Refrigerante regional

Framboesa Funada

Framboesa Funada

Neste fim de semana fui apresentada à tubaína de framboesa Funada e adorei. Para começar, é bem ardida [=tem bastante gás, mesmo na garrafa pet de dois litros] e eu não gosto de refri que já parece choco logo que abre a garrafa. O sabor e o perfume são de framboesa mesmo, mas o principal é a cor: um rosa bem forte beirando o fúcsia. Pena que não achei imagem dele, nem no site da Funada. A cor lembra um pouco da finada Fanta Morango, de triste memória.

Não sei se tem em todo lugar caus que é fabricada em Presidente Prudente/SP, é uma marca regional que não foi engolida pelas grandes.  Mesmo aqui em Pedra Lascada só tem num mercado lá nos cafundós do Judas, caus que consideram  esses refrigerantes regionais como sendo de segunda linha. Como eu sou da geração tubaína e de segunda linha também, tá limpo. :lol:

Quando morava em Olímpia, minha favorita era a Maçã Serrano. Segundo o Wikipedia, a fórmula dessa tubaína foi comprada pela Coca-Cola para fazer o Kuat, mas não sei se essa informação procede. Quando passava as férias em Pedra Lascada, odichan sempre tinha caixas de Cristalina no depósito.

Tubaína – termo brasileiro que designa refrigerantes comercializados por pequenas empresas, de circulação restrita a uma região e/ou de custo barato. Principalmente por este último fator, muitas destas bebidas têm apelo popular sem que as empresas fabricantes tenham, para isso, lançado mão de táticas de marketing e publicidade para ganhar novos consumidores. [Wikipedia]

Artigo O doce sabor da tubaína, revista IstoÉ
Artigo Tubaínas unidas, revista IstoÉ Dinheiro
Artigo tubaínas, de Nicole Cabral, para o site burburinho

Atualização
O pessoal do Marketing da Funada enviou a imagem e autorizou a publicação aqui no blog. Brigada, pessoal!

39 comentários sobre “Refrigerante regional

    • 1. giovanni, fúcsia é uma flor cor de rosa forte. a atribuição do nome fúcsia a essa cor que hoje emdia se chama magenta vem dos anos 70… de onde nunca saí :lol:

      2. baré cola? eu já tomei baré cola, será que é a mesma? uma com sabor de remédio pra caspa?

  1. Obrigado de coração. Eu juro que achava que não chegaria vivo ao século 22 sem saber o que realmente significava tubaína… que eu sempre tomei e agora entendi que tomava ! :)

  2. Eu vi o Guaraná Jesus com os meus próprios olhos, mas não tive o privilégio de tomar. A cor é linda! Parece com a cor rosa de canetinha nova, sabe? Bem rosinha mesmo.
    O Baré Cola que eu tomava tinha gosto de remédio pra caspa, mas não sei se usamos o mesmo remédio, então não tenho como garantir… Um tio ( que agora mora no céu dos tios que faziam as nossas vontades) tinha um bar e nos abastecia com Baré Cola e Bará Tutti Frutti.
    Falando em Maçã, lembra da Fanta Maçã? Uma mistura de sal de fruta com guaraná Taí? Troço horrível. A Fanta Morango me dava naúseas, tomei 1 vez só e nunca mais.
    No Espírito Santo tem Guaraná Iate; todos gostamos porque é beeeem doce. O Iate Cola é ruim, mas o Laranja é ótimo também.
    Ótimo post “revival 70/80″. Gostinho de infância. :D

  3. Uaaauu, a gente precisa dar uma força pra esses produtores “indies” e regionais e abrir alas para a tubaína! É um patrimônimo cultural da infância de muitos(eu inclusa), que hoje estão grisalhinhos ou são mães de família!

    Ah, tubaína pra mim está associada a mil lembranças. Ao sanduíche de mortadela, à série “Perdidos no Espaço”, ao bibelô, à novela “O Bem-Amado” e tbém de “Vila Sésamo”. (Qdo não tinha tubaína, eu me consolava com a groselha vitaminada Milani :) )

    Fico felicíssima que ainda estão circulando o Crush e o Grapette também. Torço para que resitam!

    • luma, num desses cursos de gerenciamento que fiz, o instrutor e eu éramos os únicos que sabiam o que era crush, e ele disse que voltaram a fabricar esse refri porque ele deu um curso pro pessoal da fábrica lá.

      nó, era muito bom, mas ainda não vi por aqui…

  4. Adorei a carinha nova batatal! :)

    A Coroa, com sua linha de guaranás e correlatos que deram certo, virou exportadora.
    A tubaína dela, nem me lembro o nome, ficou no passado.
    Era algo assim como tuti-frutti, em goles. ;)

    Crush e Grapette? Onde Luma? :?

  5. Aqui nos interiô de Minas Geraus tem “Mate Couro” é parecido com guaraná, é muito doce e eu não suporto!

    Agora… essa desencavada do “Fanta Morango” me doeu o palato mole! Eitcha cruz credo com coisa ruim!

    Retribuindo a visita, eu e Andreia tamos tão atolados nas tarefas de trabalho e crianças que não tá dando prá postar nada! Eu ainda resisto heroicamente mais para não perder o costume, mas tenho postado muito pouco mesmo!

    Bjos

  6. Oi Naomi!

    Também sou da geração tubaína, gini, grapette e vila sésamo, e adoro groselha vitaminada Milani até hoje (iarrrú!)

    Eta post com gostinho de infância… mas juro que nunca tomei remédio pra caspa (rsrs).. aliás, nem o Guaraná Jesus, será que um dia ele chega a Sumpaulo?

    Beijos!!

  7. Uia, dois que a-do-ro beber, alias estou totalmente viciada em, é Grapete e Mineirinho!!! Nem sei se encaixam na categoria Tubaína, mas não lembro de vê-los em outro estado.
    Já tive o prazer de ver Jesus! kkkkkkkk Mas, não de bebê-lo, não tive coragem para tanto!

  8. Olá Batata
    Fiquei feliz e saber que a Framboesa passou pelo seu crivo…rsss…este é um produto novo faz um ano que lançamos e visando o publico jovem.
    Sobre a Tubaina Funada é mesma desde 1947… é já está velhinha…rsss… hoje ela já está chegando no Japão……Sobre o Guaraná Jesus é bom mesmo….e continui avante no seu blog.

  9. Vou te confessar uma coisa. Acho que eu tenho um espírito bem de pobre mesmo porque eu me divirto muito mais degustando os vários tipos de tubaína do que vinhos finos… hahaha

    Acho que isto vai virar post no meu blog. hahaha

  10. Olá, adorei isso aqui…tava lendo esses comentarios a respeito das tubainas..muito legal, lembrei dos velhos tempos do guarana amazonas (tubaina) bom…eu tava procurando alguma informacao referente ao pé de gurana, é que encontrei um arbusto com uns frutos igualzinho ao guraná, queria ver se o tal mesmo…
    Ah…tambem tou doido para tomar esse tal de refrigerante JESUS dizem que é uma delicia….!!!!

    Abraço para todos……………….

  11. Gostaria muito se o refriegerante tubaína funada,chegasse até os mercados do Estado do Rio de Janeiro.
    Desde o dia 05/03 /10 estou passando as férias na casa de amigos em Presidente Prudente SP;e adorei o sabor desse precioso refrigerante!

    Espero que o mesmo venha ser comercializado pelo mercado fluminense!

    Parabéns aos fabricantes desse produto apreciável!

  12. Adoro comidas e bebidas diferentes e achei o máximo a Funada e outros tantos citados nos posts anteriores! Para quem também curte refrigerantes “alternativos”, vale a ida ao Mercado Central de Belo Horizonte, na loja Sabores & Ideias. A dica para um lanche inusitado é: Guaraná Jesus (o mais procurado) e sanduíche de carne louca. Vale lembrar que o estabelecimento é um dos poucos fora do Maranhão que vende Jesus (e nas opções normal e zero!)

Deixe um comentário

