Como Água Para Chocolate

Capa do DVD do filme Como Água Para ChocolateConfesso que não resisti e acabei por assistir um dos DVDs reservados para as férias, mas tenho uma boa desculpa para a fraqueza: é outro dos meus TFF – Top Favoritos Foréva. O filme mexicano Como água para chocolate, de 1992, é baseado no livro homônimo de Laura Esquivel e carrega uma forte dose do realismo fantástico latino-americano que Gabriel Garcia Marquez e Juan Rulfo tornaram famoso, só que um toque mais feminino e menos árido – um pouco menos, apenas.

A história do amor entre Tita [Lumi Cavazos] e Pedro [o ator italiano Marco Leonardi, que levei um baita susto ao encontrar em “Era uma vez no México”, seqüência de “El Mariachi” e “Balada do Pistoleiro”] é contada por uma descendente de ambos entre rios de lágrimas – mas o filme de jeito nenhum é triste, v. cena inicial: “quando as lágrimas que derramou ao nascer finalmente secaram, viram que o que restou foram vinte quilos de sal – que usaram para cozinhar por muitos anos”.

O filme dirigido por Alfonso Arau acabou por derivar outro livro, a compilação de receitas Apetite por paixão, prefaciado pela própria Laura Esquivel; infelizmente não são as mesmas receitas que Tita cozinha [como as codornizes ao molho de pétalas de rosas] mas não faz mal porque, ela mesma repete ao longo do filme, o segredo é fazê-las com muito amor.

Curiosidade: A personagem Esperanza, quando adulta, foi interpretada por Sandra Arau Esquivel, filha do diretor e da autora/roteirista que acabou por seguir a carreira do pai.

Anúncios

6 comentários sobre “Como Água Para Chocolate

  1. Pingback: A Festa de Babette « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Pingback: Relembrando Dois Grandes Filmes « Cinema é Magia

  3. Pingback: Sopa & Tortilha « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  4. Pingback: Apetite Por Paixão – Um Livro de Receitas « Batata Transgênica

  5. Pingback: Livro | Como Água Para Chocolate « Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s