Flaming Sambuca

House S05E22

House S05E22

Sambuca é um licor italiano feito com álcool [42%], solução concentrada de açúcar, óleo essencial de aniz-estrelado [Illicium verum], sabugueiro e outros flavorizantes. É aparentado do grego ouzo [aguardente de uva aromatizado com aniz]: transparente quando puro e leitoso se se acrescenta gelo.

Se um dia lhe oferecerem um “Sambuca com mosca” não faça cara de nojo: a “mosca” é um grão de café torrado, que pode ser mastigado para enfatizar o sabor do aniz e essa bebida é oferecida como um digestivo. Como é um licor muito doce, é usado também para adoçar o café.

Por causa do seu teor alcoolico, é ótimo para preparar drinques flamejantes [o próprio Sambuca com mosca é feito assim], mas deve se tomar alguns cuidados:

. ele emite uma chama azulada que não é perceptível em ambientes iluminados – mesmo assim, não é muito aconselhável prepará-la em morgues -;
. use copos de vidro grosso, ninguém quer ser atingido por estilhaços de fino cristal;
. um simples guardanapo de papel posto sobre a borda do copo apaga o fogo, não use a mão – Chase, tou falando com você!;
. espere a borda do copo esfriar antes de beber – House, agora é com você!;
. criança que brinca com fogo faz xixi na cama.

Segundo um carinha no Yahoo!Answers, a bebida flamejante pode ser feita ainda com Everclear ou Bacardi 151. Imagino que Absinto também faça o truque [lembra do Johnny Depp no filme Do Inferno?].

Sambuca com Mosca

Ingredientes
Sambuca
03 ou 05 grãos de café

Modo de Preparo
Feito diretamente no copo de licor. Encher o copo e colocar os grãos de café. Com a bailarina retirar, de dentro do copo, um pouco do licor e, cuidadosamente, colocar fogo, levá-la ao copo e, então, colocar fogo em toda a Sambuca . Este processo irá ferver os grãos de café fazendo com que eles liberem uma “oleosidade” para o fundo do copo. Deixar flamejando pôr mais ou menos um minuto. Apagar o fogo e estará pronto para beber.

Tutorial para fazer um Flaming Sambuca

Link http://www.youtube.com/watch?v=Lvlemtemd2s

* Este post é dedicado ao Marcus.

Anúncios

10 comentários sobre “Flaming Sambuca

  1. Ô mondiê…tss…tss…tss… você deve tar com Ascaris Lumbricoides, só pode ser, o vulgo lombriga… Conhece mais melhor que eu de Sambuca, como ousas! Postou tubaína, curry e agora, o Sambuca.

    Até ontem, eu gostava de frequentar botecos da Rua do Guspe, mas depois que você dissecou a vida, a obra e a morte de Sambuca, vou querer frequentar bares mais modernosos, mais “in” (gíria defasada dos anos 80) e me vestir de Dolce e Gabbana pra tomar essa Sambuca. Mas jamé com Dr House! Com Clive Owen, seu eu aceitar sair com ele. (disfunção cerebral, tadinha de mim).

  2. Pingback: Mamilo Escorregadio [Slippery Nipple] « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s