Programa Troca de Óleo

Um grupo formado pela Associação Paulista de Supermercados, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo vai encampar um programa que recolherá o óleo de cozinha usado em troca de uma garrafa de óleo virgem nos supermercados:

Durante o programa os consumidores poderão trocar quatro litros de óleo usado por uma garrafa pet de 900 ml de óleo de soja novo e um funil para facilitar o envazamento. [Jornal da Manhã, 02/08/09]

Eu achei bem legal. Já comentei antes que em Pedra Lascada o caminhão da coleta seletiva recolhe o óleo de fritura mas a adesão é pouca. Quem sabe esse incentivo mude a mentalidade das pessoas…

Post legal
Dicas de Reciclagem e Consumo Consciente no blog Rato de Biblioteca, da Cristine Martin.

Posts relacionados
Reciclando óleo comestível
Sabão e saudade

6 comentários sobre “Programa Troca de Óleo

  1. Gostei do programa; será que vai ser para todo o estado de SP?

    Como aqui fazemos pouca fritura, demorei um tempão para encher a primeira garrafa pet com óleo usado, e estou começando a segunda. Mas muita gente vai encher as pets rapidinho, e quem sabe assim estimula o pessoal a fazer a troca.

    E obrigada pela “menção honrosa”, que bom que estamos divulgando essas boas ideias de reciclagem. 😉

    Beijos!

  2. Eu nem consigo juntar!
    Uma garrafa pet de 900ml duuuuuuuuuuuura que só!
    Mas, acho válida essa promoção.

    Fritura? Adoro! Mas, prefiro comer fora de casa.
    Via de regra cozinho os alimentos.
    Ao final do preparo coloco o azeite.
    Aprendi a fazer moqueca desse jeito.
    Adaptei para as comidas de modo geral.

    Uso o óleo para fazer pipocas, não sobra nada.
    Raramente faço ovos fritos, numa frigideira individual, bem pequena.

    Na minha infância, eu me lembro, minha mãe reciclava óleo e gordura e fazia sabão.
    Ainda vejo nos supermercados, pessoas procurando soda caustica para fazer sabão.

    Bem melhor que jogar no ralo da pia…
    Reciclar, um conceito que já existia.
    Bom de ver o incentivo!

    • Lu, minha flor!
      Ando tão atarantada…
      Ainda não está definido, mas, talvez eu vá a Sampa no final de setembro.
      Sim. Eu sei. Sampa é algo inusitado.
      A gente anda 50km e só vê cidade. Em qualquer direção…
      Mas, Pedra Lascada não deve ser tão longe assim.
      Alguma chance da gente se encontrar?
      Eu confirmo com você, de qualquer modo.

  3. Eu acho estas iniciativas válidas.
    Mas gostaria de ver mais adesão por parte das pessoas… Acho que falta incentivo, sabe? Dia desses no mercado, fui comprar leite em pó para a Ciça, 1 latinha apenas e a mulher do caixa colocou 3 sacolas de plástico! Quando olhei com cara de espanto, ela pegou o bolinho e enfiou mais não-sei-quantas na minhas 3 sacolas. Quando disse que só uma bastava, ela me olhou com cara de Et, e com um muxoxo, removeu as duas extras.. Sinistro.

    Beijos

  4. Pingback: SP: Reciclagem de óleo de cozinha « Somente Boas Notícias

Deixe um comentário

