Momento ternurinhas

fatherhood.gifUma tremenda saudade do meu pai — que está há anos no Japão — e de momentos da minha infância foi provocada por uma coletânea, daquelas da Som Livre que você compra e ganha uma lata decorada, só com temas de filmes. O título da coletânea é [tcharam] Temas Inesquecíveis de filmes de far-west.

São músicas que lembram muito o seu Teruo, um fanático por westerns, e noites passadas na frente da TV. Chaparral, Bonanza e Os Fora-da-Lei são os que guardei na memória, mas era um seriado diferente por dia, de segunda a sexta, todos sobre o mesmo tema [ou assim me parecia]: homens durões sobrevivendo no Velho Oeste, brigando ou sendo amigos de índios, cowboys duelando no meio da rua e sendo jogados por aquelas portas duplas de vai-e-vem de saloon.

Algumas vezes a sessão bangue-bangue prosseguia noite afora com um longa-metragem. ‘O Dólar Furado’ foi um clássico da minha infância. Outro inesquecível era ‘O Céu Mandou Alguém’. Após assaltarem um banco, três pistoleiros liderados por John Wayne esbarram numa mulher moribunda prestes a dar à luz. Eles fazem o parto da mulher e prometem levar a criança aos parentes. Mesmo perseguidos, decidem cumprir a promessa de atravessar o deserto com o bebê. Não lembro de quase nenhum outro detalhe, exceto um trecho: os três homens atravessando um deserto de sal, lugar onde antes havia um braço de mar, e sucumbindo um a um. Uma pintura, essa passagem. Desconfio que foi dirigido por John Ford.

Eu só achava estranho ver poucas as mulheres nos bangue-bangues. Principalmente nos seriados. Mesmo quando o enfoque era a vida de uma família no Velho Oeste a mulher era ou uma mãe apagada ou uma mãe já falecida que não aparecia nem em retrato ou uma dama de saloon. Em Bonanza, por exemplo, nome da fazenda da família Cartwright, o elenco principal era todo masculino: desde o pai Ben até os três filhos Adam, Ross e Little Joe. A música-tema de Bonanza, aliás, está na coletânea da Som Livre e é uma das que me fez lembrar do meu pai. A segunda música-tema é do filme ‘Sete Homens e Um Destino’, mais conhecida como o tema de Marlboro [‘Venha para onde está o sabor, venha para o mundo de Marlboro’], ambas do mesmo compositor, Al Caiola, e a terceira do filme ‘O Bom, O Mau e O Feio’ [composta por Lauro Bonavento e dirigido por Sergio Leone] que ao lado d ‘O Dólar Furado’ fez a fama do western-spaghetti: produções italianas sobre a corrida do ouro norte-americana. Cinema sem compromisso, ideal para pai e filha assistirem juntos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s