Compota de goiaba

Eu lóoovo tudo o que tem goiaba, embora não seja muito chegada à fruta in natura [mesmo problema coa banana]. Quando eu era mais xóvem costumava fazer compota em casa, a zóio – mas sempre usava só duas ou três goiabas de cada vez, então o risco de estragar a “receita” era mínimo. Nunca estraguei, entretanto.

Daí anturdia vi a receita certinha num Via Brasil da GloboNews. Antes que eu pudesse anotar ganhei uma sacola cheinha de goiaba madura e entendi o que Pablo Conejo quis dizer com “quando você quer alguma coisa, o universo conspira a seu favor”. Ou algo assim.

Compota de goiaba
2 kg de goiaba madura
1 litro de água
1 kg de açúcar

Lave e descasque as goiabas, corte ao meio e retire as sementes e eventuais bichinhos-da-goiaba. Não seja nojenta[o], é da natureza :lol: Leve a água e o açúcar ao fogo numa panela beeem grande [acredite, você não vai querer que transborde ou espirre, é um saco pra limpar o fogão e queima feio se cair no braço].

Junte as goiabas e cozinhe em fogo médio até que, ao espetar com um garfo, ele saia com facilidade e a calda esteja mais espessa. Guarde num pote de vidro bem lavado e seco [ou na compoteira de cristal da vovó, se for chique, benhê]. Se der tempo, né, e não comer tudo antes.

O truque é retirar cada pedaço com cuidado e só depois entornar a calda por cima, móde ficar bonito.

Nah, em casa o truque é dmininuir a quantidade de açúcar. Usamos 850g de açúcar cristal para 2,250 Kg de goiaba e ainda achei que ficou doce demais – mas aê vai do gosto de cada um, né?

A casca e as sementes não se perdem, batemos tudo no liquidificador com mais umas goiabas inteiras e foram pro fogo pra virar geleia com mais um pouco de açúcar. A zóio.

About these ads

11 comentários sobre “Compota de goiaba

  1. Delícia, Naomi!

    Adoro goiaba, mas nunca aproveitei nenhuma do meu pezinho mirrado, as que deram os bichos chegaram primeiro (não é ser nojenta, é uma questão de densidade demográfica de bichos x pouco espaço restante na fruta).

    Mas vou anotar a receita e procurar goiabas no mercado… :-)

    Beijos!

  2. Goaibada cascão de Campos de Goitacazes!
    Tinha casca por isso “cascão”.
    Deliciosa!

    Compota de goiaba eu curto também.

    É! Gosto de goiabada de qualquer jeito, mas, o sabor da mordida da casca, adocicada… hmmmmmm nhã nhã nhã

    DVDs do feriadão:
    Divã – não vi na telona.
    Verônica decide morrer – nem passo perto do livro, mas, o DVD me atraiu.

  3. Aaaaaiiii inveja da Terracotas, que tem um pé de goiaba no quintal, danada!

    A-DO-RO suco de goiaba, o primeiro suco que tomo qdo chegoi por aí. Só que se tomar demais, vc fica sem ir ao banheiro por ao menos uma semana, acredite!

    Goiabada com pouco açucar eu topo. Uma fatia de pão tostado, manteiga pura de fazenda e goiabada por cima. Tem coisa melhor?

  4. Eu gosto de tudo com goiaba, ‘de menas’ a goiaba em si. Mas mineira, já viu né, goiabada com queijo a gente não dispensa de jeito nenhum! Já com a banana é o oposto: gosto da fruta, mas não tanto dos doces… Na casa de mâmi tinha uma goiabeira muito ‘dadivosa’, mas acho que ultimamente ela cansou.
    bjk

  5. Também adoro goiaba e aqui em casa tem um pé que também cansou, coitadinho. Mas este truque da Adrina realmente funciona. Esses posts de Comes & Bebes de Titia Batata são uma perdição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s