Oniguiri

Muita gente explica o oniguiri como um bolinho de arroz – mas isso também se aplica ao mochi. A diferença entre os dois é que o mochi é feito com o arroz glutinoso passado no pilão e é consumido geralmente com doce [embora seja ingrediente principal da sopa assassina tradicional de ano-novo], e o oniguiri é feito com os grãos inteiros compactados ["unidos venceremos"], de outro tipo de arroz, e geralmente consumido salgado. E em excesso, pelo menos de minha parte. Por ser compactado, cada oniguiri já leva uma quantidade razoável de arroz; como eu gosto muito, acabo comendo bastante.

Eu prefiro puro, sem recheio nem cobertura, igual o que Haku dá para Chihiro recuperar a energia; por ser servido e consumido com as mãos, costuma-se servir com um pedaço de nori [alga marinha] para proteger o arroz – a não ser que seja uma amiga de titia Batata que pegou um oniguiri com guardanapo: metade do arroz ficou preso no papel. Na falta de nori também dá pra usar alface; nesse calor até prefiro, e é uma alternativa também porque tem gente que não gosta de nori por causa da cor. Tsc. Racistas.

Nesse site em inglês tem um passo-a-passo ilustrado pra amassar oniguiri mas se você é igual quinem titia Batata e não tem a menor coordenação motora, nada tema! Com as fôrmas pra fazer oniguiris perfeitinhos e iguaizinhos não há problema – desde que se use o arroz apropriado, é claro.

* O segundo oniguiri, o de trás, não está sujo: está temperado com shisô vermelho [perila] , uma erva culinária *e* medicinal com propriedades antibactericidas. No blogue Pecado da Gula tem uma receita de suco de shisô que tou douda pra experimentar!

About these ads

4 comentários sobre “Oniguiri

  1. Pingback: Morrer outra vez « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Eu faço bolinho de arroz, mas é bem diferente. Eu queria provar de um tudo na vida, tá bom… quase de um tudo – mas oniguri tá na
    lista. Tem na Liberdade?

    oi, sófis, é pra ter sim!

  3. Pingback: Sushi não é sashimi - 2 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s