Porfiria

Outro dia revi As Loucuras do Rei George [The Madness Of King George, Ing, 1994] e fiquei intrigada com a doença que ele pode ter carregado. Que tipo de moléstia provocaria alterações de humor e xixi colorido?? Por sorte existe o Sagrado Oráculo que trouxe a resposta: porfiria.

Pelo que entendi desse site, é uma espécie de mutação genética congênita que afeta um componente do sangue chamado heme. Em um outro site diz que a freqüência pode ser maior nos descendentes de casamento consangüíneo e lista alguns dos sintomas que podem aparecer, dependendo do tipo de porfiria:

. palidez extrema
. lábios muito vermelhos
. pele sensível à luz do sol
. lábios contraídos com os caninos expostos permanentemente
. crises oriundas da ingestão de alho, bebidas alcoólicas, etc.
. aumento da produção de pêlos
. comportamento maníaco

Hmmmm, isso me lembra alguma coisa…

Sim, a porfiria pode explicar tanto as crises de insanidade de George III quanto o vampirismo, a licantropia [“lobisomismo”] e uma das doenças que atingiu o escultor brasileiro Aleijadinho.

Um dos tratamentos recomendados para algumas formas de porfiria é a flebotomia, a retirada de uma quantidade controlada de sangue. Com os conhecimentos modernos de medicina as pessoas podem até saber que o sangue volta depois à quantidade normal, mas imagine essa prática nas regiões isoladas do norte europeu centenas de anos atrás – não é de se estranhar que os afetados pela doença ingerissem sangue [na maioria das vezes animal, espero] ou carne crua para repor o que foi retirado.

Mesmo com o avanço da ciência e as facilidades e o alcance dos meios de informação ainda existe gente que receita que a pessoa pare de ouvir rock e vestir camisetas pretas para se curar. Esse site traz o depoimento de uma portadora de porfiria do tipo aguda intermitente e conta a que várias formas de ignorância foi submetida.

Um dos sites chama a porfiria de mutação genética. Não sei se é correto mas, se for, podemos dizer que o rei que perdeu a colônia americana pode ter sido um dos primeiros X-Men da História!

Anúncios

2 comentários sobre “Porfiria

  1. Pingback: Rupert Everett « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Pingback: [Filme] Orgulho e Preconceito - 1940 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s