House e a Filosofia – Todo mundo mente

Capa de House e a Filosofia

Capa de House e a Filosofia

Levanta a mão aí quem é fã da série House.
_o/

Fã é um trem engraçado, né, costuma vasculhar por tudo o que se refere ao objeto de adoração. Foi por isso que li “A Ciência Médica de House” no ano passado e é em parte por isso que li “House e a Filosofia – Todo mundo mente” agora. A outra parte é porque já li dois outros dessa série de livros e gostei bastante – por coincidência, os dois únicos que tiveram um segundo volume: Harry Potter e Matrix.

O grande problema desses livros que se dedicam a estudar obras seriadas é justamente esse: para aproveitar o momento, eles são publicados enquanto as tais obras ainda são exibidas. O primeiro livro sobre Matrix só analisa o primeiro filme, o primeiro livro sobre Harry Potter só analisa os cinco primeiros livros e este sobre House analisa as primeiras três temporadas e meia. Nesse caso em especial é uma pena, caus que o final da quarta e a quinta temporada apresentaram questões que se prestam melhor à filosofia, comparada com as anteriores.

Mesmo assim, é uma leitura que vale a pena!

São artigos de professores e estudiosos, também fãs de House, que estabelecem relação entre o que é mostrado na TV e o pensamento filosófico da sua área. Assim, encontram ligação entre o personagem de Hugh Laurie com praticamente todas as correntes de pensamento, ocidental e oriental.  Eu só estranhei a ausência de conexão com Maquiavel, porque a maioria dos autores manifestou a mesma ideia no fim: a taxa de sucesso na solução dos casos “desculpa” a atitude do dotô.

Sinopse:
Será que damos valor demais à simpatia? Somos, na verdade, apenas animais egoístas, vis, que rastejam pela terra, em uma existência insípida? É melhor assistir mais à televisão e ler menos? House é um mestre da filosofia oriental ou apenas um grosseirão?

O Dr. Gregory House é, sem dúvida, o anti-herói mais complexo e desafiador na história da televisão, mas será que sua genialidade vangloriosa é mais que apenas células cinzentas e ego?
Este livro traz uma visão mais profunda da série House e revela tendências filosóficas desse popular drama televisivo de medicina, bem como do comportamento ultrajante de seu protagonista. O que descobrimos é um personagem notável, que é parte Sherlock Holmes, parte filósofo socrático, parte super-homem nietzschiano, parte retórico taoísta, mas nem tanto perturbado quanto você pensa.
De Aristóteles ao Zen, House e a Filosofia: Todo Mundo Mente faz uma análise interessante do gênio misantrópico favorito de todos e de sua equipe médica no Hospital Princeton-Plainsboro.

De acordo com o CV em sua página pessoal, William Irwin já editou ou coordenou quase 45 livros da série “E A Filosofia”, se somarmos as duas casas editoras. Desses 45 livros, 19 foram traduzidos e publicados no Brasil pela editora Madras [pelas minhas contas, consultando o site da editora e a Estante Virtual].

Series Editor, Popular Culture and Philosophy (Open Court Publishing).

Vol. 1 William Irwin ed. Seinfeld and Philosophy (1999). Publicado no Brasil.
Vol. 2 Irwin, Conard, and Skoble eds. The Simpsons and Philosophy (2001). Publicado no Brasil.
Vol. 3 William Irwin ed. The Matrix and Philosophy (2002). Publicado no Brasil com o título “Matrix – Bem-vindo ao deserto do real” [tenho].
Vol. 4 James South ed., Buffy the Vampire Slayer and Philosophy (2003). Publicado no Brasil. Tenho em PDF.
Vol. 5 Gregory Bassham and Eric Bronson eds., The Lord of the Rings and Philosophy (2003). Quero
Vol. 6 Eric Bronson ed., Baseball and Philosophy (Winter 2004).
Vol. 7 Richard Greene and Peter Vernezze eds., The Sopranos and Philosophy (Spring 2004). Publicado no Brasil.
Vol. 8 Mark Conard and Aeon Skoble eds., Woody Allen and Philosophy (Fall 2004).
Vol. 9 David Baggett and Shawn Klein eds., Harry Potter and Philosophy (Fall 2004). Publicado no Brasil [tenho].
Vol. 10 Jorge J.E. Gracia ed., Mel Gibson’s Passion and Philosophy (Fall 2004). Publicado no Brasil com o título “A Paixão de Cristo – Mel Gibson e a Filosofia”.
Vol. 11 William Irwin ed., More Matrix and Philosophy (Winter 2005). Quero
Vol. 12 Tom Morris and Matt Morris eds., Superheroes and Philosophy (Spring 2005). Publicado no Brasil. Quero
Vol. 13 Jason Eberl and Kevin Decker eds., Star Wars and Philosophy (Spring 2005). Publicado no Brasil.
Vol. 14 Lisa Heldke, Kerri Mommer, and Cindy Pineo eds., The Atkins Diet and Philosophy (Fall 2005).
Vol. 15 Gregory Bassham and Jerry Walls eds., The Chronicles of Narnia and Philosophy (Fall 2005). Publicado no Brasil.
Vol. 16 Derrick Darby and Tommy Shelby eds., Hip-Hop and Philosophy (Fall 2005). Publicado no Brasil.
Vol. 17 Peter Venrnezze and Carl Porter eds., Bob Dylan and Philosophy (Winter 2006).
Vol. 18 Gary Hardcastle and George Reisch eds., Monty Python and Philosophy (Spring 2006). Quero
Vol. 19 Carolyn Madia-Gray, Kerri Mommer, and Cynthia Pineo eds., Harley Davidson and Philosophy (Spring 2006).
Vol. 20 Eric Bronson ed., Poker and Philosophy (Spring 2006).
Vol. 21 Mark Wrathall ed., U2 and Philosophy (Spring 2006). Publicado no Brasil.
Vol. 22 Greene et al ed., The Undead and Philosophy (Fall 2006). Quero Tenho
Vol. 23 Held and South eds., James Bond and Philosophy (Fall 2006).
Vol. 24 Baur and Baur eds., The Beatles and Philosophy (Fall 2006). Publicado no Brasil [tenho].
Vol. 25 Drumin and Baggett eds., Alfred Hitchcock and Philosophy (Winter 2007). Quero

Series Editor, The Blackwell Philosophy and PopCulture Series (Blackwell Publishing)

Vol. 1 Robert Arp ed., South Park and Philosophy (2006). Publicado no Brasil.
Vol. 2 William Irwin ed., Metallica and Philosophy (2007) . Publicado no Brasil. Quero Tenho
Vol. 3 Jeremy Wisnewski ed., Family Guy and Philosophy (2007).
Vol. 4 Jason Holt ed., The Daily Show and Philosophy (2007).
Vol. 5 Sharon Kaye ed., Lost and Philosophy (2007). Publicado no Brasil.
Vol. 6 Davis, Weed, and Weed eds., 24 and Philosophy ( 2007). Publicado no Brasil.
Vol. 7 Jeremy Wisnewski ed., The Office and Philosophy (2007).
Vol. 8 Jason T. Eberl ed., Battlestar Galactica and Philosophy (2008).
Vol. 9 Mark White and Robert Arp eds. Batman and Philosophy (forthcoming Spring 2008). Publicado no Brasil. Quero
Vol. 10 Henry Jacoby ed., House M.D. and Philosophy (forthcoming Fall 2008). Publicado no Brasil [tenho].
Vol. 11 David Kyle Johnson ed., Heroes and Philosophy (forthcoming Fall 2008).
Vol. 12 Mark White ed., Watchmen and Philosophy (forthcoming Winter 2009). Quero
Vol. 13 Rebecca Housel and J. Jeremy Wisnewski eds., X-Men and Philosophy (forthcoming Winter 2009). Quero
Vol. 14 David Baggett and Gregory Bassham eds., Harry Potter and Philosophy (forthcoming 2009). Quero
Vol. 15 Gegory Bassham and Eric Bronson eds. The Hobbit and Philosophy (forthcoming 2009).
Vol. 16 Jason P. Blahuta and Michel S. Beaulieu eds., Final Fantasy and Philosophy (forthcoming 2009).
Vol. 17 Richard Brown and Kevin s. Decker eds., The Terminator and Philosophy (forthcoming 2009).
Vol. 18 Rebecca Housel and J. Jeremy Wisnewski eds., Twilight and Philosophy (forthcoming 2009).
Vol. 19 Mark White ed., Iron Man and Philosophy (forthcoming 2010).

House e a Filosofia – Todo mundo mente [House M.D. and Philosophy, EUA/2008]
Editora: Madras [website]
Autor: HENRY JACOBY & WILLIAM IRWIN
Tradução: Marcos Malvezzi
ISBN: 9788537004807
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 208

Post legal
Resenha de Marcus para “24 Horas e a Filosofia” no blog Canoa Furada.

Posts relacionados
A Ciência Médica de House
Harry Potter e a Filosofia

26 comentários sobre “House e a Filosofia – Todo mundo mente

  1. Quase compro uma bengala por causa dele.

    A bengala nos dá uma ideia de Laranja Mecanica, tambem.

    Doutor Fantastico de Kubrick e o poder mental em contrapartida ao fisico.

    Se eu fosse um paciente dele, seria o policial da 3o. temporada, numa relaçõa de amor odio justiça com as proprias maos.
    O House ia tomar uma pa de murro! Com amor.
    Na verdade, é o meu seriado e personagem favorito.

  2. Naomi,

    Comecei a assistir House obrigada pelo meu filho mais velho, com aquelas chantagens típicas das crianças: “você não me ama, se me amassse, assistiria comigo as séries que curto”, mais ou menos isto. rsrsrs

    Menina! Não é que virei fã do detestável Dr. House? rsrs

    E agora estou em crise de abstência .

    :DDD

  3. Tantos livros pra comprar (Terry, Agatha, CSI e House) e sem dindim.
    Assim não dá.

    Gostaria de me apresentar: Sou Eunice e, também assídua das experiências oníricas, li todos os posts anteriores para enfim comentar que adoro esse espaço tão bacana, divertido e cheio de ótimas dicas.

    Eu queria agradecer a Titia Batata que, por falar tanto em Terry, eu acabei lendo A cor da Magia. E agora estou indo pro quinto livro.

    E por ser ailurófila (assim como você) deixo um link muito fofo de um clipe do Fatboy Slim – The Joker. http://www.youtube.com/watch?v=IV_LZptUF6s

    • srta oliver, iei! outra alma cooptada para o universo onde o mundo é um disco – nós ainda vamos dominar o mundo que é uma bola 😆

      brigada pelo clipe do fatboy slim, tá rolando em loop direto aqui!

      [você costuma comentar lá na casa torta, né?]

      • Sou eu mesma. Adoro agatha e todas as sub-divisões (ou subdivisões?) possíveis envolvendo o mundo agathacristhiano. Por isso estou aqui.

  4. \o/ Dr. House. Eu sou fã. Não li esse livro, fiquei curiosa. 🙂
    [off] Vc já leu alguma coisa sobre o serial killer H.H. Holmes? Eu li um livro chamado Devil in The White City que fala dele enquanto constroem a feira mundial de Chicago.

  5. Olha as duas mãos levantadas aqui!!!
    AMO House. Pena que os horários são complicados para mim, e acabo tendo que fazer maratona de DVDs… 😉

    Quanto aos livros, assim que a minha pilha na mesa de cabeçeira começar a baixar, leio cuidadosamente a resenha. Promise!!

    Beijocas

  6. Levanto as mãos e os pés!

    Tô esperando sair a quinta temporada, para comprar as duas últimas.
    De uma tacada só!
    Quando sinto saudades, revejo os episódios das 3 primeiras.

    Fico intrigada…
    Terra TV não tem o House nas séries…
    Não entendi ainda o porque.

    Adoro ler seus posts sobre estes livros.
    Fico sabendo mais um pouco, mas, não me animo a ler…
    Brigadão, minha flor!

    • cássia, tou esperando baixar o preço da 4ª!

      quanto ao terratv, sabe que não sei? pensei que fosse negociação com o canal, mas aí vi que tem brothers&sisters do mesmo unversal de house, então não sei…

      • Minha flor!
        Tava eu em Belzonte e niquivejo tá no mesmo canal – não sei qual é a tv de lá – as séries que eu adoro no terra tv.
        Menos o House, que nem vi, porque já deve ter terminado a quinta temporada… Eu acho! Mas, não vi nenhuma opção do House, em nenhum canal…
        Não achei o Universal por lá!

        Se bem que eu tava lá mergulhada num curso, e só curti mesmo pouca diversão na tv. Séries, lógico!

        Minha flor!
        Por falar em tv e Belzonte, fiquei chocada!
        Pleno meio dia, jornal local transmite a cena do corpo estendido de um motoboy, ensanguentado e morto num acidente.
        Choquei!
        E agradeci morar numa roça provinciana, onde não se usa transmitir esse tipo de cena, sem que o corpo esteja coberto.

        Mas, devo dizer que eu lóvo Belzonte!
        😉

        Baixar mais o preço da 4ª? Será que junto com a 5ª o preço fica melhorzinho?!

      • frô, esse jornalismo “verdade” é nojento mas o mais triste é saber que tem gente que gosta, seja pela tv ou in loco.

        e eu digo isso e assisto à série e24, veja você a incoerência…

        quando ao preço, geralmente é o que acontece: quando laçam um box novo, os antigos baixam de preço. é só esperar 😆

  7. Pingback: Beatles | Metallica | Filosofia « Batata Transgênica

  8. Pingback: The Undead and Philosophy – Chicken soup for the soulless « Batata Transgênica

  9. Pingback: Top5 livros lidos em 2009 [e o Bottom3 também] « Batata Transgênica

Deixe um comentário

