Undokai

UndokaiUma das melhores traduções que conheço para Undokai é gincana esportiva familiar. Familiar porque participam desde as crianças que já sabem andar até o avô mais idoso. Esportiva porque envolve atividade física – embora não o que primeiro vem à mente quando se menciona “esporte”: nada de futebol, aeróbica, etc. As atividades são aquelas que servem mais para relaxar e se divertir como corrida do ovo na colher, cabo de guerra, rolar no tambor, às vezes um baseball ou softball… E gincana porque são distribuídos prêmios. Geralmente para todo mundo que participa, porque esse é o espírito: confraternização.

O Undokai dura um dia inteiro e costuma ter lugar em maio, quando ainda não faz muito frio e o sol já não é tão forte. As famílias levam o bentô [farnel] de casa como se fosse um piquenique ou compram a comida no local mesmo: sushis, espetinhos, pastel, qualquer coisa que dê para comer com a mão. Bandeirinhas coloridas são estendidas por toda a extensão do campo e várias competições acontecem ao mesmo tempo, então o barulho é razoável ;o) E apitos e criançada correndo e música…

Na minha época [*caham! cof cof cof*] os preparativos começavam meses antes, pra organizar. Correr o Livro de Ouro nas empresas, comprar papel de seda colorido, mandar pra gráfica pra gulhotinar as bandeirinhas, comprar barbante e cola, montar as bandeirinhas, ver quem ia ficar no som, no caixa [onde eu ficava sempre], vixi. Bons tempos, minha netinha… Pena que não tem mais Seinenkai aqui. Agora o poder é dos adultos.

Em Pompéia o Undokai acontecia no Dia Das Mães, mas todo ano Lady Murphy dava suas caras e fazia chover, daí mudaram para setembro/outubro. Em Marília a ACE Okinawa vai manter a tradição de promover o Undokai no Dia do Trabalhador – amanhã – já que o objetivo da gincana é homenagear os trabalhadores e proporcionar diversão a integrantes de todas as classes sociais. Além de toda a festa ainda vão apresentar um dos grupos de taiko da cidade. Vou perder o taiko de novo!

Se alguém estiver nas redondezas de Marília/SP/Brasil e quiser dar uma espiada começa às 9h e vai até 17h [taiko na hora do almoço], na sede campestre do Nikkey Clube, que fica na avenida Benedito Alves Delfino, s/nº, ao lado do Banespinha. É digrátis.

Deixe um comentário