Um Passe de Mágica

Capa do livro Um Passe de Mágica, de Agatha Christie Menos de três horas foi o tempo que levei para ler as quase 200 páginas de Um passe de mágica [They do it with mirrors, 1952] de Agatha Christie, na versão pocket da LP&M [edição integral] e descobrir o assassino antes da metade. Ê!

Bem verdade que cheguei a duvidar da capacidade dedutiva de minhas células cinzentas num determinado ponto; cheguei a achar que ela usaria o mesmo expediente de Convite para um homicídio, mas o final confirmou minhas suspeitas [induzidas, confesso, muito mais pela leitura constante dos livros da autora do que pela análise fria dos indícios].

O que achei mais legal nesse livro foi a visão da autora sobre a política e a sociedade inglesa na época; assistencialismo e psicologia aplicados a delinqüentes juvenis provocaram comentários bem ácidos e, em alguns casos, ainda atuais mesmo passados mais de 50 anos.

“De nós duas, Carrie Louise sempre foi a que tinha ideais. Lógico que quando éramos moças isso estava na moda – todo mundo tinha ideais, ficava bem ter. Você queria cuidar de leprosos, Jane, e eu ia ser freira. A gente se cura dessas tolices.”

* Curiosidade: na folha de catalogação consta o termo copirraite, que o Houaiss já aceita como aportuguesamento de copyright. Pode até ser gramaticalmente correto, mas ô bichinho esquisito!

3 comentários sobre “Um Passe de Mágica

  1. Pingback: They Do It With Mirrors / Murder With Mirrors / Um Passe de Mágica « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Pingback: They Do It With Mirrors / Murder With Mirrors / Um Passe de Mágica « A Casa Torta

  3. Pois é… acho que ter lido O Mistério dos Sete Relógios ajuda um pouco na dedução de como o álibi do(a) assassino(a) foi construído também. Agora eu tenho a “Bíblia” ou roteiro da Agatha: o livro do John Curran! Toda vez que leio algum, eu vou consultar a “Bíblia” e ver a análise do curador dela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s