Daikon oroshi

Prestenção que esse é um prato complicadíssimo e caríssimo de fazer.

Ingredientes:
1 nabo – quanto mais jovem e fresco, melhor
shoyu

Modo de fazer
Rale o nabo.

Tempere com shoyu.

Coma.

Ah, quer complicar? Você pode descascar o nabo, se quiser [ó os pensamentos impuros, seu pagão. é o vegetal]. Pode adicionar cebolinha fina picada miudinha, ou uma pitada de hondashi [caldo de peixe em pó], ou katsuobushi [flocos de peixe bonito defumado], um pinguinho de limão… Mas eu prefiro puro, só com shoyu.

O segredo é ralar na hora de servir porque ele perde água com o passar do tempo. Aqui em casa é obrigatório quando tem porco assado, caus que ele “quebra” a gordura. O daikon ajuda na dgestão, então também cai bem acompanhando tempuras e outras carnes gordas, mesmo que grelhadas.

Uma palavra relacionada de perto a daikon oroshi é tsuma, um termo genérico que significa guarnição. Esta palavra é a origem para a metáfora “sashimi no tsuma” em japonês, “guarnição para sashimi”. Sashimi [finas fatias de peixe cru] geralmente é servido com um acompanhamento como o daikon oroshi. Entretanto, a guarnição em si tem pouca importância. Assim, se alguém diz que sua presença num evento é “guarnição para sashimi” quer dizer que sua presença é insignificante. [The Everything Japanese Guide]

Já que este prato é, repito, complcadíssimo de preparar, acompanhe esse passo a passo com fotos se quiser executá-lo à risca.

Anúncios

10 comentários sobre “Daikon oroshi

  1. Peixe assado, SANMA. Nabo ralado, shoyu e um limaozinho por cima. Arroz branco e missoshiro leve, so algas. Eu sempre como tudo isso com tofu e tsukemono de gengibre fatiado.

    Cara, cheiro de abril pela casa, primavera no Japao.
    Yeah!
    Nohon no ryori wa sugoku oishii. Itsumo watashi no obachan oboeimasu. Ja.

  2. Hummm…São 8 da manhã, mas o papo inspirou. Ô verdurinha polivalente este, hein. Eu tbém gosto só com o shoyu, pra não complicar muito. E se o nabo for cultivado sem grandes tratamentos, que os moderninhos chamam de “biológico”, o seu sabor é mais forte e picante. Dá aquela sensação de penicadinha na língua. Seu potencial é que o efeito desengordurante é imediato! Ele elimina mesmo, de constatar com os olhos, pra quem não acredita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s