Charuto de repolho

Victoria começou por beber um grande copo d’água e, em seguida, atacou o arroz, o pão e o repolho, cujas folhas estavam cheias de carne picadinha de gosto bastante peculiar. (Agatha Christie, Aventura em Bagdá, Ed. Nova Fronteira/2005, pág. 184)

Charutos de repolhoQuando Agatha Christie publicou Aventura em Bagdá, em 1951, ela já era casada há mais de 20 anos com o arqueólogo Max Mallowan e o acompanhava em suas expedições pelo Oriente Médio. Esta iguaria mencionada no livro me parece ser o que no Brasil chamamos de charuto de repolho, um prato típico da culinária árabe. Em alguns sites, o nome original é mehchi mahfuf, com as variantes merchi e malfut ou malfuf. A maioria, porém, concorda que mehchi identifica legumes e verduras recheadas (vide Bazar do Correio da Bahia).

Cá entre nós, é um dos meus pratos favoritos. No inverno também gosto de uma pitada de canela no tempero. É muito gostoso saber que posso comer a mesma coisa que a Dama do Crime!

Charutos de repolho

Ingredientes:
- 7 folhas de repolho inteiras (cozinhar por aprox. 5 minutos);
- 5 folhas cruas (picadas ou inteiras), ou utilize o que sobrou do repolho;
- 1 xícara de arroz cozido;
- 500g de carne moída;
- 1 cebola média picada;
- 2 colheres (sopa) de nozes picadas;
- sal, pimenta e orégano a gosto;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 1 lata de tomate em pedaços (400ml);
- 1 tomate picado;
- suco de 1 limão médio;
- 1/2 cebola fatiada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1/4 xícara de milho verde;
- 2 xícaras (chá) d’água.

Preparo:
Misturar em uma vasilha a carne, o arroz, a cebola picada, as nozes e os temperos. Dividir esta mistura em 7 porções para rechear as folhas pré-cozidas. Enrolar e prender cada charuto com um palitinho. Em uma panela grande e funda colocar o repolho fatiado, os charutos, o molho de tomate, o tomate, a cebola, o milho, os temperos e a água. Levar a panela tampada ao fogo médio. Após 30 minutos acrescente o suco de limão. Tampar novamente a panela e deixar mais 30 minutos. Sirva com arroz branco.

Receita e foto do blog Sabor & Afeto

About these ads

7 comentários sobre “Charuto de repolho

  1. Minha mãe chama de “merche” ou “mercha”, sei lá. Quando ela era pequena minha avó lavava e passava roupas para uns árabes que viviam lá na minha cidade, creio que ela pegou o nome daí, porque as crianças (ela e os irmãos) é que pegavam e levavam as roupas nas casas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s