Karinto

Karinto coberto de açúcar

Karinto coberto de açúcar

Estava a assistir Iron Chef ontem e o ingrediente era udon. Dos onze pratos apresentados nenhum atiçou muito a Jurema, mas metade de um me deu vontade de comer karinto: um dos chefs fez uma sobremesa que foi complementada com um fio de udon frito coberto de açúcar.

Karinto é um tipo de biscoito frito, doce ou salgado. A massa leva basicamente farinha de trigo, água, fermento e açúcar – eu gosto mais dos que acrescentam gergelim. Tem em bolinhas, tirinhas [como espaguete cortado], retângulos achatados ou em forma de… de… bom, de cilindros curtos levemente curvados.

Como diz esse site, não se deixe enganar pela aparência: às vezes o karinto parece outra coisa.

Os que a gente compra no Tenryu e na Shoubai de Marília parecem minhocas fritas. 😆

No blog Mão na Massa tem a receita do karinto salgado em português, e no site da Momiji Health Care Society tem a receita do karinto doce em inlgês.

Imagem: Yokohama Kaidashi Kikou

5 comentários sobre “Karinto

  1. Aqui na ilha, esses doces da nossa infância são apenas folclore. Igual pé de moleque ou curau. O urbano devora o rural, o êxodo da enxada para a escada rolante.

    Os pequenos missês japoneses somem e aparecem 7Elevens e Daily Stores. E neles os bolos, sorvetes e quitutes ocidentais.

    Claro, em todos mercados há doces tipicamente japas, mas qual criança não vai preferir um Haagen Daas ou um Godiva very pop price?

    Isso me lembra da história do Goto Satcho, que teve a infancia interrompida por causa do bombardeio em Yokohama. Quando os ianques desembarcaram após a rendição, a primeira coisa que ele aprendeu a falar em inglês foi: Gimme a chocolat, gritando correndo atrás do jeep.

    Besos!

  2. eu achei a batalha do udon uma das mais fracas; me distraí e quase perdi a degustação.

    mas amei o chairman kaga dizendo “não me amole, eu detesto udon!” ❤

    eu amo o chairman. se eu pudesse, eu levava o cauby para cantar conceição para ele, e ouviria os dois conversando sobre o figurino de Iron Chef 😀

  3. Naomi, eu gosto daqueles biscoitos de arroz com sabores.
    Deliciosos! De dar água na boca.
    O karinto de gergelim deve ser danado de bom.
    slurp nhã nhã
    Se bem que tô degustando paçoca – a cara do mês junino!
    😉

Deixe um comentário

