[Sons of Anarchy] Burnt and Purged Away

Romeo: I find that big stacks of cash have a very tranquil effect on people.

Gaalan: Our American colleagues have put profit before protocol. We’re just here to enforce decency.

O que foi esse episódio de SoA, minha gente??

Começou como quem não quer nada, uma escada entre eventos, mas foi construindo o encadeamento de tal forma que nos últimos minutos eu estava agarrada na beira da cadeira sem nem piscar.

Pra começar, os irlandeses chegaram a Charming e não estão felizes com o arranjo de Clay com o cartel Galindo. Gaalan também tem outros problemas para tratar em território ianque e usa o poder de persuasão de umas caras mal encaradas para ajudá-lo a convencer o braço norte-americano do IRA a desistir do comércio ilegal de bebês.

Eu quase soltei gritinhos na cena dos Sons [Jax, Chibs, Tig, Happy, meus favoritos] botando pra quebrar no meio de dúzias de bebês fofinhos, preocupados em não usar armas pra não acertar nenhum deles por acidente. Depois de dois episódios com tiroteios, essa cena só reforçou a impressão que comente no post anterior: tiroteios são um recurso que deve ser usado com inteligência, não para preencher tempo.

A terceira ponta do arranjo demonstra sinais de que, uma vez dentro, a saída não será limpa. Clay tenta tirar Romeo do encalço de Tara, sem sucesso. Dá pra acreditar que o Clube consegue sair do transporte numa boa? Ingenuidade de quem acredita nisso, mas é explicável porque desconhecem o quanto Clay está afundado, as implicações e a que ponto ele chegou.

Por isso o trato que ele propõe a Tara me cheira a outro blefe, um acordo que sabe que não cumprirá.

Este episódio teve bastante ligação com acordos, aliás. Linc Potter conseguiu a última exigência e Otto entregou Bobby para o promotor; Juice forneceu a informação sobre o encontro entre o IRA e o cartel; o Xerife Eli recebeu o reconhecimento do prefeito e do Potter pela colaboração em seus respectivos projetos [e foi engraçado vê-los repetindo as mesmas palavras, denunciando o quanto são parecidos].

A questão Tara versus Wendy é a que menos desperta meu interesse no momento, mas tenho a impressão que não será resolvida nos próximos dois episódios. Isso deve ficar pra quinta temporada, a não ser que Wendy acabe morta – e isso é outra coisa que eu gosto na série, raramente se mata alguém pra resolver um problema. Geralmente, um assassinato em SoA só cria mais problema ainda.

O  que está me intrigando de verdade é por que Gemma insiste em proteger Clay. Opie está determinado, mas ela resiste. Vi pessoas criticando a matriarca por essa atitude por achar que ela faz isso por amor a Clay, mas eu matuto se não é um plano mais complexo dela, um plano calculado friamente – nesse caso, tem mais chance de dar certo do que a reação emocional de Opie, por mais compreensível que essa reação tenha sido e pelos gritos de “Êee!” que soltei, não acredito que Opie teve sucesso.

Off-topic: artigo “How Sons of Anarchy got racism right” [Racialicious
].

Blog legal em pt-br: Sons of Anarchy

Post relacionado
S04E01 Out
S04E02 Booster
S04E03 Dorylus
S04E04 Una Venta
S04E05 Brick
S04R06 With an X
S04E07 Fruit for the Crows
S04E08 Family Recipe
S04E09 Kiss
S04E10 Hands
S04E11 Call of Duty

3 comentários sobre “[Sons of Anarchy] Burnt and Purged Away

  1. Estamos na mesma sintonia, luciana, para mim ela quer que o jax mate o clay, e a wendy só vai servir de bode expiatório no caso do assassinato (ou tentativa) da Tara. Juice me decepcionou umpouco entregando, aliás, achei que ele seria o mais leal dos sons, mas entregou fácil, fácil. eu rezando para o Otto falar com o Bobby antes de chegar aquele magricela que mais parece a morte daquele desenho. Mas o que eh lealdade, foi o Clay dar umas porradas na Gemma que ele rapidinho perdeu o braço direito e sujo dele e acabou sozinho. Chibbs, agora eh contigo. essa temporada vc ganhou o posto do meu favorito, desenrola essa joça aí.

    • bia, aquela frase dela [clay will die by the hand of a son] tá martelando na minha cabeça até hoje. o opie é um son, nos dois sentidos, mas jax ser o dono da mão que vai matar clay é muito mais lógica sob a perspectiva da série.

      cara, essa semana vai demorar pra passar!!

      • na minha tambem. outro bem provavel eh o sargento de armas, tig, ne? aquele tem sangue frio suficiente para matar, principalmente em nome da Gemma. mas nao tem jeito, eh esperar e o ultimo capitulo vem em duas partes para roermos bastante as unhas

Deixe uma resposta

