Curtido de cebola pirulito

Na semana passada a Adrina postou uma receita de salada de cebola pra substituir a vinagrete de churrasco e eu respondo com a receita de dona mãe de cebola pirulito curtida. Como é curtida, precisa ser preparada com antecedência; a da Adrina dá pra comer na hora.

Cebola pirulito é aquela menor que a cebola comum e maior que a cebola lakyô. Para meio quilo de cebola você precisará de:

1 xícara [chá] de água
1/2 xícara [chá] de vinagre
1/2 xícara [chá] de shoyu
3 colheres [sopa] de sal marinho
2 colheres [sopa] de açúcar

Descasque as cebolas, corte-as ao meio no sentido do comprimento, esfregue-as com duas das três colheres bem cheias de sal e deixe quietas durante 3 horas. Escorra bem a água que elas soltaram e coloque-as num recipiente de vidro, louça ou acrílico que possa ser bem tampado. Em casa usamos um vidro grande de Nescafé, cabe direitinho.

Evite usar metal ou plástico, por causa da acidez do vinagre.

Misture bem os ingredientes do caldo [o sal agora é uma colher só, percebeu?], despeje por cima das cebolas, tampe o recipiente e deixe curtindo por dois ou três dias. Depois de pronto ainda dura uns 15 ou 20 dias na geladeira, se evitar usar talher de metal pra pescar as cebolas. ;)

As medidas dos ingredientes do caldo são só uma base, você pode ajustar de acordo com seu paladar ou até de acordo com a acidez do vinagre ou do sal do shoyu utilizado. O importante é que cubra totalmente as cebolas. Se quiser pode acrescentar duas ou três pimentas dedo de moça, inteiras.

E pra você que não come cebola: seu ímpio!

About these ads

3 comentários sobre “Curtido de cebola pirulito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s