The X-Files

Pequenos gestos fazem grande diferença

Pequenos gestos fazem grande diferença

Quem trabalha em equipe tem que pensar em termos globais, é uma regrinha de bom-senso.

Um exemplo disso são os trabalhos em conjunto como TCC, planos de negócios, planilhas de contas, pesquisas de mercado e outras coisas agradáveis de fazer com prazo apertado. Outro exemplo são os orçamentos enviados em anexos de email a clientes.

Pessoa tem que ter em mente que outras pessoas usam outros sistemas operacionais ou outras versões de programas e que o arquivo que enviará deve abrir, se não em todos, pelo menos na maioria das situações.

Aí o que o cidadão faz? Manda um arquivo .docx ou .xlsx que só abre num PC com o Office 2007 instalado. Esse X no final da extensão significa que o arquivo foi comprimido usando o padrão XML, o que o torna mais leve mas incompatível até com as versões mais antigas do Word e do Excel.

A primeira reação que eu tenho nesses casos é mandar cidadão carpir duas ruas de café no sol do meio-dia, mas aí periga o povo da Anistia Internacional fazer piquete na porta da minha casa. Dentre as outras alternativas me sobram:

. pedir gentilmente que salve num formato menos fdp restritivo como o .doc ou, de preferência, o .rtf e envie de novo [Arquivo -> Salvar como -> Salvar como tipo -> Formato Rich Text; no Excel salvar como Pasta de trabalho do Microsoft Excel 97 – Excel 2003 e …] – esse passo implica um tempo de espera que às vezes não temos;
. instalar um pacote de compatibilidade da Microsoft – esse passo dispende um bom tempo [são quase 28MB de download] e tem riscos [instalar coisas no PC sempre tem algum risco], sem contar que torna apenas um PC compatível. Se eu tiver que abrir o mesmo arquivo no notebook ou em lan house ou no comput da faculdade o problema continua o mesmo;
. instalar um conversor desses encontrados nos sites de download tipo DOCX2RTF – de novo, a questão do risco e a abrangência restrita;
. usar o serviço do site Zamzar – sobe o arquivo, informa um email e alguns minutos depois recebe uma resposta com o link para baixar o arquivo de volta, convertido.

Agora tou procurando um site que faça o mesmo serviço com arquivos .xps, que é o PDF da Microsoft. [Honestamente, empresa que manda orçamento neste formato não quer vender. Se quisesse, enviaria em formato amigável.]

No [ótimo] blog do Diego Xavier tem ainda um passo a passo para alterar o formato padrão a ser salvo pelo Office, sem ter de alterar toda vez.

2 comentários sobre “The X-Files

  1. Estes problemas de compatibilidade realmente matam. E o duro é saber que existem pessoam que dizem “agora tá fácil, é só mandar os arquivos para fulano que ele só ‘junta tudo’, imprime e entrega”.

    Sobra para o coitado batalhar em cima de arquivos de formatos diferentes, estilos do word definidos de forma diferentes e outras “pequenos detalhes” que fazem o coitado dormir as 6 da manhã…rs

    Agora, cá entre nós, empresa que manda orçamento em xps não quer vender mesmo…

    Boa sorte Tia Batata

  2. Isso não é nada – e quando você pede/reclama e o sujeito te responde como se você fosse a ignorante que só sabe usar Word, tadinha? Que não sabe nada de nada e só sabe abrir e fechar janelinha?

    Que faleçam. Todos juntinhos.

Deixe um comentário