Chá: sem preconceito de cor

Você sabia que os chás branco, verde, oolong e preto são extraídos da mesma planta? Aprendi na semana passada. Atualmente, em casa consumimos o oolong de uma marca japonesa que não exige infusão: dá pra colocar o saquinho na jarra de água fria, pôr na geladeira e ter um delicioso chá gelado à tarde. Nos dias de verão, bien entendu. Nos dias frios prepara normalmente com água quente.

Post publicado originalmente n’A Casa Torta.

Camellia sinensis com flor

Camellia sinensis com flor

Tradução do artigo What is chinese tea? de Margaret Studer para o The Exminer.

Quando você lê livros escritos na Inglaterra ou em outras partes do Reino Unido, especialmente romances da Miss Marple de Agatha Christie, pode encontrar uma passagem em que o anfitrião ou a anfitriã, servindo o chá, pergunta aos convidados se preferem China ou Índia. O que eles querem dizer com isso é se você quer chá chinês ou indiano.

Isto porque a maioria dos chás vêm de duas variedades da planta do chá e de onde cada uma vem afeta o sabor do chá. Camellia sinensis variedade sinensis é o chá chinês. Camellia sinensis variedade assamica é o chá indinao. Os nomes indicam a variedade da planta e de onde se originou, não onde atualmente cresce.

Os botões e folhas de ambas as plantas são colhidas para o chá, mas as plantas em si são diferentes. A variedade sinensis é um arbusto com vários troncos e folhas pequenas. O arbusto cresce até 2,75m de altura, resiste ao clima frio e pode viver por até 100 anos.

Arbusto de chá chinês

Arbusto de chá chinês

Falando de modo geral, o chá da China tem o sabor mais refrescante e suave do que o chá da Índia, mas a variedade das espécies não é o único fator que influencia o sabor do chá. O clima da região em que a planta do chá cresce provoca uma diferença significativa no sabor. Darjeeling é um chá da China que cresce nos níveis mas baixos das Montanhas do Himalaia na Bengala ocidental, na Índia. Enquanto a primeira florescência [primeira colheita de um novo pé] produz um chá suave, a segunda florescência produz um sabor mais acentuado que lembra uva moscatel. Quando o chá da China é cultivado no Sri Lanka [antigo Ceilão], tem um sabor rico o bastante para rivalizar com qualquer chá da Índia.

O chá da China é a espécie utilizada com mais frequência para produzir chá verde e oolong [ou ulong], mas ambas as variedades são usadas para obter chá preto. Alguns tipos de chá preto chinês são: Lapsang Souchong, Keemun e Dian Hong.

Leia também:
What is tea?
Camellia sinensis, verbete em português na Wikipedia

About these ads

7 comentários sobre “Chá: sem preconceito de cor

  1. Descobri o parentesco entre os chás de diversas cores recentemente; eu que tinha parado o chá preto para diminuir a cafeína e que havia passado ao chá branco, fiquei chateadinha; será que vou ter de tomar só chá de camomila?

    Interessantes as informações sobre o chá indiano e chinês, mas o chá que consumimos no Brasil deve ser cultivado por aqui mesmo, não? Ele é bem gostoso, mas os originais devem ser muito melhores… ah, agora fiquei com vontade de experimentar.

    E lembrei também de uma vez que experimentei chá de jasmim, era uma delícia e super perfumado…

    Beijinhos e um chá quentinho nesse frio polar,

    Cris

  2. Adorei! ADOREI este post!!!
    Adoro chás, sempre gostei. Dardjeeling é o meu ‘forte’ favorito, mas não sabia que a intensidade variava de acordo com a colheita, olha só rssss
    Hoje, consumo bastante chá verde e matte (quente ou gelado, varêia), mas não sou lá adepta do branco puro.

    Beijus

    • Também gosto dos posts da Naomi sobre os chás.

      Eu prefiro o mate gelado, para as estações mais quentes.
      No mais, confesso que adoro nossos chás: erva doce, cidreira, hortelã, maçã com canela – esse então!

  3. Minha flor, fiquei encantada com os chineses, de novo!

    Curiosidade: o fogão elétrico que só funciona com a chaleira – e panelas – de ferro. Se colocar um copo de vidro na base dele, ele para de funcionar. Sensacional!

    E, claro, falamos dos chás…
    Como eles adoram chás.
    O preferido desta feita foi o chá preto, mesmo.
    Eu achava que seria o chá verde. ;)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s