10 livros em 10 dias | Livro mais velho

Dia 10

Aqui tive mais um problema de dúvida de interpretação: deveria considerar a idade da obra ou da edição? Se for da obra, eu chutaria que o livro mais velho que li foi A Arte da Guerra, do general chinês Sun-Tzu, escrito no século 4 antes de Cristo em tabuinhas de bambu. De dicas de estratégia miitar o livro virou guia de gestão empresarial. E, de tanto ouvir falar, resolvi checar o texto integral em vez me fiar nas citações fora de contexto.

Vou me abster de comentar aqui, belê?

Mas se for pra considerar a edição mais antiga que tenho em casa, acho que é a Enciclopédia Trópico que herdei de meu avô. Publicada no Brasil em 1957 por Giuseppe Maltese, são dez volumes abordando assuntos gerais em verbetes [ou "documentários"]. Eu passava horas lendo essa enciclopédia no sofá do meu avô [em Pedra Lascada] nas férias da escola. Ficava na prateleira logo acima da coleção de revistas Seleções do Readers’ Digest dos anos 50 e 60.

Quando ele passou pra mim nós ainda morávamos em outra cidade e eu tava no primeiro grau. Cheguei a consultá-la para trabalhos escolares, tem coisa que não ficou ultrapassada. Ainda tenho todos os exemplares, mas faz anos que não mexo nela… Medo de esfarelar. :)

Posts relacionados
10 livros em 10 dias