[Livro] A Vida Secreta das Abelhas

Capa nº 1

Capa nº 1

A primeira vez que ouvi falar de A Vida Secreta das Abelhas foi numa notícia a respeito do filme independente indicado a premiações deste ano como o People’s e o Critic’s Choice. Ou um pouco antes, talvez, porque tento acompanhar a carreira da Dakota Fanning e da Queen Latifah, as duas atrizes principais, mas nem sabia que se tratava da adaptação de um livro.

A inguinorânça que astravanca os pogresso!

Há pouco tempo vi o livro num saldão e o comprei sem muita expectativa – OK, para ser bem honesta, foi para completar o valor mínimo e conseguir o frete grátis mesmo, heh – e no fim foi o que gostei mais do pacote.

A autora Sue Monk Kidd disse que a história de Lily Owens é autobiográfica em parte. A história se passa no início dos anos 60, numa região dos EUA afetada pelo racismo e pela intolerância de raça, de classe e de religião. Lily é uma menina branca de 14 anos, órfã de mãe e maltratada pelo pai, que foge de casa para salvar Rosaleen, a mulher negra que toma conta dela desde que a mãe de Lily morreu num acidente com um revólver. As duas acabam se refugiando na propriedade de três irmãs negras que vivem da apicultura.

August estava sentada no balanço preso por duas correntes no teto. Balançava-se para a frente e para trás, tomando uma laranjada e lendo seu novo livro comprado na livraria ambulante. Virei a cabeça para ler o título. Jane Eyre.
[...]
- O que você está lendo? – perguntei, sabendo que ia só bater um papo inconsequente, mas como eu estava errada.
- É um livro sobre uma menina que perdeu a mãe quando era criança – disse, olhando para mim de uma forma que me deu voltas no estômago, a mesma coisa que eu tinha sentido quando ela contou a história de Beatriz.
- O que acontece com a menina? – perguntei, tentando manter a voz tranquila.
- Eu comecei o livro agora. Mas nesse momento ela está se sentindo perdida e sozinha. [pág. 134]

Outra capa

Outra capa

Vida Secreta… entrou na minha lista de Top Favoritos Foréva por várias razões, a começar pela citação do livro de Charlotte Brontë; pelo fundo político e histórico que a autora incluiu para situar a trama, o que é muito importante neste caso; pelas irmãs Boatwright August, May e June [a mãe delas gostava da primavera e do verão]; e pela jornada de redenção e autoconhecimento de Lily, principalmente.

O elenco é predominatemente feminino e chega a ir pelo caminho do romance, em um momento, mas este não é um livro de mulherzinha e nem de autoajuda: é uma história que não se prende a uma categoria, mas que faz rir, chorar, rever conceitos, torcer por uma personagem, detestar outra, reavaliar esses sentimentos e terminar a leitura determinada a se tornar uma pessoa mehor.

Bom, pelo menos foi assim que funcionou pra mim.

Por coincidência, no dia que comecei a ler A Vida Secreta das Abelhas, li também um post no blog Te Dou Um Dado? – que não tem nada a ver com este livro – em que os autores lá comentam o significado de alguns nomes hebraicos. Confirmei depois em outros sites que Deborah significa “abelha’ ou “uma espécie de abelha”.

“Ora,” direis, “o que tem a ver?”

Deborah é o nome da mãe da Lily Owens.

Parece bobeira, mas um detalhe tão simples deu outro sentido pra história, que já escancarava a parábola da história de Lily com a sociedade abelhífera nas citações de início de capítulo.

A Vida Secreta das Abelhas – à venda no Submarino
Título original: The Secret Life of Bees [EUA/2002]
Autor: Sue Monk Kidd
Editora: Ediouro
Tradução: Maria Ignez Duque Estrada
ISBN: 8500015780
Ano: 2004
Edição: 1
Número de páginas: 304

O filme, com produção de Will Smith e Jada Pinkett-Smith,  estreia no Brasil em 29 de maio.

Oh, a tag 90210? É que neste filme a Dakota Fanning protagoniza seu primeiro beijo cenográfico, e seu parceiro é o ator que interpreta o Dixon na série. :)

P.S.: Não sei pra quê a segunda versão da capa…

About these ads

10 comentários sobre “[Livro] A Vida Secreta das Abelhas

  1. Pingback: Top5 livros lidos em 2009 [e o Bottom3 também] « Batata Transgênica

  2. Pingback: The Secret Life of Bees / A Vida Secreta das Abelhas « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s