10 Coisas Que Odeio em Você

O elenco do filme de 1999

Joseph Gordon-Levitt, Larisa Oleynik, Heath Ledger, Julia Stiles, Andrew Keegan, Gabrielle Union, David Krumholtz, Susan May Pratt

Batista é um rico comerciante de Padua, pai de Katherine e Bianca. Bianca é uma jovem doce e dócil, disputada por muitos pretendentes, mas Katherine é independente demais, o que assusta os homens. Seu pai estipula, então, que Bianca só se casará depois que Katherine arranjar um marido. Dois pretendentes de Bianca, Gremio e Internacional Hortencio, unem-se num complô para desencalhar Katherine e assim abrir caminho até a mão da irmã gentil. O plano dos dois inclui atrair o forasteiro Petrucchio com promessas de ganhos monetários para que ele corteje e dome Katherine, a megera.

Este foi um resumo superficial da comédia shakespereana A Megera Domada [The Taming of the Shrew, Inglaterra/1594], que foi adaptado numa versão modernizada para o cinema em 1999 no filme 10 Coisas Que Odeio Em Você [10 Things I Hate About You, EUA/1999]. Assim como As Patricinhas de Beverly Hills é a minha versão favorita de Emma de Jane Austen, 10 Coisas é minha adaptação favorita da Megera Domada de Shakespeare.

I hate the way you talk to me,
and the way you cut your hair
I hate the way you drive my car,
I hate it when you stare.

Minha segunda adaptação preferida é o episódio Atomic Shakespeare, da terceira temporada de A Gata E O Rato.

No filme, Kat [Julia Stiles] e Bianca [Larisa Oleynik] Stratford são filhas de um gineco que tem pavor de que elas engravidem, por isso estipula a regra de que Bianca só pode namorar se Kat também namorar – o que ele acha que é uma jogada de gênio porque Kat é uma contestadora feminista. Cameron e Joey são os pretendentes de Bianca que contratam Patrick Verona [Heath Ledger] para conquistar Kat.

I hate your big dumb combat boats,
and the way you read my mind.
I hate you so much, that it makes me sick,
And even makes me rhime.

Patrick Verona [Heath Ledger] canta Can’t take my eyes off of you

Link http://www.youtube.com/watch?v=w6XGUhzfutc

O que eu gosto nessa versão é a revisão de valores não-panfletária que manteve o humor e a leveza ao mesmo tempo em que reconhece o girl power de Kat e Mandella, sua melhor amiga e colega de protestos. Hm, tá, acho que forcei a mão no “não-panfletário”. 😉

A trilha sonora do filme é outro detalhe que me atraiu: com exceção de Shout, que é Ivete Sangalo demais pro meu gosto, posso deixar as músicas rodando sem parar nas caixas de som de Miguelito. Eu gosto especialmente das duas músicas que a banda Letters To Cleo toca, I Want You To Want Me [cover do Cheap Trick] e Cruel To Be Kind [cover de Nick Lowe], e de Sexy Boy da banda francesa Air. Oh, oh, e Hold Me Now do Tompsons Twins, e… e… a trilha inteira, tá.

I hate the always right.
I hate it when you lie.
I hate it when you make me laugh,
even worse when you make me cry.

10 Coisas foi o primeiro filme popular de Heath Ledger nos EUA e o primeiro de uma série de modernizações das obras de Tio Shakes de que a Julia Stiles participou: depois disso ela fez o Hamlet em 2000 e o No Balanço do Amor [Save The Last Dance, 2001], que não credita mas que me lembra muito de Othelo.

Por coincidência, ela está no elenco da adaptação para 2010 de A Campânula de Vidro ou A Redoma de Vidro, dependendo da edição que tiver aí, enfim, The Bell Jar de Sylvia Plath: no filme de 1999 esse era um dos dois livros que Kat leu [o outro foi Mística Feminina, da Betty Friedan] – ela fará o papel de Esther Greenwood.

I hate it when you not around,
and the fact that you didn’t call…
But mostly I hate the way I don’t hate you,
Not even close,
Not even a little bit,
Not even at all.

Ethan Peck, Lindsay Shaw,  Meaghan Jette Martin

Ethan Peck, Lindsay Shaw, Meaghan Jette Martin

Dez anos depois, Heath Ledger está morto e a rede ABC Family lança uma versão em série do filme – não que uma coisa tenha a ver com a outra, só comentei! Assisti ao piloto no domingo e me senti um pouco confusa, porque mudaram algumas coisas – o que é bom – mas mantiveram outras – o que não é mau, apenas confunde um pouco.

Por exemplo, a atriz que interpreta a atual Chastity é quase uma clone da Gabrielle Union. Usaram até um novo cover de I Want You To Want Me! O pai de Kat e Bianca é o mesmo ator Larry Miller, tanto no filme quanto na série. Mas o passar dos anos o deixou mais esperto, agora ele consegue manipular Kat, pelo menos. Por outro lado, a atriz que interpreta a atual Mandella não podia ser mais o oposto da anterior.

E aposto que bem que gostariam de ter outro Ledger em mãos, vam’esperar pra ver como o neto do Gregory Peck se sai. Pra mim, Ethan Peck é uma combinação desconcertante, preciso me acostumar ainda com a cara de Kaká e voz máscula dele. E vê-lo atuar. 😉

Talvez porque tenham mais tempo para contar a história do que o  filme, talvez porque seja uma série num canal família, talvez porque o episódo é de menos de meia hora de duração, ainda não senti muita firmeza nem criei empatia com a Kat.

Acho que só mais para a frente pra saber qual é a dos caras.

Curiosidade: O que é pentâmetro iâmbico
V fala freqüentemente, como ele faz aqui, em pentâmetro iambico, que é um esquema rítmico. Cada linha consiste em cinco pés métricos, cada um dos quais contêm duas sílabas, uma breve (átona) e uma longa (acentuada), (Encyclopedia Americana 688). Simplificando, um pentâmetro iambico é uma coluna de cinco estrofes, cada uma formada por um iambo, que é uma medida – um pé de verso – constituído de uma sílaba breve e outra longa. [Alan Moore Site Br]

Serviço
A Megera Domada em português brasileiro, formato PDF, para download no site Domínio Público
The Taming of the Shrew em inglês, formato texto, para download no site Project Gutenberg
Ficha técnica de 10 Things I Hate About You [filme] no iMDB
Ficha técnica de 10 Things I Hate About You [série] no iMDB
Letras das músicas da trilha sonora do filme
Sumário do episódio-piloto da série

Posts relacionados
Hasta la vista, baby
As Patricinhas de Beverly Hills

Trilha sonora do filme de 1999
1 – One Week (Remix)
Escrita por Ed Robertson.
Interpretada por Barenaked Ladies.

2 – Bad Reputation
Escrita e Interpretada por Joan Jett.

3 – All My Life (Ignorants Remix)
Escrita por Rory Bennett, Joel Hailey.
Interpretada por K-el & Jojo.

4 – Calypso
Escrita por Janet English, Damien Whitty e Mark Maher.
Interpretada por Spiderbait.

5 – Sexy Boy
Escrita por Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel.
Interpretada por Air.

6 – Get Em Outaa Here
Escrita por Steve Summers e Sprung Monkey.
Interpretada por Sprung Monkey.

7 – C’mon
Escrita por Greg McKenna, Kay Hanley, Scott Riebling, Michael Eisenstein e Stacy Jones.
Interpretada por Letters To Cleo.

8 – Soar
Escrita por Ralph Sall.
Interpretada por ATM.

9 – Rondo Vivace. Piano Concerto #1
Escrita por Fredric Chopin.

10 – Co-Pilot
Escrita por Greg McKenna, Scott Riebling, Kay Hanley e Michael Eisenstein.
Interpretada por Letters To Cleo.

11 – Dazz
Escrita por Ray Ransom, Edward Irons, Reginald Hargis.
Interpretada por Brick.

12 – Word Up
Escrita por Larry Blackman e Tomi Jenkins.
Interpretada por Cameo.

13 – Atomic Dog
Escrita por George Clinton, Jr., Gary M. Shider e David L. Spradley.
Interpretada por George Clinton.

14 – Push It
Escrita por Herbie Azor.
Interpretada por Salt ‘n’ Pepa.

15 – Just Be Good To Me
Escrita por Terry Lewis e James Harris III.
Interpretada por The Sos. Band.

16 – Hypnotize
Escrita por Sean “Puffy” Combs, Notorious B.I.G., Deric Angelettie, Ron Lawrence, Randy Badazz e Andy Armer.
Interpretada por The Notorious B.I.G.

17 – Hold Me Now
Escrita por Alannah Currie, Joseph Leway e Thomas Bailey.
Interpretada por The Thompson Twins.

18 – War
Escrita por Peter Svensson e Nina Persson.
Interpretada por The Cardigans.

19 – Cruel To Be Kind
Escrita por Ian Gomm e Nicholas Drain Lowe.
Interpretada por Letters To Cleo.

20 – Saturday Night
Escrita por Marti Sharron, Danny Sembello e Rodney Jerkins.
Interpretada por Ta-Gana.

21 – Can’t Get Enough Of You Baby
Escrita por Denny Randall e Sandy Linzer.
Interpretada por The Colourfield.

22 – Wings Of A Dove
Escrita por Carl Smyth e Graham McPherson.
Interpretada por Madness.

23 – The Weakness In Me
Escrita e Interpretada por Joan Armatrading.

24 – New World
Escrita e Interpretada por LeRoy.

25 – Can’t Take My Eyes Off Of You
Escrita por Bob Crewe, Bob Gaudio.

26 – FNT
Escrita por Dan Wilson e Jacob Slichter.
Interpretada por Semisonic.

27 – Your Winter
Escrita por Ken Block, Andrew Copeland, Ryan Newell e Jeff Beres, Mark Trojanowski.
Interpretada por Sister Hazel.

28 – I Know
Escrita por Michael Bolton, Mire Molnar, Brian Mashburn, Ronald Isley,
Rudolph Isley e O’Kelly Isley
Interpretada por Save Ferris.

29 – Can’t Stop
Escrita por Brian Mashburn.
Interpretada por Save Ferris.

30 – Even Angels Fall
Escrita por Tom Whitlock, Jessica Riddle, Kim Bullard e Penny Framstead.
Interpretada por Jessica Riddle.

31 – I Want You To Want Me
Escrita por Rick Nielsen.
Interpretada por Letters To Cleo.

32 – One More Thing
Interpretada por Richard Gibbs.

19 comentários sobre “10 Coisas Que Odeio em Você

  1. Eu adoro esse filme!
    Adorei sua crítica, Naomi. Eu sou uma topeira mesmo… nunca havia reparado/me tocado que ‘As Patricinhas’ era uma adaptação de Emma. Olha só… completamente desligada do mundo erudito =P (Hm, eu me formei em literatura inglesa, deveria lembrar de tudo isso, né?)

    Enfim, acho que no TCM está passando a terceira temporada, tenho até que ver num episode guide em que ponto está!

    Beijos

  2. heheehe, tb gosto muito deste filme! hehehe diversão garantida e um zero a zero para aquelas horas que desejamos esvaziar a mente.

    Mas vc tocou em um ícone da minha juventude adulta que eu pensava ter assistido sozinho “Atomic Shakespeare” é perfeito para a série “A Gata e o Rato”. Sempre que tento comentar este episódio recebo sorrisos amarelados das pessoas que não sabem absolutamente nada sobre a série e dos que nunca assistiram ao episódio.

    Simplesmente perfeita a adaptação, nada menos!
    Fiquei com vontade de ver novamente os dois! Obrigado pela maravilhosa lembrança!

    Bjos
    Rodrigo Vieira Ribeiro

  3. Eu também vi o piloto, mas fiquei meio decepcionado.

    Acho que faltou muito da química do filme no seriado mas baixei o segundo episódio pra ver se não era coisa minha, vamos ver…

    Mas que esta série tem um cheirinho de cancelamento em breve isto tem.

  4. Pingback: Desafio Literário | Avalon High [reserva] « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  5. Pingback: Cruel Intentions / Segundas Intenções « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  6. Pingback: Desafio de Férias 2010/2011 | The Viscount Who Loved Me « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  7. Pingback: Cyrano de Bergerac | Adaptações, versões, inspirações « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário

