Domingueiras

O personagem Anselmo, da novela Caras e Bocas, estacionou na esquina sem respeitar a distância de 3 metros. Inda pior, parou bem na frente da placa de estacionamento apenas para carga/descarga. O pessoal dessa novela precisa voltar pra autoescola agora-já.

Condicionamento: ainda estranho palavras em português terminadas em N, como abdômen e hífen. Ou amendoin, conforme vi antontem.

Se você derramou uma lagriminha quando leu Dewey – Um gato entre livros, prepare-se para desidratar com esse post do blog Fabulous Lorraine.

Sabe o ator que interpreta o rústico Geraldo na novela Paraíso? Eu gosto dos antebraços dele.

A temporada de futebol americano começa no dia 10 de setembro. Tava a assistir Carolina Panthers x New York Giants pela pre-season, já me preparando pra prorrogação, quando veio aquele touchdown no último segundo. U-au.

Será que nesta temporada o 49ers me dá um pouquinho de alegria? Go Mike Singletary!

O meu glorioso SPFC tá fazendo a parte dele.

Enquanto digitava a nota anterior, e com o próximo trabalho aberto na minha frente aguardando por uma dose de saco ânimo, lembrei que a menina para quem faço os resumos desconhece o significado de X, como em Palmeiras x Corinthians.

O The History Channel vai passar a série Roma: Ascensão e queda de um império.

Isso me fez lembrar de uma série de microposts do antigo PdUBT que [acho que] não transportei pra cá ainda.

I
Eles inventaram um sistema numérico que nenhuma outra nação adotou por livre e espontânea vontade.

II
Eles impuseram seu idioma como universal: quem não falasse seu idioma era menosprezado e, em seguida, dominado e colonizado à força.

III
Eles se apropriaram de uma religião, reajustaram-na para servir a seus propósitos e a impuseram como religião oficial do mundo.

Update: Duas vezes.

Bem como o sistema monetário.

IV
Eles inventaram o conceito panis & circensis: dê ao povo pão e circo, e ele se comportará como rebanho bem conduzido.

V
Eles inventaram o conceito de patricinhas:

Patrícios eram os cidadãos grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Desfrutavam de direitos políticos e podiam desempenhar funções públicas no exército, na religião, na justiça, na administração.

VI
Eles tanto fizeram que culturas ditas “pagãs” foram varridas da face da Terra.

VII
Eles descendiam de um cidadão que matou seu próprio irmão gêmeo porque ele *pisou na linha* que dividia a cidade que ambos fundaram.

VIII
O mais grave de tudo: eles perseguiram Asterix e Obelix!!

IX
Mas um dia o dinheiro acabou, o exército enfraqueceu, o imperador já não mandava nem na mulér dele, ninguém mais falava latim e as outras nações não iam pedir a sua bênção para qualquer espirro fora do tom que dessem.

X
E o que foi um dia o Grande Império dos Césares caiu.

Estava a ler Beatles e a Filosofia, da série do William Irwin, e aprendi a origem da palavra “bárbaro”, corroborada pelo Houaiss online: os gregos [e depois os romanos, como bons copiões que eram] consideravam que quem não falava seu idioma era inculto, sem civilidade, não dominava a linguagem e só balbuciava “bar, bar, bar”.

Coisa de civilização monoglota.

Cultura pop inútil também é cultura, uais.

Muitas gentes atraídas para o post dedicado ao Franco Gasparri perguntam sobre outros artistas. Titia Batata recomêinda a comunidade Eu Lia Fotonovelas no Orkut. O pessoal lá manja tudo.

Ontem [22/0809] foi Dia do Folclore.

Em Botucatu/SP, sede da Associação Nacional dos Criadores de Saci, o poder público decidiu destituir o saci do posto de representante oficial do município, após oito anos da criação do cargo.

Cá entre nós, a versão da lenda do saci que conheci primeiro em Olímpia/SP, Capital Nacional do Folclore, não atrai minha simpatia para a sua pessoa. Assim, sempre que me vêm com a proposta de indicar o saci representante de alguma coisa, minha birra ressurge.

Diálogo mais ouvido na rua:

— Será que este é  o último frio do ano?

— Não, ainda tem a Festa do Peão.

Quem não é de Pedra Lascada não compreende o contexto: todo ano faz frio e/ou chove  nos dias da Festa do Peão, que acontece no fim-de-semana mais próximo do dia 17 de setembro e é, extraoficialmente, o último frio municipal do ano.

Pedra Lascada é uma cidade de [con]tradições.

Anúncios

19 comentários sobre “Domingueiras

  1. Para os romanos o império não caiu coisa nenhuma, ainda se acham os melhores do mundo, na cidade mais linda do mundo, falam a lingua mais romântica do mundo, comem a melhor comida do mundo, os homens são os mais bonitos do mundo…. (eles falam isso)

    A única coisa deles que é a melhor do mundo é o sorvete. 🙂

  2. Tommy, o café é “espresso” porque é assim o “espresso” italiano. Ou tô falando besteira?

    Também vi a série sobre Roma. Adorei o especial sobre as estradas – principalmente a parte em que os turistas romanos pagavam a entalhadores egípcios para escrever “Estive aqui e fiquei impressionado” nas pirâmides & tumbas. Pichação A.c rules!

    E a Miss Universo, não viste?
    Bjs

  3. E não é que o mundo aprendeu direitinho a lição dos romanos?

    A propósito de Franco Gaspari, da fotonovela, descobrí alguns meses atrás que a editora que publicava a Grande Hotel ficava na rua de trás da casa da minha sogra. Qdo eu soube, me lembrei dicê. E da infância, porque a mocinha vizinha minha lia escondido dos pais. Até hoje me pergunto o porquê de “escondida”, tadinha…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s