Prévia | Desafio Literário 2012

Desafio Literário 2012

Apesar de eu estar atrasada no cumprimento da atual edição do DL [faltam as leituras e resenhas de setembro, outubro e novembro], a divulgação do regulamento e dos temas da edição 2012 devem me dar um gás para corrigir essa situação – pelo menos espero que sim. ;)

Desta  vez escolherei a categoria Leitor Bronze [12 livros, um por mês]. Em 2011 assumi mais compromissos e as coisas acabaram se acumulando; o objetivo do DL é diversão - com alguma disciplina, claro -, não obrigação. Os novos temas ajudam bastante, estão mais variados. E nem o fim do mundo é desculpa pra não participar, afinal está marcado pro final de dezembro, dá tempo perfeitamente.

Regulamento do Desafio Literário 2012

As inscrições devem ser registradas lá no blog do DL entre 9/11 e 15/12. Uma alteração que eu gostei foi que a lista de leitura ficou mais flexível, este ano mudei muitos livros da minha lista original.

Desafio Literário, o que é?
Uma gincana literária cuja tarefa principal é ler um MÍNIMO de 12 livros em 01 ano. A cada mês, um tema de leitura diferente e estimulante dentre o vasto universo de vertentes, estilos e gêneros da literatura.

Agenda e Temas DL 2012

A flexibilidade da lista atual desafogou um pouco aquela tensão de montar a agenda de leitura pro próximo ano, mas assim mesmo seguirei o protocolo publicando minha lista prévia agora, na abertura das inscrições, e a definitiva-pero-no-mucho no encerramento. Precisarei de ajuda pra completar. :)

Janeiro 2012: Literatura Gastronômica
ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.

Aaadorei! Já li O Não Me Deixes [Rachel de Queiroz], Como Água Para Chocolate [Laura Esquivel], O Clube dos Anjos [L. F. Veríssimo], Nanny Ogg’s Cookbook [Terry Pratchett] e agora tou matutando no que escolher; a Telinha sugeriu Nina Horta, vou procurar na biblioteca. Se não achar, acho que vou de The Help da Kathryn Stockett.

LIDO: The Unofficial Harry Potter Cookbook – Dinah Bucholz [post]

Fevereiro 2012: Nome Próprio (de pessoas)
ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!

Esse é fácil: vou de Emma, da Jane Austen, e/ou Shirley de Charlotte Brontë. Ou Naomi do Junichiro Tanizaki. Ou pegarei Pamela [Samuel Richardson] emprestado de hermã. Já li Luciana Saudade do Carlos Heitor Cony, mas mesmo se não tivesse não sei se entraria por causa da cláusula “apenas nome”.

Março 2012: Serial Killer

Também é fácil: Dearly Devoted Dexter do Jeff Lindsay, o segundo volume da série que deu origem à série Dexter, e/ou O Silêncio dos Inocentes do Thomas Harris. Pra quem ainda não leu, sugestão: Os Crimes ABC, da titia Agatha Christie, e O Psicopata Americano do Brett Easton Ellis.

Abril 2012: Escritor(a) oriental

Aqui tem muita opção, tenho de escolher com calma. O que é quase certeza é que escolherei um japonês por causa da minha ascendência.

Maio 2012: Fatos Históricos
Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.

Tocaia Grande, Jorge Amado; mas aceito sugestões.

Junho 2012: Viagem no Tempo

A Tale of Time City, Diana Wynne Jones.

Julho 2012: Prêmio Jabuti [Livro do Ano e Romance]

O Grande Mentecapto, Fernando Sabino [Romance 1980].

Agosto 2012: Terror

Neil Gaiman, H. P. Lovecraft ou…?

Setembro 2012: Mitologia universal

Percy Jackson ou Monteiro Lobato, ou…?

Outubro 2012: Graphic Novel
ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.

V for Vendetta, Alan Moore.

Novembro 2012: Escritor(a) africano

Sugestões?

Dezembro 2012: Poesia

Romanceiro da Inonfidência, Cecília Meirelles, e/ou A Vaca e o Hipogrifo do Quintana. Ain, hipogrifo, tifofo…

Formulário de Inscrição para o DL 2012

About these ads

18 comentários sobre “Prévia | Desafio Literário 2012

  1. Oi, Naomi! Que maravilha esse Desafio Literário 2012! Gostaria muito de participar, mas não sei se consigo (geralmente não sobra muito tempo para o meu bloguinho, infelizmente). Mas andei vasculhando minha estante aqui e vi que tenho títulos sem ler para praticamente todos os meses!!! Ai, meu Deus, será que vou nessa?
    Há muitos autores africanos bons: Pepetela, Luandino Vieira, Mia Couto, Agualusa, Paulina Chiziane, e por aí vai a lista!

    • vamos, érika, gambate! dou o maior apoio pra que participe. :) comecei a participar do dl na mesma situação que tu, pra finalmente ler livros que estavam na estante só tomando poeira e agora viciei. tem mês que atraso, mas a vivi deixa publicar depois do prazo [desde que não exceda o limite de 31 de dezembro], então é bem light…

  2. Olá!

    Sempre visito o seu blog, mas nunca comento, então resolvi passar dar um oi.

    Resolvi participar do Desafio Literário ano que vem também, vamos ver se eu consigo ^^. Pro mês de maio indico mesmo Tocaia Grande, li um tempo atrás e achei muito bom.

  3. Olá Naomi,
    Apesar de não ser uma coisa nova pra mim, nunca pensei em participar de um desafio literário, mas seu post me convenceu. Tentarei participar ano que vem, inclusive já me inscrevi.
    Como todo amante de livros, tenho toneladas deles me esperando para leitura, quem sabe não faço a fila andar um pouco?
    Tenho um fascínio e uma coleção enorme de Graphic Novels, e a que escolheu é excelente, do meu autor favorito. Caso esteja propensa a ler outros títulos também, me pergunte.
    Agora é correr pra montar minha lista, que alguns assuntos não leio ou nunca li.

      • Naomi,
        Eu faria uma lista enorme, mas essas são excelentes, assim como V de Vingança:

        - A Liga Extraordinária, Alan Moore
        Esqueça a porcaria do filme. A história é muito complexa e intrigante. Alan Moore insere elementos de literatura, música, ópera, etc, dentro no mesmo ambiente. Há livros publicados somente com as referências descobertas por leitores do mundo todo na série. É parte da diversão descobrir quais são. São diversos volumes, e ainda há um último para ser lançado, mas pode ler o volume um somente que já tem uma história completa.

        - Daytripper, dos gêmeos brasileiros Gabriel Bá e Fábio Moon
        Uma história belíssima sobre vida e morte, e como deixamos de aproveitar os momentos importantes da vida. Há diversas passagens poéticas. Lançado nos EUA ano passado, fez tanto sucesso que foi parar na lista do New York Times dos quadrinhos mais vendidos e lançado este ano aqui no Brasil. Rola um boato de que vai virar filme em Hollywood.

        - Maus, Art Spiegelman
        Conta os horrores da segunda guerra e como os judeus foram massacrados no holocausto. História real, onde o autor relata a vida do próprio pai. Única graphic novel a ganhar um Pullitzer.

        _ Área de Segurança Gorazde, Joe Sacco
        Joe Sacco faz relatos jornalísticos sobre as guerras contemporâneas, e publicou diversos livros sobre Sarajevo, todos em quadrinhos. Ele vai até o local, conversa com as pessoas e põe isso no papel, através de seus desenhos.

        Percebeu que a lista é bem séria né? haha Agora que me dei conta disto.

        Espero que tenha despertado um interessezinho com essas sugestões. Caso prefira um outro tema dentro de graphic novel, me fale que vejo o tenho.

  4. Ei guria… vamos que vamos então, estou rascunhando minha lista também, eu nem ia participar que desanimei com meus atrasos esse ano, mas desafio é isso mesmo né? Eu ainda quero publicar minhas resenhas faltantes vamos ver se consigo. Adorei tua lista :)
    estrelinhas coloridas….

  5. Pingback: Desafio Literário | The Unofficial Harry Potter Cookbook « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  6. Pingback: Desafio Literário | As Filhas Sem Nome « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s