Gordon Ramsay & Kaspar the cat

Estava a ler uma reportagem sobre o pesadeo de negócios que o chef britânico Gordon Ramsay [Hell’s Kitchen, Kitchen’s Nightmares] enfrenta neste último ano, quando lá no finzinho encontrei a seguinte informação:

Later this year Pétrus will reopen in a new venue in London and next year the Savoy Grill will start taking orders when the hotel reopens after its £100m refit. [Times, 31/05/09]

Cem milhões de libras! No câmbio de hoje, 322 milhões de reais! A sorte [?] é que resolveram reformar o hotel antes de estourar a crise financeira – por outro lado, foi justamente essa interrupção nas atividades do Savoy que ajudou a afundar o Ramsay numa dívida imensa.

Eu achava que em Londres ele só tinha o restaurante do Claridge. Agora fiquei curiosa pra saber se o Kaspar também pode ser requisitado no salão do cara. Kaspar é um gato esculpido em madeira que ocupa um assento e é servido com direito até a guardanapo no pescoço quando são treze pessoas à mesa. A estátua do gato era um favorito de Winston Churchill.

Winston Churchill was so fond of Kaspar he insisted that the wooden cat should be present at every meeting of ‘The Other Club’, which has always been held at the Savoy Hotel. To this day, members of ‘The Other Club’ have respected their founding member’s wish, as Kaspar has attended every fortnightly meeting since 1927. [Urban Legends Uncovered]

Bom, isso me lembra do post que redigi para o blog A Casa Torta e que replico aqui, logo abaixo.

Uma curiosidade que não acrescetei ao post original na época é que o chef Auguste Escoffier é homenageado pelo brasileiro Alex Atala no título do livro Escoffianas Brasileiras.

Saímos no segundo andar e ela tomou a dianteira no corredor, parando diante de uma porta e entrando num dos apartamentos mais suntuosos do Savoy. (Treze à mesa, Nova Fronteira, pág. 15)

Fachada do Hotel Savoy - Londres

Fachada do Hotel Savoy - Londres

O Hotel Savoy foi inaugurado em 1889 (um ano antes do nascimento de Agatha Christie, portanto). Seu proprietário Richard D’Oyly Carte o construiu ao lado do Teatro Savoy, também propriedade sua, na Strand, região central de Londres, no local onde antes encontrava-se o Palácio Savoy e de onde se desfruta de vista panorâmica para o Rio Tâmisa.

Seu gerente mais famoso foi César Ritz, que mais tarde construiria seu próprio hotel de luxo e levaria o então chef de cuisine do Savoy Auguste Escoffier consigo. Foi no restaurante do Savoy que Escoffier criou a sobremesa Pêche Melba e a torrada Melba. A história do Pêche nós já conhecemos (v. post de 2 de abril de 2008 ).

Em 1897, preocupada com suas formas, a soprano Nellie Melba mandou sua torrada de volta à cozinha do Chef Escoffier no Savoy, reclamando que estava fatiada muito grossa. Escoffier então enviou-lhe fatias finíssimas de pão torrado, bem secas e crocantes, e as batizou Melba toasts.

Melba toast is usually made by lightly toasting bread in the normal way. Once the outsides of the bread are slightly firm, it is removed from the toaster and then each slice is cut in half “longitudinally” with a bread knife to make two slices each half the thickness. These two thin slices are then toasted again to make Melba Toast. (Wikipedia)

Kaspar the cat

Kaspar the cat

O título do livro Treze à mesa refere-se a uma superstição que diz que, se treze pessoas sentam-se à mesma mesa para uma refeição, a primeira a se levantar morrerá em breve. No restaurante do Savoy as pessoas não precisam se preocupar com isso pois, caso sejam treze os comensais, um décimo-quarto convidado especial toma lugar: Kaspar, um gato esculpido por Basil Ionides em alabastro com 91cm de altura.

O hotel está fechado desde dezembro de 2007 para reformas em seus 263 quartos e demais dependências, previstas para durarem 18 meses.

A entrada do hotel pode ser vista rapidamente no vídeo que promoveu a cidade de Londres a candidata para sediar os Jogos Olípicos de 2012, exibido em 2004. No vídeo, o porteiro do Savoy se exibe para a atriz Martine McCutcheon.

V. London Promo Olympics 2012 – Proud no Youtube

Também no Youtube é possível ver um pequeno tour pelo hotel.

Tour pelo Savoy – link: http://www.youtube.com/watch?v=DKvQPsHWmSk

Post relacionado
Hotel Ritz – Londres de 03 de junho de 2008

Anúncios

5 comentários sobre “Gordon Ramsay & Kaspar the cat

  1. Puuuxa…(com sutil sorrisinho no canto da boca)… Então caiu do pedestal, tsc…tsc…tsc..Oh, tadinho….(de esguelha, com um brilho no cantinho dos olhos)…

    Putz, acho que a tradição clássica, o peso de sua história e o requinte do ambiente nobre deste hotel não combinam com os novos-ricos e nem o Ramsay, neo-estrela. Fico pasma com a subserviência dos comensais, críticos e outra leva de seguidores de tendências que sucumbem à prepotência de alguns chefs-estrelas. Subiu rápido, a queda pode ser mais dolorida. (Falou aquí o recalque, por saber que nunca vou comer um destes toasts 🙂

    * Monamí Churchill é um grande camarada. Me faz aproximar um tiquinho a mais de um ilustre por conta do amor pelos gatos:)

  2. lá em recife há um bar Savoy, que traz este poema em seu letreiro

    “nas mesas do bar Savoy
    o refrão tem sido assim
    são trinta copos de chope
    são trinta homens sentados
    trezentos desejos presos
    trinta mil sonhos frustrados”

    se não me engano, é de carlos pena filho, poeta pernambucano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s