hotslutdaysophialoren1
Sabe aquele cabelão da Drew Barrymore no Golden Globe? Tendência. Veja Melissa Leo e Sophia Loren. Por falar em La Loren, a floricultura nonde tenho conta faz cachepots de papel para presente igual esse vestido dela. Da mesma cor, inclusive.

goldie-hawn-oscar-2009
Isso não é um vestido, Goldie Hawn, é um aparelho de mamografia! Deixe um pouco de espaço para os chichis!

halle-berry-2009-oscars-05kate-winslet-2009-oscars-02marion-cotillard-brad-pitt-2009-oscars-1Actress Meryl Streep arrives at the 81st Annual Academy Awards h
Halle Berry, Kate Winslet, Marion Cotillard e Meryl Streep têm muito em comum: talento, um Oscar e não podem se vestir bem nem para salvar suas prórpias vidas.

mary-hart-oscar-2009
Mary Hart, quer que eu lhe empreste o SteamFast? Ou um simples ferro de passar?

adrien-brody
Troféu Severus Snape
Adrien Brody

Actor Seth Rogen (R) and guest arrive at the 81st Annual Academy
Seth Rogen cleaned up nicely [sorry, too much fanfics]. Mas o vestido da companhia é que me intrigou: aquilo lá é para aparar migalhas?

zac-efron-vanessa-hudgens-2009-oscars-35
Vanessa Hudgens disse que originalmente era um vestido curto que Marchesa alongou a pedido. Deu pra perceber. E Zac Efron fez duas aparições no palco, naquela tentativa lá de angariar audiência adolescente – e parece que funcionou, 6% a mais do que no ano passado.

tina-fey-seve-martin-oscar-2009
Tina Fey pode ser um gênio criativo quando o assunto é roteiro, mas é insípida quando se trata de roupas. Desta vez ela só trocou o preto pelo prata, mas continuou apagada.

It was the great writer, Charlotte Brontë who said: “The writer who possesses the creative gift owns something of which he is not always master”. [Charlotte Brontë, citada por Tina Fey antes do anúncio do prêmio por Roteiro Adaptado]

Ufa. Agora só no próximo ano.

Pra quem não viu, tem recap no Blog do Vinícius e no da Ana Maria Bahiana.

Fontes das fotos
DListed
I’m Not Obsessed
Just Jared
The Age
TV Guide

Faixa bônus
Videoclipe da música Tick Tick Boom, da banda The Hives, que rolou durante o clipe-resumo de filmes de ação.

Link http://www.youtube.com/watch?v=TqkJ30Kh7ZM

About these ads

32 comentários sobre “Troféu PdUBT Oscar 2009

  1. Ah, com certeza foi a melhor edição do Oscar que já vi! Os números musicais foram lindos, e realmente, concordo com você em relação aos antigos ganhadores apresentando os indicados. É a tal da “humanização”, que todos estão tentando fazer! ;)

  2. Também gostei bastante da cerimônia, das novidades de cinco ex-ganhadores apresentando os indicados e do Hugh Jackman apresentando (ele canta! ele dança!).

    O difícil foi aguentar o REF e sua “tradução simultânea”; a companheira de cabine fez um trabalho muito melhor, e o camarada só repetia “congratulações”. Poupe-me!

    Achei o máximo o número musical “econômico” da abertura, com caixas de papelão, Oscars de pano e a musiquinha do Leitor (“eu não assisti O Leitor, tinha uma fila enorme.. ” ou algo assim). Anne Hathaway também canta muito bem, já sabemos disso desde Uma Garota Encantada.

    Beijão!

  3. ok..devo confessar q não assisti…só assisti a hora do Rob pq minha amiga me mandou mensagem praticamente MANDANDO eu colocar na TNT….
    E OMFG!!! Como ele é lindo!!!! mas eu ainda prefiro totalmente sem barba…

    MAS, e vc sabe que fã eu sou do Sr. R Pattz… o Hugh é o Hugh….o homem de verdade!!!!! Ele tem cara de homem, corpo de homem…TUDO de homem!!!!!! O Rob parece até um colegial perto dele.
    Como ele é lindo!!! não sabia q ele ia apresentar….se eu soubesse teria assistido…eu nao tenho mta paciencia pra premiações…eu só gosto de assistir o fashion police do E! depois…
    hauahahuauh

    ADOROOOO Comentarios maldosos!!

    Anyway….. coisas que dão medo, SEMPRE, mas vestidos bonitos…se bem q nao teve nenhum q eu olhasse e falasse “NOSSA!!! Quero um desses pra mim!!!!!!!!!!”

    E outra, DA ONDE A SJP TIROU ESSES PEITOS?!?!?!?!?!?!?!??!?!?!?!? Ela é uma tábua e de repente surge assim…. OMFG!!! to perplexa!
    bjs

  4. jahskjahkjsajka… eu queria saber o que acontece com Tilda Swinton. Ela parece nem ser desse planeta. Mulher estranha.

    Amanda Seyfried ficou mais parecendo um pacote de presente mal feito com esse vestido.
    E a Beyoncé? O rabinho de cavalo a la Dita em dia de faxina foi o pEor.

  5. Fofura, acompanhei no MSN, no site da globo, e na tevê, e, claro, aqui!

    Existem comentários que só aqui, minha linda!

    Na hora que vi a Jessica pensei no filme e nas grifes que lutam por ela!
    Lembrei também da estilista que queria fazer um vestido para mim, nesse estilo fashion que apeeeeeeeeeeerta tudo.
    Fui madrinha de casamento!
    Agradeci. Escolhi minha estilista amiga e preferida.
    Fizemos sucesso.
    E, minha linda Robertinha – madrinha também – que fez com a estilosa fashionista teve que comprar urgente outro vestido.
    A fashionista errou e apeeeeeeeeertou demais.
    Errou mesmo!
    No mínimo, a Sara Jessica teve esse problema e investiu assim mesmo.
    Nem quero saber qual foi a grife que garfou essa framboesa. :lol:

  6. Pingback: Ainda o Oscar 2008/2009 « Cinema é Magia

  7. Oi, Naomi;

    Eu vi primeiro no E! e depois pulei pra TNT. Quase caí pra trás com os cílios da Chris Nicklas. Gente, puseram um tonel industrial de hímel nela. Tava tão… esquisito. Eu tiro o som da dublagem do REF. Não dá. Aquele pancake, aquela tradução mal feita e atrasada, aquelas frases que começam e não acabam… Não dá.

    No tapete vermelho, fiquei com vergonhinha alheia pela Taraji P. Henson. O Ryan Seacrest perguntou alguma coisa pra ela e ela levantou o vestido pra mostrar alguma coisa, mas levantou demais e… tava lá a calçola modeladora. Ela mostrou a calçola modeladora pra os milhões de espectadores verem no E! Ai, vergonha,

    Gente, e a Sophia Loren que finalmente envelheceu? Ficou tão esquisita, tão… Tonia Carrero.

    Jessica Biel sem comentários. O escarpin dela era preto. Além daquela toalha pendurada, o sapato era preto. Agora um vestido que eu achei leeendo foi da ganhadora do Oscar de melhor curta (“Smile Pinki”), Megan Mylan. Maquiagem quase inexistente, cabelo idem, mas o vestido era muito, mas muuuito bonito!

    Hugh Jackman bastava só respirar, mas o homem canta e dança, meu povo. Mas o Oscar desse ano pode ser resumido num ponto só:

    Robert Downey Jr.

    Morri.

    • su, tb fiz assim! a primeira hora o tapete vermelho no e! e segunda na tnt – e perdii essa do spanx da taraji, doga!

      cara, na mosca a comparação com a tonia carrero, é isso mesmo…

      ontem, antes de acabar a energia no bairro e eu perder o fashion police [aaargh!] o jay manuel disse isso da biel qdo os outros reclamaram do vestido [??] “vai ver que o sapato dela estava errado”, hahahaha! logo depois, puf.

      boa lembrança, o vestido da megan mylan. lembro que pensei que ficaria um arraso se fosse bem ajustado, pareceu que ela pegou emprestado de alguém com mais corpo, né?

      downey jr cleaned up nicely! fez até a barba! :lol:

      e o momento lord of dance com mamma mia? a-dorei.

  8. Pois o resultado do Fashion Police foi:

    Homem mais mal vestido: Philip Seymour Hoffman (foi, aliás, o único candidato :p)
    Homem mais bem vestido: Robert Downey Jr.
    Mulher mais mais vestida: Jessica Biel
    Mulher mais bem vestida: Natalie Portman.

    Adoro os comentários do Christian Siriano. A-do-ro. Parece que o único que entende de moda é ele: “O corpete dela não está legal, deveria ter sido ajustado por dentro – eu mesmo já fiz isso várias vezes, em minutos antes do desfile. Mas a cauda do vestido assim e assado, e o caimento frito e cozido.” Não é aquela coisa vazia de “Ouh, I LOVE it!”.

  9. Pingback: Trofeu PdUBT Oscar 2010 « Batata Transgênica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s