Eu estudei no Maria Ubaldina

Jizuys! Adelaide ainda leciona geografia! Darci continua firme e forte em português! Do pessoal da secretaria eu não me lembro porque nessa época eu não era mais gremista, e nunca fui da turma da arruaça mas uia lá, Ivo e Chico, que me ensinaram português e história dois anos antes, no Santo Seno! OK, o Chico é uma excessão na minha triste sina de profis de história. Foi ele quem nos introduziu no mundo do grêmio estudantil.

Caras, tou falando de vinte e quatro anos atrás… Dos anos de 1983 e 1984, para ser mais exata.

Dá licença que vou ali, enxugar uma lagriminha.

The Tudors

No ano passado acompanhei a primeira temporada da série The Tudors. Eu sou uma total ignorante quando o assunto é História: não conseguia prestar atenção na leitura dos livros didáticos na escola, nem acompanhar os professores da matéria – que, a bem da verdade, limitavam-se a mandar a gente ler a lição do dia em silêncio. Acho que não tive sorte com esses profis.

Imagine então o meu espanto quando descobri que a Rainha Virgem, Elizabeth 1ª, era filha de Henrique 8º com Ana Bolena! E que Bloody Mary era neta de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, os reis espanhóis patrocinadores de Cristóvão Colombo. Pois é, por aí dá pra perceber a extensão da minha ignorância!

You think you know a story, but you only know how it ends. To get to the heart of the story, you have to go back to the beginning. [Henry VIII]

Continue lendo