Meme | Retrospectiva Literária 2011

Pelo segundo ano consecutivo, o PdUBT participa da Retrospectiva Literária proposta pela Angélica, do blog Pensamento Tangencial. Em 2011, além de ler muito menos do que o normal e faltar aos desafios literários, ainda baguncei meu histórico de leitura no Skoob ao [tentar] adicionar os livros que me lembrava de ter lido durante toda minha vida, por isso minha participação neste ano está igualmente um pouco desorganizada.

O livro infanto-juvenil que mais gostei: 

Foi o primeiro do ano – Os Pequenos Homens Livres, Terry Pratchett [post].

A aventura que me tirou o fôlego:

Reflexos do Baile, Antônio Callado [post].

O terror que me deixou sem dormir:

Não li terror em 2011. E não me lembro de ter lido um livro terrível, tampouco. :lol:

Oh, lembrei! Li Sétimo do André Vianco [post]!

O suspense mais eletrizante:

O Clube dos Anjos – Luís Fernando Veríssimo

O romance que me fez suspirar:

To Sir Philip, With Love – Julia Quinn [post]

A saga que me conquistou:

Os oito livros da série Bridgerton, da Julia Quinn [ainda falta ler os três últimos]

O clássico que me marcou:

A Revolução dos Bichos – George Orwell [post]

O livro que me fez refletir:

Grandes Esperanças, Charles Dickens [post]

O livro que me fez rir:

The Importance of Being Earnest – Oscar Wilde [post]

O livro que me fez chorar:

O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcellos [post]

O melhor livro de fantasia:

Coisas Frágeis, vol. 1 e 2 – Neil Gaiman

O livro que me decepcionou:

Mentes Perigosas – Ana Beatriz Barbosa Silva

O livro que me surpreendeu:

Harry e Seus Fãs – Melissa Anelli [post]

A frase que não saiu da minha cabeça:

“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.” [ORWELL, George. A Revolução dos Bichos]

O(a) personagem do ano:

Tiffany Aching [Dolorida, em pt-br] de Os Pequenos Homens Livres – Terry Pratchett.

O casal perfeito:

Sam Vimes e Lady Sybill [Night Watch, Terry Pratchett, que não terminei de ler].

O(a) autor(a) revelação:

O melhor livro nacional:

Shindo Renmei – Terrorismo e repressão, Rogério Dezem [post]

O melhor livro que li em 2011:

Agatha Christie’s Secret Notebooks: Fifty Years of Mysteries in the Making, John Curran [post]

Li em 2011 42 livros.

A minha meta literária para 2012 é: v. o post de ontem. ;)

Posts relacionados:
Letrinhas no balanço – livros lidos em 2007
Top5 livros lidos em 2008
Top5 livros lidos em 2009 [e o Bottom3 também]
Retrospectiva Literária 2010, Top 5, Bottom 3

Um comentário sobre “Meme | Retrospectiva Literária 2011

  1. 42 livros??? Caraca…
    Eu não sei quantos livros li, mas não chega nem na metade disso. Bom, se contar os acadêmicos, aí sim rs

    Eu li o A Revolução dos Bichos em 2010 e amei, mas gostei mesmo foi do 1984, que li esse ano. 1984 é um dos livros que mais me marcou dentre todos que já li. Em 2011 também li os dois primeiros livros da saga “Crônicas de Gelo e Fogo” e já me tornei fã incondicional rs
    Também li “Mentes Perigosas” esse ano. Aliás, até fiz um post sobre o livro lá no meu blog.
    Já um livro que achei bem legal, mas que me decepcionou muito no desfecho, foi o O Fim da Infância, do Arthur C. Clarke.

    Vou começar 2012 lendo o “Paisagens da memória”, da Ruth Kluger. E já estou com o A Tormenta de Espadas (3° livro da saga do George R. R. Martin) na estante, apenas aguardando que eu o tire de lá :)

Deixe um comentário

