Aqui tive mais um problema de dúvida de interpretação: deveria considerar a idade da obra ou da edição? Se for da obra, eu chutaria que o livro mais velho que li foi A Arte da Guerra, do general chinês Sun-Tzu, escrito no século 4 antes de Cristo em tabuinhas de bambu. De dicas de estratégia miitar o livro virou guia de gestão empresarial. E, de tanto ouvir falar, resolvi checar o texto integral em vez me fiar nas citações fora de contexto.
Vou me abster de comentar aqui, belê?
Mas se for pra considerar a edição mais antiga que tenho em casa, acho que é a Enciclopédia Trópico que herdei de meu avô. Publicada no Brasil em 1957 por Giuseppe Maltese, são dez volumes abordando assuntos gerais em verbetes [ou "documentários"]. Eu passava horas lendo essa enciclopédia no sofá do meu avô [em Pedra Lascada] nas férias da escola. Ficava na prateleira logo acima da coleção de revistas Seleções do Readers’ Digest dos anos 50 e 60.
Quando ele passou pra mim nós ainda morávamos em outra cidade e eu tava no primeiro grau. Cheguei a consultá-la para trabalhos escolares, tem coisa que não ficou ultrapassada. Ainda tenho todos os exemplares, mas faz anos que não mexo nela… Medo de esfarelar.
Posts relacionados
10 livros em 10 dias


Pingback: 10 livros em 10 dias | Livro que gostei mais « Pensamentos de Uma Batata Transgênica
Meu avô também colecionava as reader’s diegest.
Ele tinha uma biblioteca grande, mas a maioria era de livros de medicina. Quando ele morreu eu herdei um livro sobre a vida do Dom Perdo II e 2 dicionários.
Eu fiquei com a mesma dúvida da categoria, mas acabei achando um que se encaixou nas duas.
Nunca li A Arte da Guerra, mas deveria.
Já vi essa enciclopédia, mas não tinha em casa. Mas minha mãe comprou a Enciclopédia Abril em fascículos (ah, a febre dos fascículos na década de 70 pegou firme lá em casa), era bem boazinha. Se não me engano, ainda está por lá.
Também adorava a Seleções, tinha muita coisa interessante para ler.
Beijocas!
Naomi, que lindo! Me fez lembrar das coleções de Readerds Digest de meus pais! Emocionei!
Bem verdade que meus pais se casaram tão tarde para a época deles…
Tenho primos que tem a idade de meus pais! Ou quase isso!
hehehehehehehehehehehehe
Nós brincamos, entre nós, os primos e primas, dizendo que somos as raspinhas do tacho.
Minha flor, você que ama livros como este do seu avô, dê uma pesquisada sobre conservação.
E restauração.
Um dos meus primos montou um museu com o acervo de meus tios, e colocou à disposição do público.
Meu irmão já foi lá e disse que tá lindo.
Quando eu fui tava fechado… Só abre em dias úteis!
Coisas de interior capixaba, da terra do famoso canal dos escravos… Uia!