50 livros para ler a qualquer hora

Livro é um bom presente

Livro é um bom presente

A atriz Julie Andrews e o ator Alec Baldwin se uniram este ano para incentivar as pessoas a presentearem amigos e entes queridos com livros neste Natal, iniciativa que ganhou a adesão de outras personalidades norte-americanas. [Folha]

Livro é um ótimo presente! Sempre que possível presenteio com livro – se a pessoa já gosta de ler escolho um que seja do gênero preferido dela, se não tenho muita certeza escolho um que eu gostei e acho que lhe cairá bem. Nos últimos tempos tenho ampliado para DVDs, mas como a maioria é adaptação literária, é quase como se desse um livro mesmo.

Por exemplo, na lista que o inglês The Guardian publicou em 2006 dos 50 livros que você tem que ler todos os cinqüenta títulos foram adaptados para o cinema. Ainda me faltam alguns para ler/assistir.

1984 – George Orwell – li.

Laranja Mecânica [A clockwork orange] – Anthony Burgess – vi o filme.

A Kestrel for a Knave – Barry Hines – não encontrei tradução brasileira, não li e acho que não assisti.

Alice no país das maravilhas [Alice's adventures in wonderland] – Lewis Carroll – li e vi a animação.

O psicopata americano [American psycho] – Brett Easton Ellis – li e vi o filme.

Bonequinha de luxo [Breakfast at Tiffany's] – Truman Capote – vi o filme

O condenado [Brighton Rock] – Graham Greene [filme O pior dos pecados] – não li nem vi o filme.

Ardil-22 [Catch-22] – Jonathan Heller – preciso ler.

Charlie e a fábrica de chocolate [Charlie and the chocolate factory] – Roald Dahl – vi as duas adaptações.

Close Range: Brokeback Mountain and other stories – Anne Proulx – não encontrei tradução brasileira; vi o filme.

O diabo veste azul [Devil in a blue dress] – Walter Mosley – vi o filme

As quatro estações [Different seasons] – Stephen King [filme Conta comigo] – o filme é um dos meus TFF.

O caçador de andróides [Do androids dream of electric sheep?] – Philip K. Dick – vi o filme.

Doutor Jivago [Doctor Zhivago] – Boris Pasternak – vi o filme.

O império do sol [Empire of the sun] – JG Ballard – vi o filme.

O clube da luta [Fight club] – Chuck Pahluniak – vi o filme.

O nome do jogo [Get Shorty] – Elmore Leonard- vi o filme.

007 contra Goldfinger [Goldfinger] – Ian Fleming – li o livro mas não lembro se vi a adaptação.

Os bons companheiros [Goodfellas] – Nicholas Pileggi – vi o filme.

O Coração das Trevas [Heart of Darkness] – Joseph Conrad – vi a adaptação [Apocalypse Now].

Tubarão [Jaws] – Peter Benchley – li o livro e vi o filme.

Los Angeles – Cidade proibida [LA Confidential] – James Elroy – acho que vi o filme.

As ligações perigosas [Les Liaisons Dangereuses] – Choderlos de Laclos – o livro e a adaptação com a Michelle Pfeiffer são meus TFF.

Lolita -Vladimir Nabokov – li o livro, vi trechos do filme.

O senhor das moscas [Lord of the flies] – William Golding – o livro é TFF, o filme é mediano.

As aventuras de Oliver Twist [Oliver Twist] – Charles Dickens – li o livro.

Um estranho no ninho [One flew over the cuckoo's nest] – Ken Kesey – não lembro se vi o filme.

Orlando – Virginia Wolf – não li nem vi o filme.

Orgulho e preconceito [Pride and prejudice] – Jane Austen – o livro é TFF, a minissérie da BBC também, e vi a adaptação com a Keira Knghtley.

Rebecca – Daphne du Maurier – não li nem vi o filme.

A lista de Schindler [Schindler's ark] – Thomas Keneally – tenho o livro, não vi o filme.

Sin City – Frank Miller – a HQ é TFF, a adaptação também.

Tess [Tess of the d'Urbervilles] – Thomas Hardy – não li nem vi o filme.

As crisálidas [The day of the triffids] – John Wyndham – não li nem vi o filme.

O paciente inglês [The english patient] – Michael Ondaatjee – vi o filme.

A mulher do tenente francês [The french lieutenant's woman] – John Fowles – não li nem vi o filme; do autor eu gostei muito de O colecionador.

O chefão [The godfather] – Mario Puzo – li e vi o filme.

O cão dos Baskervilles [The hound of the Baskervilles] – Conan Doyle – li agora em 2008.

O Livro da Selva [The Jungle Book] – Rudyard Kipling – não li nem vi o filme.

Relíquia macabra [The maltese falcon] – Dashiell Hammett – vi o filme.

Vidas sem rumo [The outsiders] – SE Hinton – vi o filme.

Primavera de uma solteirona [The prime of Miss Jean Brodie] – Muriel Spark – não li nem vi o filme.

Quando o coração bate mais forte [The railway children] – Edith Nesbitt – não li nem vi o filme.

Vestígios do dia [The remains of the day] – Kazuo Ishiguro – não li, o filme é um dos meus TFF.

O espião que veio do frio [The spy who came from the cold] – John Le Carré – li.

O talentoso Ripley [The talented Mr. Ripey] – Patricia Highsmith – vi o filme.

O ovo de ouro [The vanishing] – Tim Krabbé – não li nem vi o filme.

O sol é para todos [To kill a mockingbird] – Harper Lee – não li, o filme é um dos meus TFF.

Trainspotting – Irvine Walsh – tenho o filme.

A longa jornada [Watership down] – Richard Adams – não li nem vi o filme.

Lista checada, o que não pode é copiar os ingleses numa outra mania nacional:

Quase a metade de todos os homens e um terço das mulheres já mentiram a respeito dos livros que leram para tentar impressionar amigos ou parceiros em potencial, diz um estudo britânico. [BBC]

No topo da lista de livros que atraem a mulherada se o camarada disser que leu está a autobiografia de Nelson Mandela, Longo caminho para a liberdade – que está encostado aqui ao lado da coletânea de cartas da Elizabeth Bishop na minha estante, do jeitinho que saiu da livraria. :) Biografias não são muito o meu número.

Post relacionado
Tomai e comei

16 comentários sobre “50 livros para ler a qualquer hora

  1. Eu gosto tanto de Ardil 22 que eu vivo comprando em sebos e dando de presente.. aliás… tenho aqui em estoque para este natal 8 exemplares!

    O livro é super bem escrito e tem um humor muito fino e nonsense para a época em que foi escrito (década de 1960). Cada capítulo até mais ou menos a metade do livro conta uma série igual de fatos pela visão dos diversos personagens, aos poucos vamos construindo um todo consistente e quando isso é feito passa-se ao personagem principal que tentará solucionar sua questão.

    O filme é um dos piores que já vi!

    Adorei a lista e vou passá-la para meus alunos!

    Abraços e obrigado

  2. Eu vi mais filmes do que li os livros dessa lista. O livro do Clube da Luta é ótimo, eu adoro o Chuck Palahniuk. The Outsiders era um dos meus livros preferidos no começo da adolescência, não tenho mais o meu.
    Catch-22 é muito legal. :)

    Nunca li Lord of the flies, nem vi o filme.

    A biografia do Nelson Mandela atrai a mulherada?? Só se for inglesa.

  3. O meu sobrinho que está em idade escolar (7 anos, completou 1ª série; os outros têm entre 4 anos e “vai nascer no carnaval”) já ganhou de mim 4 livros este ano.
    Acho que o melhor que se pode fazer por uma criança é estimular a leitura. Nos últimos 4 anos, mais ou menos, eu fiquei um pouco relapsa com a literatura, mas estou tentando recuperar o tempo perdido. Li poucos desta lista, mas já já aumento o número.

  4. Olá Naomi!

    Listinha bem inglesa essa… mas tem muita coisa boa aí.

    Dos que você não leu e eu recomendo:
    -Rebecca (veja o filme do Hitchcock de 1940 com Sir Laurence Olivier, livro e filme são ótimos!)
    - Orlando (o livro é muito paradão, mas bom;o filme é interessante)
    - 1984 ( o filme é muito bom, bem sombrio, e o John Hurt está excelente!)

    Um abraço,

    Cristine

  5. patricia, que legal! quais que te faltam?

    rodrigo, plis, corrija meus erros, sim? tou vendo agora que tem um monte… :(

    kaká, só se for, pq é um tijolão arrastaaado.

    adrina, que fofo, é o edgar que gosta de ler?

    oidunda, tff é a sigla para top favorito foréva, livro [ou filme] que releio várias vezes. tf é erro de digitação, desculpa :(

    *rindo tudo da conclusão do keniti*

    cristine, lista o pessoal do guardian, né… tou à procura de alguma lista de peródicos brasileiros, mas parece que o pessoal daqui não é chegado. e enquanto isso tou tentando montar uma top50 minha. seria legal se todo mundo fizesse também!

  6. Lu, o “leitor” é o João Victor. O Edgar pai lê bastante, mas mais coisas técnicas (é engenheiro); o Edgar filho (sobrinho) tem 1 ano, ainda não foi “iniciado” na leitura…

  7. Naomi… eu ? Quem sou eu para corrigir seus erros? Não vi nenhum! Eu mesmo costumo não usar vírgulas(asma) e constantemente troco no teclado t por d e n por b(bariz endupido)…

    Considero blog um texto tão pessoal que não cabem correções ortográficas, vejo os blogs sempre como uma conversa pessoal muito informal e felizmente cheia de coloquialismos!

    bjos!

  8. Olhando um a um vi mais filmes destes que os livros da outra lista…daqui só li uns 7… mas ver eu vi quase a metade…

    1984 – George Orwell – li e vi, livro bom filme ruim.

    Laranja Mecânica [A clockwork orange] – Anthony Burgess – só vi o filme.

    Alice no país das maravilhas [Alice's adventures in wonderland] – Lewis Carroll – li e vi a animação e tenho uma filha com este nome!

    Bonequinha de luxo [Breakfast at Tiffany's] – Truman Capote – vi o filme

    Ardil-22 [Catch-22] – Joseph Heller – li e vi, livro ótimo filme ruim

    Charlie e a fábrica de chocolate [Charlie and the chocolate factory] – Roald Dahl – também vi as duas adaptações, a primeira gosto mais, achei a segunda um tanto sórdida.

    O caçador de andróides [Do androids dream of electric sheep?] – Philip K. Dick – Li o livro e vi o filme este é um caso extra, ambos são ótimos, mas o filme na versão do diretor é MUITO MELHOR!!!.

    Doutor Jivago [Doctor Zhivago] – Boris Pasternak – tb só vi o filme, belíssimo, história triste mas muito bela.

    O império do sol [Empire of the sun] – JG Ballard – tb vi o filme.

    O nome do jogo [Get Shorty] – Elmore Leonard- vi o filme e não achei muito legal não, dá prá passar umas horas.

    007 contra Goldfinger [Goldfinger] – Ian Fleming – só vi o filme, divertido como sempre!

    Os bons companheiros [Goodfellas] – Nicholas Pileggi – Só vi o filme, maravilhoso!.

    O Coração das Trevas [Heart of Darkness] – Joseph Conrad – vi a adaptação [Apocalypse Now] filmaço, passei a adorar o cheiro de napalm pela manhã!.

    Tubarão [Jaws] – Peter Benchley – só vi o filme, no lançamento… nunca me arrependi tanto de ter visto um filme, até hoje tenho pesadelos com tubarões.

    As ligações perigosas [Les Liaisons Dangereuses] – Choderlos de Laclos – Vi as duas adaptações, mas a adaptação com a Michelle Pfeiffer é simplesmente perfeita.

    O senhor das moscas [Lord of the flies] – William Golding – li o livro e concordo que ele é TFF, o filme eu achei ruim mesmo!

    As aventuras de Oliver Twist [Oliver Twist] – Charles Dickens – li o livro e vi uma adaptação da BBC na TV cultura na década de 80, adoro o personagem!

    Um estranho no ninho [One flew over the cuckoo's nest] – Ken Kesey – hehehehehe filme e livro são perfeitos, o papel parece que foi feito para o Jack Nicholson.

    Orgulho e preconceito [Pride and prejudice] – Jane Austen – não li o livro, mas vi a minissérie da BBC também.

    A lista de Schindler [Schindler's ark] – Thomas Keneally – só vi o filme e achei perfeito.

    Tess [Tess of the d'Urbervilles] – Thomas Hardy – vi o filme, fraquinho… mas dá prá ver.

    O paciente inglês [The english patient] – Michael Ondaatjee – só vi o filme e adoro!!!!

    O chefão [The godfather] – Mario Puzo – Só vi o filme, considero obrigatória a trilogia completa, mas tenho o livro em casa na pilha aguardando um bom e sossegado momento.

    O Livro da Selva [The Jungle Book] – Rudyard Kipling – MOGLI!!!! LI e Vi, muito divertido o filme e um livro maravilhoso

    Vestígios do dia [The remains of the day] – Kazuo Ishiguro – Se é o filme com o Antony Hopkins que eu estou pensando achei belíssimo, o livro não li!

  9. “As quatro estações [Different seasons] – Stephen King [filme Conta comigo] – o filme é um dos meus TFF.”

    As Quatro Estações traz, inclusive, os contos em que foram baseados os filmes ‘Um Sonho de Liberdade’ (Rita Hayworth and Shawshank Redemption) e o ‘Aprendiz’ (Apt Pupil).

    Parabéns pelo blogue,

    Tigre de Fogo

  10. Pingback: 25 livros melhor adaptados no cinema « Batata Transgênica

Deixe uma resposta

