Eu estava com receio de ler este livro, no começo. Fiquei traumatizada com O assassinato de Agatha Christie, niqui o nome famoso no título serve apenas de isca para fãs mas o conteúdo não satisfaz o apetite [e nem o paladar].
Senquisgóde não foi isso o que aconteceu neste caso: o livro é até melhor do que a premissa divulgada em quase todos os sites. O autor não se limita a analisar os casos médicos episódio por episódio, como a sinopse sugere. Na verdade ele analisa bem poucos episódios, da primeira e da segunda temporada, mas a análise é bem mais ampla do que a dupla diagnóstico & tratamento.
O enfoque de Andrew Holtz volta-se muito mais para o sistema de saúde norte-americano, um lado menos conhecido do público de séries e de Michael Moore. A realidade desse sistema está bem distante da nossa, claro, em que equipamentos de ressonância magnética e médicos que gastam quinze minutos num exame físico preliminar são cenário comum.
Ele entrevistou profissionais que assistem a série e que opinaram sobre detalhes mostrados em House, desde a forma como as enfermeiras são retratadas, os aspectos administrativos, filosóficos e jurídicos, a indústria farmacêutica, História da Medicina, as faculdades de Medicina, casos verídicos relacionados a todos esses assuntos… As doenças da série tomam uma parte pequena do livro e mesmo nesses casos o foco recai mais sobre o procedimento médico do que sobre a doença em si.
Outro ponto positivo do livro é o índice remissivo, pra consultar quando quiser se lembrar de algum detalhe porque o autor não dá folga em nenhum momento. É uma quantidade enorme de informações pra processar, mesmo sendo redigido em linguagem fácil de entender para o leitor leigo.
Eu terminei de ler no dia em que chegaram os boxes das duas primeiras temporadas, adivinha se não vou reler ao mesmo tempo em que revejo os episódios?
O terceiro ponto positivo é que ainda existe demanda para uma enciclopédia médica que explique as doenças, medicamentos, equipamentos, procedimentos e tratamentos exibidos em todos os episódios – algo no estilo Polite Dissent.
.A Ciência Médica de House – A Verdade Por Trás dos Diagnósticos da Série, de Andrew Holtz.
Editora: Best Seller
Tradução: Adriana Rieche
ISBN: 9788576842316
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 288
Minha esposa trabalhava em um hospital em que o House era o grande ídolo dos residentes. Sou totalmente leigo na área médica, mas parece que estes seriados médicos (House e E.R.) tem uma boa base que acaba atraindo o pessoal da área.
Só sei que eu me divirto…
O livro tá aqui do lado: é o terceiro da fila! Ou quarto. (risos)
é, fui que dei pra ele, de dia dos namorados!
e quase que ele ganha esse livro de aniversário *um pouco* adiantado.
😆
Valeu a dica!
🙂
Pingback: Momento mão-de-vaca « Pensamentos de Uma Batata Transgênica
Pingback: Momento mão-de-vaca [2] « Pensamentos de Uma Batata Transgênica
Pingback: House e a Filosofia – Todo mundo mente « Batata Transgênica