Blog Action Day 2009 | Mudança Climática

Eu sou péssima, péssima, com algumas coisas – uma delas sendo a tal da blogagem coletiva. Sempre acho o que os outros envolvidos escrevem tão legal que isso meio que me abala e me dá um bloqueio enorme.

Todo ano me inscrevo no Blog Action Day e acabo não postando nada. Neste ano o tema do BAD é Climate Change, mudanças climáticas, que envolve vários subtemas que eu gosto e poderia escrever a respeito… se não tivesse um bloqueio mesmo assim.

Blog Action Day é um evento anual que une blogueiros de todo o mundo postando mensagens sobre o mesmo assunto num mesmo dia nos seus próprios blogs, com o objetivo de provocar uma discussão em torno de uma questão de importância global. O Blog Action Day 2009 será o maior evento da história de mudanças sociais na web. Um dia. Uma causa. Milhares de vozes. [Site oficial em português brasileiro]

Até a Revista FAPESP do mês traz o tema na matéria de capa, cheia de informações sobre o panorama futuro da natureza e da agricultura no Brasil daqui a 100 anos, se as alterações climáticas seguirem nesse ritmo.

A BandNews fez reportagem sobre as tentativas de eleger o presidente da Comissão que vai elaborar o novo Código Ambiental Brasileiro. O twitter @bussolaescolar indicou o post 10 coisas que você pode fazer pra reduzir o aquecimento global.

Oras, mesmo a optativa de Serviço Social do semestre é sobre meio-ambiente. Um dos textos estudados foi um artigo publicado na revista Época em fevereiro de 2007 intitulado O que fazer com o lixo?, da Fernanda Colavitti. Marília/SP e Olímpia/SP enfrentam problemas com os lixões atuais; Marília tem um projeto para construção de usina de reiclagem enquanto Olímpia tá num impasse bonito.

O grupo de discussão sobre literatura niqui faço parte indicou um projeto paulistano chamado Dulcinéia Catadora. Nesse projeto de resgate da cidadania os catadores de lixo reciclável e seus filhos editam livros com capa de papelão. Um grupo de blogueiros está a mobilizar o #diasemsacolinha, que é uma causa que eu defendo já há alguns anos no velho e no novo PdUBT.

E, é claro, sempre tem aqueles que replicam que “os maiores poluidores não estão nem aí pra isso, se eles não mudarem seu modo de produção não é a minha sacolinha que vou deixar de usar que vai fazer diferença” e similares.

Tudo isso e eu não consigo pensar num post legal pra escrever, outra vez.

Desculpaê qualquer coisa.

Filme Casa Ecologica da Volkswagen – Parece pouco, mas faz muita diferença

Link http://www.youtube.com/watch?v=Pc4OGCnP5zE

Posts legais
Mudanças Climáticas e O Dia Depois de Amanhã no blog Rato de Biblioteca
Blog Action Day ’09 – O que fazer com nosso lixo? no blog Midiamorfose
Lixo eletrônico: porque a reciclagem vai além do papel no blog post #fail
Você sabe o que é a COP-15? no blog Planeta Sustentável
Blog Action Day (2) – O desmancha prazeres no blog Charquinho
Mudanças Climáticas – Blog Action Day no blog Eco Desenvolvimento

About these ads

8 comentários sobre “Blog Action Day 2009 | Mudança Climática

  1. Bá, suas domingueiras já são um Action Day perene, e dura todo o ano, o que mais queremos? Se vc é ‘péssima’, então vou reiniciar com o Caminho Suave. Sim, gostaria que continuasse com sua leveza e simpatia de sempre, pra abordar um tema gritante como este ;)

    Ah, essa da sacolinha, já subí para o segundo nível. Antes eu levava a própria sacolinha para as compras. Agora, vou com carrinho de feira mesmo. Sabe, aquelas dorzinhas de coluna que o peso dos anos faz sentir? Além de prático, ainda posso dizer por aí que sou ecológica:) Beijinhos, e viva os 365 dias de consciência!

  2. Pingback: Twitter Trackbacks for Blog Action Day 2009 | Mudança Climática « Batata Transgênica [batatatransgenica.wordpress.com] on Topsy.com

  3. Pingback: Blog Action Day | E o que eu faço com meu lixo? | Mudanças Climáticas e a Economia

  4. Pingback: Midiamorfose » Blog Archive » Blog Action Day ‘09 – O que fazer com nosso lixo?

  5. Pingback: Rato de Biblioteca » Blog Archive » Mudanças Climáticas e O Dia Depois de Amanhã

  6. Pingback: Anônimo

  7. É só juntar os posts onde você fala sobre sustentabilidade.
    Lembra da composteira? Com direito a vídeo?
    E o das sacolinhas?
    Sem falar no destaque de hoje, já mencionado por você, da casa ecológica.
    A gente faz e nem percebe…
    Eu uso as sacolinhas como saco de lixo, porque aqui temos usinas de reciclagem de lixo.

    E o piso ecológico feito de garrafas pet, já viu?
    Tem de varios formatos e cores, e aguenta até carro passando por cima.

    Mudança climática e ciência…
    Ainda nesta semana, um amigo nos lembrou do que estudavamos na universidade sobre o eixo da terra e sua verticalização, e mudanças climáticas com ela advindas.
    Isso sem contar que há estudos sobre a vida do próprio planeta, como por exemplo a perenidade dos rios, que tem um tempo próprio de existência e morrrem por si mesmos.
    Deixamos de olhar para nossos umbigos e estamos fascinados com o cordão umbelical que nos liga ao planeta. :lol:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s