10 livros em 10 dias | Livro mais velho

Dia 10

Aqui tive mais um problema de dúvida de interpretação: deveria considerar a idade da obra ou da edição? Se for da obra, eu chutaria que o livro mais velho que li foi A Arte da Guerra, do general chinês Sun-Tzu, escrito no século 4 antes de Cristo em tabuinhas de bambu. De dicas de estratégia miitar o livro virou guia de gestão empresarial. E, de tanto ouvir falar, resolvi checar o texto integral em vez me fiar nas citações fora de contexto.

Vou me abster de comentar aqui, belê?

Mas se for pra considerar a edição mais antiga que tenho em casa, acho que é a Enciclopédia Trópico que herdei de meu avô. Publicada no Brasil em 1957 por Giuseppe Maltese, são dez volumes abordando assuntos gerais em verbetes [ou "documentários"]. Eu passava horas lendo essa enciclopédia no sofá do meu avô [em Pedra Lascada] nas férias da escola. Ficava na prateleira logo acima da coleção de revistas Seleções do Readers’ Digest dos anos 50 e 60.

Quando ele passou pra mim nós ainda morávamos em outra cidade e eu tava no primeiro grau. Cheguei a consultá-la para trabalhos escolares, tem coisa que não ficou ultrapassada. Ainda tenho todos os exemplares, mas faz anos que não mexo nela… Medo de esfarelar. :)

Posts relacionados
10 livros em 10 dias

4 comentários sobre “10 livros em 10 dias | Livro mais velho

  1. Pingback: 10 livros em 10 dias | Livro que gostei mais « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Meu avô também colecionava as reader’s diegest. :) Ele tinha uma biblioteca grande, mas a maioria era de livros de medicina. Quando ele morreu eu herdei um livro sobre a vida do Dom Perdo II e 2 dicionários.
    Eu fiquei com a mesma dúvida da categoria, mas acabei achando um que se encaixou nas duas.
    Nunca li A Arte da Guerra, mas deveria.

  3. Já vi essa enciclopédia, mas não tinha em casa. Mas minha mãe comprou a Enciclopédia Abril em fascículos (ah, a febre dos fascículos na década de 70 pegou firme lá em casa), era bem boazinha. Se não me engano, ainda está por lá.

    Também adorava a Seleções, tinha muita coisa interessante para ler. :-)

    Beijocas!

  4. Naomi, que lindo! Me fez lembrar das coleções de Readerds Digest de meus pais! Emocionei!
    Bem verdade que meus pais se casaram tão tarde para a época deles…
    Tenho primos que tem a idade de meus pais! Ou quase isso!
    hehehehehehehehehehehehe
    Nós brincamos, entre nós, os primos e primas, dizendo que somos as raspinhas do tacho. :lol:

    Minha flor, você que ama livros como este do seu avô, dê uma pesquisada sobre conservação.
    E restauração.
    Um dos meus primos montou um museu com o acervo de meus tios, e colocou à disposição do público.
    Meu irmão já foi lá e disse que tá lindo.
    Quando eu fui tava fechado… Só abre em dias úteis!
    Coisas de interior capixaba, da terra do famoso canal dos escravos… Uia! ;)

Deixe uma resposta

