Diana Wynne Jones

Diana Wynne Jones

Diana Wynne Jones

@neilhimself Diana Wynne Jones is the best. The very best. Honest. Finally an article that says so too: http://bit.ly/tjiHH

Veja, não sou eu quem tou dizendo isso: é Neil Gaiman, ele mesmo. Dentre os tantos escritores fantásticos [perdão pelo trocadilho], ele é fã da autora da série mágica Os Mundos de Crestomanci, O Castelo Animado e outros livros de ficção e fantasia.

Eu devo muito à Bruna pela indicação de Crestomanci [senquis, frô!]. O Castelo Animado é um dos meus livros Top Favoritos Foréva, junto com As Vidas de Christopher Chant e Vida Encantada. E se você ler A Semana dos Bruxos [lançado em 1982] perceberá a fonte de várias ideias de uma outra série de livros de bruxos adolescentes que fez tanto sucesso mundo afora que acabou por estimular a republicação dos livros de Wynne Jones. Irônico, não?

O link do tweet leva a um post no blog de livros do The Guardian. A autora do post, Imogen Russell Williams, comenta justamente esse desconhecimento do grande público até mesmo em sua terra natal, o que é uma pena porque os livros de Wynne Jones são deliciosos de ler e não tratam o leitor como um burraldino que precisa ser levado pela mão.

Diana Wynne Jones has a unique record of producing books you can’t forget. Her intelligent, imaginative brand of fantasy is, at root, down-to-earth – heroes win humanly, by acknowledging their weaknesses and playing to their strengths, and by behaving nicely to other people and giving them the benefit of the doubt even when they appear to be revolting. The fact that the heroes in question might be nine-lifed enchanters with power over space and time is incidental.

A escritora cursou Inglês em Oxford e foi aluna de C. S. Lewis [As Crônicas de Nárnia] e de J. R. R. Tolkien [O Senhor dos Anéis]. Gaiman dedicou um dos volumes de Livros da Magia a ela, e Wynne Jones dedicou-lhe Hexwood. Dos 39 livros lançados, sem contar as antologias, coleções e os livros adultos ou de não-ficção, apenas sete foram traduzidos no Brasil:

Série Os Mundos de Crestomanci, Geração Editorial
Semana dos Bruxos, A
Magos de Caprona, Os
Vida Encantada
Vidas de Christopher Chant, As
Mil Mágicas*

Série Castelo, Editora Record
O Castelo Animado
O Castelo no Ar*

Posts relacionados
Howl’s Moving Castle – livro
O Castelo Animado – anime
Os Mundos de Crestomanci

* Objetos de desejo

Anúncios

6 comentários sobre “Diana Wynne Jones

  1. mais uma aqui que ama esses livros \o
    eu tenho lido tudo o que posso dela em ingles tambem, e vou dizer que é um desperdicio não traduzirem mais coisas dela… dwj merecia mais reconhecimento -.-

  2. Pingback: Leio porque é livro; se fosse líquido, bebê-lo-ia « Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s