A Catedral de Cristal

Folha: O governo de Orange County decidiu simplificar o nome de seus departamentos para que coincidam com o título da famosa série de televisão “The O.C.”, informou a imprensa local.

The Crystal Cathedral, Orange County, California, EEUUEu confesso que não acompanhei a série; assisti no máximo um episódio ou outro, mas reconheço o nome da cidade de outra série, o reality show American Chopper [quando Paul Sr. apareceu numa ponta do filme Motoqueiros Selvagens só se ouvia gritinhos aqui em casa, ho ho ho!].

Aê ontem estava assistindo o documentário Construindo Em Nome de Deus, no History Channel, e a última igreja mencionada foi justamente a Catedral de Cristal de Orange County.

Santa Sofia [Istambul], São Pedro [Vaticano], Notre Dame [Paris] e a Sagrada Família [Barcelona] foram mostradas primeiro; além de católicas, outro ponto em comum entre elas é que são construídas em pedra e a iluminação foi um desafio de engenharia na época.

O interior da Catedral de Vidro, Orange County, CaliforniaJá a Catedral de Cristal é protestante e não teve o problema da iluminação; em compensação, a estrutura toda em aço e vidro construída em cima da falha geológica da Califórnia numa região de sol e ventos fortes foi inicialmente rejeitada pelo arquiteto Philip Johnson, em meados dos anos 70, que sugeriu construir as paredes de concreto e o teto de vidro.

O pastor Robert Schuller insistiu que queria toda de vidro porque queria que os fiéis não se isolassem mais do mundo exterior para entrar em comunhão com Deus. A idéia, ele diz, nasceu quando pregava para seus fiéis num drive-in, ao ar livre.

A catedral comporta 3 mil pessoas sentadas confortavelmente, mas também permite que outro tanto assista os serviços dentro de seus carros, no estacionamento.

No domingo pretendo assistir o documentário do Discovery Channel sobre as “estátuas milagrosas”. Aliás, parece que apareceu outra, né? Milagre envolvendo estátuas por milagre envolvendo estátuas, acho que milagre maior foi a redenção de Galileu Galilei, que voltou a ter sua estátua no Vaticano depois de ser condenado pela Santa Inquisição por dizer que a Terra gira em torno do Sol.

Ou deixo direto no National Geographic, que tá lotado de coisa interessante no domingo, ó dúvida cruel…

About these ads

Um comentário sobre “A Catedral de Cristal

  1. Carácoles, você TAMBÉM assiste American Chopper? Paul Sr. está num clipe do Nickelback, cê já viu? Ele é fofo – quando berra com o Paul Jr ou com o Michael. Mas nunca com o neto :o)

    suzana, não assisto *todos*, mas sempre que posso. ;)
    ah, eu tenho esse video, superstar! tá na videoteca 1 ou 2, agora num lembro direito…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s