Enquanto o Tio Oscar não vem

Com o calor que está fazendo hoje [31 graus às duas da manhã], tou com medo que chova pesado à noite e eu fique sem o sinal de TV. Tesconjuro, pé de pato, mangalô trêis veiz.

090213a_001.jpg

As cerimônias de premiação da Academia de Cinema de Hollywood não são famosas apenas por agraciar os melhores artistas e trabalhos, mas também pelo desfile de estrelas no tapete vermelho, pelos discursos de apresentação e agradecimentos, pelas estatísticas e curiosidades ano após ano.

Três matérias publicadas nesta semana pré-Oscar trazem alguns destes momentos Kodak inesquecíveis.

Momentos curiosos que ficaram registrados na festa do Oscar

Memorável e imperdível para milhares de espectadores, ao longo da história dos prêmios Oscar vários fatos imprevisíveis deixaram aflitos os produtores do evento mais assistido do mundo inteiro. Os organizadores da festa calculam tudo, o que será dito e feito a cada minuto no reluzente palco durante as três horas de transmissão e não gostam muito de improvisos.

Atenção! Ganhar o Oscar pode ser ruim para a carreira

Falar de uma maldição do Oscar talvez seja excessivo, mas a verdade é que alguns ganhadores do prêmio, como Nicole Kidman, Renée Zellweger, Halle Berry, Adrien Brody, Hilary Swank e Cuba Gooding Jr., não fazem sucesso nas bilheterias há anos.

Relembre as piores gafes do Oscar

Realizada ao vivo, com diversas celebridades e um complicado ritual cerimonial, a festa do Oscar é um prato cheio para gafes – desde as mais comuns, como celebridades tropeçando no palco, até as mais bizarras, como o “sumiço” do envelope com o nome dos vencedores da categoria. Algumas simplesmente são indisfarçáveis e o público no mundo inteiro percebe; outras, acabam virando lenda apenas entre os “insiders” de Hollywood.

Algumas dessas gafes apareceram nos respectivos Troféus PdUBT também.

Já a coluna Ask the AnswerB!tch, do E! Entertainment, elucida algumas dúvidas dos leitores a respeito da cerimônia.

P: Por que a noite do Oscar é no domingo? É um pesadelo para nós, amantes do Oscar aqui na Europa, ficar acordados até tarde na véspera de um dia de trabalho. Por que não no sábado?
R: Porque muito mais gente assiste TV aos domingos do que aos sábados. Além disso, se os Oscars forem muito longos, eles terão de competir com o [programa] Saturday Night Live. Eles não foram sempre aos domingos, no entanto. “Por muitos anos, os Oscars aconteciam às segundas,” me disse a portavoz da Academia Leslie Unger. A mudança para o domingo aconteceu em 1999.

Então o que dizer das 9 das 10 transmissões com maior audiência terem acontecido numa segunda-feira? Unger explica que “o planejamento de tráfego e outras logísticas necessárias são de alguma forma mais fáceis de executar num domingo.”

Capa da Time, semana passada

Capa da Time, semana passada

P: Quem sabe quem ganhou um Oscar antes da noite do Oscar? Quero dizer, alguém tem que imprimir a informação nos cartões. É só uma pessoa? O presidente da Academia sabe?
R: Segundo Unger, “Apenas duas pessoas sabem quem são os ganhadores antes dos envelopes serem abertos. São os chefes dos contadores da PriceWaterhouseCoopers, a firma que conta as cédulas de votação. Atualmente, são Rick Rosas e Brad Oltmanns. Ninguém mais, e absolutamente ninguém da Academia, sabe antes.”

TB: Então veremos se aquele vazamento de resultados realmente foi uma fraude!

P: Li na Internet que o Oscar de Heath Ledger deve ir para sua filha Matilda mas não até que ela complete 18 anos. Por que ela deve esperar até que tenha 18?
R: Matilda Ledger é um bebê. Isto a torna menor de idade. [Nem todo mundo em Hollywood é uma mini-adulta como Miley Cyrus, você sabe.]

E, como menor, a lei diz que Matilda não pode obrigar-se a nenhum acordo legal que a comprometa juridicamente – assinar um contrato, em outras palavras. Por que isto é importante se ela não está assinando nenhum acordo cinematográfico por si mesma?

Porque o pessoal do Oscar impôs uma regra delineando como ela receberia a estatueta de seu falecido pai – tendo ele que ganhar Melhor Ator Coadjuvante no domingo – e esse termo de compromisso requer que Matilda assine um contrato. Especificamente, o contrato estabelece que Matilda não revenderá o Oscar de Ledger sem primeiro oferecê-lo de volta para a Academia por um dólar.

Este acordo é padrão para todos os vencedores do Oscar, presumivelmente para evitar os laureados de abastecer o mercado negro de brilhantes homenzinhos dourados. Mas, é claro, Matilda não poderá assinar tal acordo até 2023.

Até lá, o advogado de bens e de fundos de ações Jim Siegler me explica que “o executor dos bens de Heath Ledger guardará o Oscar para ela.” Mais especificamente, o pessoal do Oscar disse que eles darão a estatueta para a mãe de Matilda, Michelle Williams, até que Matilda atinja a maioridade.

É claro, tudo isso é discussão pública se Ledger não ganhar aquele Oscar póstumo, então vamos ver o que acontece primeiro, certo?

P: Além dos indicados, quem mais é convidado para comparecer ao Oscar?
R: Gente quente, eis quem. Lembra da Heidi Klum, que compareceu ao Oscar do ano passado como embaixadora da Coca-Cola para alertar sobre problemas cardíacos vestindo aquele traje longo vermelho diablo de gola alta, dragão cuspidor de fogo? É. Não é membro votante da Academia. Mas é quente.

A convidada especial Miley Cyrus não é embaixadora de nada, mas pelo menos tem a desculpa de ser uma das apresentadoras. Este ano, Zeffron [Zac Effron] e Robert Pattinson irão também, ambos; ambos serão apresentadores, e Zeffron também cantará. Ambos, ainda, são quentes.

A verdade é que poucas pessoas que não são membros da Academia põem os pés dentro da cidade proibida conhecida como o Kodak na noite do Oscar. Mas você ficará surpreso ao saber…

… que nem todo membro é conduzido para dentro automaticamente. É tudo matemática, veja. Eu sei que matemática é chato. Tentarei tornar isso tão sexy quanto possível.

A extremamente gata Academy of Motion Picture Arts and Science tem cerca de 6 mil membros. Mas o Kodak Theatre – o sexy, SEXY Kodak Theatre – tem apenas 3,3 mil assentos. Você vê o problema. Então a Academia joga uma loteria a cada ano para determinar quais membros podem comparecer. Indicados são presenças óbvias, mas o resto? Nem tanto.

De acordo com fontes do Oscar que interroguei no ano passado, Gary Busey – aquele que ousou assediar O Seacrest [Ryan Seacrest] no último Oscar – é um membro da Academia. Ele obteve seu ingresso para o Oscar ao ganhar na loteria da Academia daquele ano.

TB: Os organizadores fazem o maior mistério a respeito dos apresentadores  e números musicais, mas deixaram vazar os de Miley, Zac e Pattinson na esperança de atrair audiência adolescente. Assim ouvi dizer.

[Tradução Tabajara]

4 comentários sobre “Enquanto o Tio Oscar não vem

  1. Naomi, acompanhar os seus comentários sobre o Oscar, quando não dá para ver o mesmo, é imbatível, minha flor!

    Vini mandou abraços.
    Ele tem orkut só para recados, pois estuuuuuuuuuda sem parar.
    Nem e-mule ele usa mais.
    Ao menos por enquanto…
    Mas, não perde uma chance de ver na telona, com amigos, os filmes da vez.
    Diz ele que Operação Valquíria não é lá essas coisas.
    Muito diálogo e previsível, para um intelectual.
    Mas, um amigo dele adorou!
    Vá se entender o gosto de cada um…
    😉

    Lembramos do Caçadar de Pipas em DVD e imaginamos que deva ter extras, e opcionais, que devem valer a pena.
    Mas, concordamos com você.
    Primeiro o livro.
    Depois o filme.
    🙂

Deixe um comentário