Chá de gengibre, canela e erva-doce

smarTea

smarTea

Vi num Histórias com Sabor, semanas atrás, uma pessoa da [se não me engano] República Dominicana contar que a avó tomava um chá feito com erva doce, gengibre e canela todas as noites “para tirar as dores”, ela dizia. Não deu a receita, só disse que quem quisesse podia adoçar com mel.

Testei no mesmo dia: mais ou menos uma colher de sopa [rasa] de semente de erva doce, um pau de canela e mais ou menos 2,5cm de gengibre em rodela para um litro de água. Descobri que nem precisa de receita porque o sabor muda de acordo com o tempo de infusão: a erva doce é predominante no começo, o gengibre um pouco mais tarde e, se deixar mais de 4 ou 5 minutos, a canela se sobressai.

Depois li em um site que esse é um chá digestivo. Isso explica muuuita coisa, dentre as quais eu passar tanto tempo no banheiro no dia seguinte que até minha consciência ficou mais leve. :lol:

Mas foi só dessa vez, já bebi várias vezes de novo e não deu nada. Quero dizer, exceto pelo bem-estar que realmente proporciona.

No entanto, para que minha consciência continue leve, vai um aviso: mulher sequissualmente ativa e que não faz uso de contraceptivos ou que esteja grávida sabe os cuidados que tem que tomar com chá de canela, né?

Imagem: smarTea à venda na UnicaHome por módicos 150 dollas. Magina se tenho um. Tenho mais é que me contentar com aquele de plástico que vende no catálogo da Avon!

About these ads

15 comentários sobre “Chá de gengibre, canela e erva-doce

  1. Eu não sabia que grávidas não podiam tomar chá de canela. Eu não estou, mas este é um assunto em discussão para médio prazo, então essa é mais uma das informações para o meu caderno. Brigadê!

  2. Pediatras (sim, alopatas) costumam receitar chá de erva doce com pó de funxicória (ou funchicória ?) para bebês com problemas de cólica. Funciona, mas deve ser feito com orientação. O pó é vendido em farmácias comuns.

    Quando ao chá de canela, nunca ouvi falar sobre a história das grávidas. Sério ?

    E ainda sobre chás, até hoje a semente de mostarda anda em falta no Rio por conta da reportagem do Globo Reporter, meses atrás, sobre chás (http://bit.ly/tIcsb).

  3. Esse chá parece delicioso… vou experimentar (anote aí: gengibre na lista do supermercado)

    Ainda bem que não estou grávida, pois adoro qualquer chá que tenha canela (maçã com canela, doce manhã, laranja, cravo e canela…) aliás, adoro chás em geral, e com um friozinho cai tão bem…

    Beijocas!

  4. Aqui em casa se usa mto gengibre pra chá, mas é um chá um pouco diferente e serve de antigripal: folhas de guaco fervidas com cravo e uns pedaços de gengibre. Depois de adoçado, fica mto bom.
    Eu já ouvi falar que grávidas devem evitar o chá da canela. Mas, pras não-grávidas, o chá da canela ajuda a curar enjoos.
    PS: minha família é toda metida a curandeira com ervas. Foi impossível não herdar as receitas.

    • Vilma vou passar um dos melhores antigripal
      oleo de oregano selvagem que vem das regiões turcas é um antibiotico natural. que quando vc se sente com inicio de gripe ou garganta não esta boa use oleo de oregano disolvido com oleo de coco ou oleo de oliva.
      Pore muito cuidado pois puro ele queima mais que agua vervendo.
      pode se lavar os pes com ele e o chulé se vai no mesmo dia.

      Ney

  5. Oi!
    Boas dicas, guaco+gengibre, gengibre+canela….
    Bem uso frequentemente gengibre, cravo, canela, erva doce, camomila, alecrim….
    Sou leigo e curioso….Então, descobri que apesar das delicias dos chas, há que se tomar alguns cuidados…
    Canela aumenta a pressão arterial, é anticoagulante (talvez por isso promove menstruação…);
    Cravo baixa a pressão arterial;
    Gengibre é anticoagulente;
    Alecrim é diuretico….
    Enfim isto é o pouco que sei….
    Portanto, minha dica é uso com moderação. Alias, equilibrio é tudo!!!
    Tudo de bom ,
    Sérgio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s