Miss Brasil 2009

Larissa Costa

Larissa Costa

Então, teve o concurso do Miss Brasil ontem à noite, né? Não sei se eu não estava no espírito certo mas achei esta edição tão sem graça que até cochilei em um certo momento, entre o desfile de vestido de gala e o de biquíni – e olhe que desta vez até tinha companhia.

Pensando bem, a companhia também tava mais animada no desfile de traje típico, que sempre rende ótimos momentos, né? Desta vez foi o primeiro desfile da noite [tá, o segundo se contar o de maiô com aquelas voltas de pérolas]. No momento que cochilei, um aproveitou pra tomar banho, outro fazia uma boquinha na cozinha, ou seja, tava chato mesmo.

Pra começar, o duo de apresentadoras tava muito díspar: a Renata Fan foi muito bem quando apresentou solo o Miss São Paulo duas semanas atrás. Ela tem carisma e jogo de cintura e costuma passar segurança, só que ontem a outra apresentadora conseguiu derrubá-la com a falta de timing e atravessadas. Por várias vezes a câmera mostrava Fan com o sorriso pregado, microfone posicionado, aguardando a deixa da colega por segundos sem fim.

O que me aborreceu de verdade na outra apresentadora foi um vício de linguagem que não é tão raro de presenciar, mas ouvir por quase três horas incomoda: a apresentadora, ela comete esse vício que fiz de propósito agora. Esse vícío, ele deve ter um nome específico que eu desconheço. A apresentadora, ela repetia isso o tempo todo.

Argh! Socorro! Alguém me pare!

Melhor Traje Típico: Miss MG

Melhor Traje Típico: Miss MG

Quanto às candidatas, honestamente, pra mim tanto faz quanto tanto fez… Teve uma diversidade maior comparado com o ano passado, pelo menos isso! Mesmo assim, quase todas as finalistas eram clones das misses Natálias, com o mesmo tipo físico e tudo o mais. É essa monotonia que vem de alguns anos que diminui o meu interesse pelo concurso, acho.

O que ainda me atrai é o desfile de fantasias. Vamos chamar pelo nome certo, vai, eles próprios já deram essa dica quando convidaram gente de escola de samba pra julgar qual o melhor “traje típico”. Não anotei nenhum nome/Estado, por isso não conseguirei identificar a moça que foi vestida de cebola, ou a que ficou sem pescoço, ou a que ficou com papel higiênico grudado atrás.

Fotos das candidatas em trajes típicos no site Miss Brasil Oficial
Parte 1
Parte 2

As únicas que me lembro de cabeça são a de MG, que foi fantasiada de Nossa Senhora, porque ela levou o troféu [ou melhor, o criador da roupa, que por coincidência é o mesmo que fez todos os vestidos de gala], e a de GO porque eu estava esperando para vê-la. No ano passado foi a única de quem gostei e agora em 2009 ela também se destacou naquele mar de penas e alegorias. Será que foi a Leila Santos quem criou a de 2009 também? Se sim, parabéns, mulher, você conseguiu de novo!

Miss GO em traje típico

Miss GO em traje típico

O comentário mais ouvido aqui nessa hora era “como é que deixam uma pessoa sair na rua vestida assim?”

Tá, nós sabemos que não saíram na rua, mas todo mundo viu mesmo assim, né? Teve fantasia ali que arrasou com a figura da candidata, escondeu o corpo, encurtou o tronco ou as pernas ou os braços, sumiu com o pescoço, era difícil de carregar e obrigou a candidata a perder o porte altivo ou era apenas triste de ver.

Vou me abster de comentar os trajes de gala, tá? Tou tentando ser uma pessoa positiva que sempre tem uma palavra de incentivo e neste caso prefiro pecar por omissão, como diz titio Walter Longo.

Gnar! Não consigo me omitir na prova das perguntas, Grande A’Tuin que me perdoe!

Pra começar, Renata Fan avisa que aquele não não é um teste de inteligência, muito pelo contrário. Comentário na sala: “qual o contrário de teste de inteligência?”

E aí rola o festival de clichês e frases feitas:

. em qual pessoa você se espelha? “minha mãe”;

. qual a maior lição de vida que você aprendeu? “meu avô me ensinou a diferença entre tomar emprestado e ganhar” [com choro];

. qual a pessoa que você admira? “Deus” [ahn… pessoa?];

. que pessoa você aplaudiria? “Ayrton Senna”.

Essa última perdeu pontos por se embananar e perder a linha de raciocínio mas, em todo caso, não tanto quanto a candidata da cidade do Rio de Janeiro no concurso regional, transmitido pela CNT no mês passado: ela teve um ataque de risos e não conseguiu dizer nada coerente. [Não a que representou o Estado no Miss Brasil, essa é de Terezópolis.]

Agora é esperar dia 23 de agosto e acompanhar o Miss Universo, torcendo pro ânimo voltar.

P.S.: Daí você vê a representante brasileira de 2008 ao lado da Miss Universo 2008 e percebe que não tem comparação.

P. S.2: Tanta aflição antes do concurso pra confirmar se Dayana Mendoza viria ou não ao Brasil, por causa da gripe suína, e ela chega lá no palco para passar despercebida e mal anunciada. Que deselegante, dona Band.

Posts relacionados
Final de Copa do Mundo [mas o tópico foi o Miss Universo de 2007]
Miss Brasil 2008
Miss Universo 2008

Anúncios

54 comentários sobre “Miss Brasil 2009

  1. Pingback: Miss Brasil 2009: Uma análise pessoal « Televisão é Magia

  2. Oiê…. infelizmente não deu pra fazer o traje típico da Miss Goiás este ano… Na verdade, nem sei quem fez…. mas obrigada por lembrar de mim!!!! Quem sabe em 2010 eu farei novamente!!!
    Beijinhos,
    Leila Santos.

  3. Você tem razão, com a excessão de 2 ou 3 o resto era tudo igual, mesmo cabelo, mesmo corpo, nem sei como escolheram. Aqueles trajes de gala não merecem cometário. Espero que o Miss Universo seja melhorzinho. 🙂

  4. Ué! Desfile de maiô?! Lembro que já tinha entrado na fase do desfile de biquinis…
    Continua a marca dos 90-60-90?!

    Fofura, assisti Dúvida. Diria que é um embate de “guerra dos sexos” tratando de um assunto delicado e polêmico. Impactante. Mas, deveras interessante. Meryl Streep magistral, como sempre!
    Ficou o travo amargo, o nó na garganta, o mesmo de Caçador de Pipas.
    Só que esse filme eu não, só li o livro.
    Superação é a palavra chave, tanto de um quanto de outro.

    • frô, teve desfile de:

      . maiô com colar de pérolas;
      . fantasia;
      . traje de gala;
      . biquíni;
      . traje casual [=vestido cocktail];
      . maiô [sem pérolas]

      é muito, né?

      ah, dúvida tá na minha lista de quero ver, sou fã do philip seymour hoffman!

  5. Miss Cafona 2009.
    Gente, pelamordedeus!
    Eu também dormi, durante o desfile de biquini.
    Os trajes típicos, me deixaram constrangida, qualquer escola de samba do terceiro grupo faz algo mais requintado que aquela fantasia de CEBOLA! Nem vou falar da roupa da Miss São PAulo, oi?Que era aquilo? Tinha uma hemorragia na cintura.
    E os vestidos de noite? Vc que é esoerta pode me explicar, qual é a estética? Meu deus!
    Tudo assinado pelo mesmo estilista! Minha filha lembrou: Alexandre Dutra, morro pelada, mas nnao uso uma roupa dele!

    Beijo

    PAola

  6. Tanto a miss Brasil 2008, qto a miss Brasil 2009, do lado da Miss Universo desapareciam, realmente não tem nem comparação! Tão linda, veio all the way from the U.S. pra nem ser anunciada direito, nem entrevistada, nem desfilar, nem nada! Foi constrangedor pra quem estava assistindo (como eu), imagine para ela! Em vez disso entrevistaram a Natália Guimarães, que foi miss Brasil lá em 2007 e ninguém mais aguenta ver! Os vestidos… bem, só gostei de dois. Vale à pena dizer que eram todos muito parecidos? Não! Pq faz dois anos que os vestidos do Miss Brasil estão com a mesma cara. Não só os vestidos, as misses tb, o mesmo cabelo, o mesmo corpo, o mesmo nariz (quase 100% muito visivelmente [mal] operados). Quanto à vencedora, não respondeu muito bem a pergunta (demos um desconto pelo nervosismo da hora), mas pareceu ser das 5 a mais inteligente.

    • silva, muito bem dito! quant aos vestidos, juro que depois do quinto ou sexto eu nem prestava mais atenção. talvez subconscientemente tenha até achado algum bonito, mas já esqueci de todos em menos de 24h, o que não é um bom sinal.

      você assistiu à transmissão do miss sp? lá mostraram como o estlista faz as roupas na hora!

  7. A NOVA MISS BRAZIL 2OO9 E LINDISSIMA. O DURO E AGUENTAR A BOANERGES NO JURI QUERENDO APERECER, ,SE, SEU EX EX E X SERGIO BRUM E AQUELÇA DUPLA CAIPIRA NADIA E NAYLA E DOSE TER QUE AGUENTAR ESS AGENTYE BREGA NO CONCURSO MISS BRASIL …COITDAS SAO MUITO BREGAS AS CAIPIRAS NADIA E NAYLA FORA DUPLA CAIPIRA BREGA..AGOR A VIVA MISS BRASIL COM VESTIDOS COSTURADOS NA HORA PEÇLOS CAFONAS DE SEMPRE;E RIDICUÇLO OS TRUM P TEM QUE SABER DE TUDO ISSO QUE AACONRECE NO MISS BRASIL TANTA CAFONICE;;;AS CAIPORAS NINGUEM AGUENTA.. E O0 EX MARIDO SERA QUE VAI ABRIE REDE DE SECOS E MOLHADOS NO NORDESTE….DEVIA E TIRAR O CONCURSO DA CAFONA KKKKKKKKCHEGA DA D´PLA CAIPIRA;;;SAUDADES DE PAULO MAX……E3 MARLI BUENO QUE VOZZZ PELO MENOS ESSE ANO TEE MUSICA DECENTE;;A PAL,OLIVE DEVE TER PAGO ECAD..OS VESTIDOS DA DONA ERA,, O TERROR DA NOITE E A M,AOZINHA SOBE E DESCE.LALALALA ELA E UM YERROR CHEGA DE VEINHA SPTESNTANDO ..BOTA PRODISSA IGUA A MARAVILHOSA RENATA FAN

    • silva, exatamente! eu torci para que a miss bertioga vencesse em sp, é uma mulher negra com traços faciais distintos, difícil de esquecer, mas fiquei surpresa com a mudança que a miss campinas, a vencedora, apresentou em duas semanas.

      no concurso estadual ela parecia bonita, no nacional apareceu belíssima.

      a miss bertioga 2009 lembra um pouco a deise nunes, que *na minha opinião* foi uma das nossas representantes mais lindas.

  8. Oi, Naomi! O concurso foi muito cansativo, mas gostei do resultado. Acho interessante sairmos do eixo Sul-Sudeste que costuma manipular o resultado todos os anos.
    Sobre as apresentadoras, ponho as duas no mesmo saco e jogo fora. Renata Fan é linda, mas sua fala é irritante, ela improvisa além da conta, cheia de vícios como “Guenta aí!”, “Não sai daí!”, etc.
    A título de curiosidade, acho que o vício da Naila Micherif é aquela figura de sintaxe chamada “Anacoluto”, que sempre antecipa um termo da frase, deixando-o meio que desligado da oração, gerando um desvio na construção.

    • erika, sabe que não botei reparo nos vícios da renata fan? mas acho que sei o motivo: no dia 17/4 assisti à transmissão do miss rj, que teve uma apresentação sofrível sob responsabilidade da coordenadora estadual, de chorar mesmo.

      comparada com isso, a apresentação da renata fan no dia seguinte foi excelente, e fiquei com essa ideia na cabeça. 😆

      anacoluto, acho que é isso mesmo. valeu!

  9. Erika!
    Anacoluto é aquela mania que virou brincadeira de humorista da Globo?
    O famoso “você não deixa eu molhar o bico”.
    O humorista fala, para, bebe, e só então solta o jargão, para poder completar a frase.

    Para ser sincera, fiquei curiosa, com o post, e o seu comentário, mas, não entendi ainda qual é a mania dessa apresentadora.
    Nem preciso dizer que não estava off, em outra sintonia, né?
    😉

    Tommy!
    Esse olhar masculino, com sua interpretação diferenciada, é interessante.
    Gostei!

    Naomi, minha flor, seis entradas e desfiladas…
    Não simplificaram nada, então!
    Só ampliaram, e pelo jeito complicaram.

    90-60-90 para as rechonchudinhas do século passado, tudo bem!
    Mas, para as esquálidas desse milênio, é muito.
    Tem razão, minha linda!
    🙂

  10. Oi, Cassia!

    Então, o anacoluto enfatiza mais de uma vez um termo da oração de forma que ele fica sem nexo com o restante da frase. A Naomi deu um ótimo exemplo: “A apresentadora, ela repetia isso o tempo todo.”

    Pra mim, isso é um anacoluto. Na oralidade, as pessoas fazem muito isso mas, geralmente, não se dão conta. É um vício da fala. Na escrita, normalmente, é um recurso literário ligado ao pensamento das personagens, ao discurso reflexivo, algo assim. Beijo.

  11. Na maioria dos sites estão falando mal da escolha da Miss RN. Coitada, ela não tem culpa se os jurados eram incompetentes. Vamos respeitá-la, pois agora ela não é mais a miss RN e sim a mis Brasil.
    Conseguiram não enxergar a beleza da MIss Minas Gerais ( Rayanne) que irá representar o nosso país no Miss Beleza Internaciona.

  12. Gente, a miss mais bonita, para mim, é a Miss Pará.
    Ela é quem deveria representar o Brasil.
    Mas até que enfim pararam de enxergar
    só s misses do sul Paraná, Santa Catarina e, principalmente RG do Sul.
    A Natália Anderle mais pareceia um travesti e não uma mulher.

  13. Primeiramente vc está coberto de razões.
    Alguns erros que reparei :
    – Não apresentaram em momento algum ( só no final ) a Miss Universo 2008.
    – Alguns jurados que não são do ramo estavam julgando as Misses.
    – As respostas ( com as 5 finalistas ) foram ruins e as mesmas.
    – Alguma sabe falar inglês ?
    – Se a Miss MG era baixa, porque a escolheram ?
    – Entrando no site Miss Universo, já existem belíssimas candidatas.
    – A Larissa vai ter que se preparar muito bem, tomara.
    – Uma coisa é certa : a atual Miss Universo em termos de beleza apagou completamente as outras na entrega das faixas.
    – Gostei muito da Paraná e Ceará não desmerecendo a RGN.
    – Boa sorte.

  14. Realmente, a miss Pará se perdeu um pouco na resposta. Aliás, não apenas ela, mas a própria vencedora ficou muito nervosa e deu uma resposta, nada convicente, na minha opinião. A miss Pará parece pouco fotogênica, no entanto, pelos vídeos, principalmente naquele da entrevista feita por um jornal da band nota-se que ela era com certeza a mais bela em todos os quesitos. Só não viu quem não quiz. Ano passado foi a mesma coisa. Nem entre as 05 finalistas a miss Pará 2008 – Bruna Pontes – ficou. Aí deu no que deu. Uma vergonha só no miss universo uma mulher de beleza um tanto esquisita representada pela gaúcha!!!

  15. Gente ,fala sério!a beleza da miss potiguar é natural daquela terra de gente bonita e hospitaleira, não precisava desbancar as demais com um suporte bem superior de conhecimentos…ela é o conjunto perfeito pra representar nosso país,adoreiiii!!!!!

  16. A miss RN era perfeita. Muito linda sim. O preconceito de algumas pessoas é pq ela não é do eixo Sul/Suldeste. Eu qdo liguei a tv, comentei logo: Perfeita essa miss RN, acho que ela fica entre as 3 e olha que deve até ganhar. No decorrer vi que a mineira é muito linda, mas não tinha altura.
    Vamos lá, a Larissa vai se sair muito bem no Miss universo! Qto a Miss Universo, a Dayana, realmente foi incredulo aquela participação minima dela. Ela é perfeita..rsrs

  17. Na minha opinião e de muitos que eu observei durane as enquetes antes do concurso, a que tinha mais chances a um título de miss Brasil e posteiormente de miss universo sem dúvidas era a Miss Pará. Ficou evidente tanto no vídeo qto nas fotos na internet que era a mis bela, elegante, linda mesmo, pena que falhou na resposta, mas qual delas não falhou? O juri foi injusto, sem noção, não soube escolher a quem tinha a maior chance de pelo menos de ser uma das finalistas ao Miss Universo 2.009. Bem, agora já foi e mais um ano o Brasil tá fora da disputa, não acredito que a atual miss Brasil , Larissa tenha alguma chance, não é tão bonita, realmente a mais bonita, Miss Pará!!!!

  18. REALMENTE OS JURADOS NÃO SOUBERAM ESCOLHER A NOSSA REPRESENTANTE PARA A MISS UNIVERSO, POIS A MISS ESCOLHIDA NÃO É A MAIS BONITA. EXISTIAM OUTRAS CANDIDATAS MAIS BONITAS ELEGANTES CHARMOSAS E COM MAIORES CHANCES DE GANHAR O MISS UNIVERSO.TIPO (MISS MINAS GERAIS).UM LEMBRETE MORO NO ESTADO DE SÃO PAULO.
    QUANDO ESCOLHERAM A MISS SÃO PAULO, FALEI QUE ELA NÃO SERIA A GANHADORA PARA REPRESENTAR A MISS BRASIL, NO QUAL ERA RIDICULA A COMPARAÇÃO AO SEGUNDO LUGAR, ELA ERA A MAIS LINDA DE TODAS,ENTRE ELAS.
    MAS LAMENTAMOS QUE OS JURADOS NÃO TENHAM ESCOLHIDO BEM A MISS BRASIL, ASSISTINDO O PROGRAMA DA ADRIANE GALISTEU FIZERAM UMA PERGUNTA A MIS BRASIL, SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL E ELA NÃO SOUBE RESPONDER, TENDO QUE O HUMORISTA A INTERVIR. INFELIZMENTE NÃO TEMOS UMA REAL REPRESENTANTE A CANDIDATA A MISS UNIVERSO PARA TRAZER ESTE TITULO A ESTE PAÍS. INFELIZMENTE OU SOMENTE NA PRÓXIMA OPORTUNIDADE, 2010. QUERIA EU ESTAR EQUIVOCADO.

  19. acompamho concursos de misses há tempos.opinando sobre a eleição de miss brasil 2.009. . . não vi nada de mais na candidata eleita do rn. é um tipo comum,não tem aque carisma que uma miss precisa ter.na verdade poucas misses se tornam especiais e reinam por eternos anos,mas a miss brasil atual não terá uma grande projeção nacional,pois é um tipo nada marcante.falam da pouca altura de miss minas gerais-1,74m-,mas era a mais charmosa de todas.as gaúchas são todas iguais nas plasticas com aquelas bocas imitando a boneca barbie-horríveis.o pior que entram com tudo na passarela achando que sempre abafam.nem todas as misses brasil foram varas de apanhar coco de 1,85m,vera fischer tinha 1,70m.ser jogadora de volei e basquete é uma coisa…ser miss é outra coisa.já sei,vou torcer pela venezuela no miss universo 2.009.

  20. Gente, deixem de criticar a MISS RN, cadê suas culturas? Todas representam uma só nação: O Brasil. Botem na cabeça que qualquer uma que ganhasse ia ter críticas também. A miss é muito linda sim, só precisa sua produção ter mais cuidado com sua aparência nos olhos, não diria olheira, mas ela tem uns traços esquisitos, que as pessoas confundem, chamando de velha. Vamos ser brasileiros mais unidos e torcer pela bela Larissa, ela tentará fazer o máximo que puder, e é muito difícil estar alí, sabiam? BOA SORTE LARISSA!!!!

  21. Vocês precisam é saber do que rola no$ bastidore$$$$. A vitória da Miss RN quebrou a “armação” que era para eleger MG ou PA. Miss Pará nem de lá é, foi conhecer Belém no concurso. Ela é de Vitória-ES e roubou o título de Miss Pará, numa sacanagem promovida pela dupla caipira Nayla-Nadia. E a mineira era a carta do coordenador rico dos eu estado. Tudo armação. Ainda bem que o júri não se vendeu.

  22. Pois é,
    a Moça que estava vestida de CEBOLA.era a Miss Santa Catarina!
    ela estava vestida daquele jeito pq ela é de Ituporanga ! Santa Catarina.
    a cidade de Ituporanga é a cidade da cebola, então como a Miss Minas Gerais foi representando a Religiosidade de Minas Gerais, pq a Miss Santa Catarina não podia representar a cidade dela no Miss Brasil!

    Beeijos!

    OBS:antes de falar da menina da cebola, pesquise sobre o lugar de onde ela veio.

  23. Dizem que um dos lugares aonde tem mulher bonita é no Brasil,
    bom acho que não, o Brasil ganhou 2 vezes para miss Universo , tivemos uma chance com a Natalia Guimarães, mas os jurados não sabem escolher as misses para reperesntar o Brasil no Miss Universo.
    sou do Rio Grande do Sul, tinham 3 meninas que podiam representar bem o Brasil no Miss Universo era a Miss Santa Catarina , Miss Ceará e Miss Pará.

    Muuito linda mesmo a Miss Brasil! Bom tomara que ela consiga o titulo de Miss Universo

    beijo

  24. Pingback: Miss Universo 2009 « Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s