Quem não tem cão

Eu não pude assistir ao primeiro episódio de O Aprendiz Universitário no dia da estreia [entre sessão dupla de Laurence Olivier ou Roberto Justus a escolha foi facinha, facinha], mas ontem aproveitei pra tirar o atraso e vi pelo Canal Brusp [Youtube].

Não vou comentar sobre o episódio em si [exceto que morri de inveja do time vencedor, que viu o show do Blue Man Group]. O que tou achando bem legal nesta edição é a interatividade da produção com o pessoal que tem acesso à Internet.

Desde as edições anteriores, a Vivi [vencedora da primeira edição e funcionária do Justus] e o Válter Longo participam da comunidade no Orkut, mas agora essa participação na rede se ampliou bastante.

O hotsite do programa dentro do site da emissora, pra começar, cresceu em tamanho e em agilidade. Além das fotos e currículo resumido dos participantes, agora tem também o perfil em vídeo de cada um, galeria de fotos e recap das provas [recapitulação].

Isso seria o minimo que a gente poderia esperar, né?, mas outro atrativo para quem acompanha o programa é o conteúdo exclusivo como o blog da produção [com RSS, ou seja, a gente sabe quando tem atualização pelo leitor de feeds], o podcast do Válter Longo e os vídeos Hora Extra, exclusivo para a Internet.

Eu achei bem legal o uso de ferramentas populares pra divulgar o programa e interagir com o público:

. galeria de fotos no FlickR;
. hospedagem de vídeo no Vimeo [no ano passado foi no Youtube];
. perfil no Twitter;
. grupo no Facebook;
. e, é claro, comunidade no Orkut.

Como eu não sei se conseguirei acompanhar pela TV com a mesma frequência do ano passado [ainda mais com as mudanças bruscas de horário do canal], essas alternativas são uma mão na roda.

Por coincidência, a Bruna comentou no Quarto Escuro sobre essa interação também, só que da parte da novela global Caminho das Índias.

Sinais!

About these ads

4 comentários sobre “Quem não tem cão

  1. Naomi, essa interação está acontecendo em vários locais. Esses últimos três meses, fiquei meio por fora do universo dos Blogs, mas estive acompanhando, o que para mim, foi a maior revolução, o BBB.

    A internet foi o elemento X desse reality, que como sempre, teve edições manipuladas, favoritas sendo alavancadas pela emissora, mas no caminho dessa esteve a internet, com seus videos no you tube, permitindo que assistissemos o verdadeiro BBB, restrito aos que tinham PPV.

    Comunidades do Orkut discutiam a manipulação, blogs especializados no assunto abriram o verbo sobre o fato, enquetes da internet serviram como elemento de testemunha da insatisfação dos que assistíamos e ajudaram a desmascarar votações adulteradas.

    E o paredão entre a candidata da emissora e um dos candidatos prejudicados virou o ponto de desagravo. Eu presenciei pela primeira vez um mutirão na internet de cerca de 10 mil pessoas que se revezaram durante 24 horas, votando sem parar, para derrotar a candidata da emissora.

    O sistema de votação deu pane em vários estados. Sites não aguentaram o montante de votos. Foram 58 milhões de votos em 24 horas!!!! E a candidata da emissora foi DERROTADA pela INTERNET!!!1

    Inclusive um dos maiores sites de humor da Net, o Kibe Loco, abriu uma campanha para uma das candidatas e em menos de quinze dias, conseguiu colocá-la em segundo lugar, perdendo por meros 0,24% pontos percentuais.

    Eu participei desse movimento, e juro, fico arrepiada até hoje só de lembrar. Por que pela primeira vez, vi: 1) o poder que nós, internautas, temos. Foi devido a um reality, mas poderia ser em qualquer frente. 2) a midia televisiva abriu os olhos para a internet.

    Ainda vou escrever um post sobre esse fato, sei que muitos torcem o nariz para o BBB, mas sobre essa mobilização temos que falar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s