Tentativas, Atentados e Assassinatos que Estremeceram o Mundo

Capa do livro

Capa do livro

Tem livros que se vendem pela capa, tem livros que se vendem pelo título… Este foi o motivo pelo qual me interessei pelo Tentativas, atentados e assassinatos que estremeceram o mundo. Pelo título, quero dizer. Isso era de se esperar para alguém fã de Agatha Christie, CSI, Criminal Minds e livros sobre serial killers, não acha?

Talvez por isso mesmo este livro tenha ficado um pouco aquém das minhas expectativas. Um pouco, eu disse, porque como fonte de referência é bem interessante; são mais de setenta casos agrupados em forma de banco de dados contendo nome da vítima, do perpetrador, datas e local, arma utilizada, motivações, desfechos, consequência legal/judicial e comentários do autor.

Alguns tópicos são ilustrados com fotos raras da vítima ou do criminoso, recortes de jornal, cartazes, etc. Nos casos envolvendo artistas tem também a filmografia, discografia ou bibliografia da vítima.

Os tópicos são bem compreensivos com relação aos fatos e trazem informações interessantes e/ou curiosas, como a provável origem de A Mão do Morto no pôquer ou o fato de que o ator Leslie Howard, o Ashley Wilkes de E O Vento Levou, morreu num atentado intentado contra Winston Churchill pela Luftwaffe alemã [eu sei, é como dizer “a RAF britânica”, releve].

Qual o problema então?

O problema é que cada tópico ou capítulo tem de 3 a 5 páginas apenas, o que significa que muita coisa fica de fora. Em alguns casos ainda senti falta de uma visão mais abrangente que incluísse o momento histórico e a repercussão social do crime, especialmente nos que aconteceram fora dos EUA.

O autor publica dois tipos de livros: os companion, dedicados a esmiuçar um assunto exclusivo nos menores detalhes [Stephen King, Beatles e gatos são os temas principais de Spignesi] e os livros de listas [os cem mais isso, os cem maiores aquilo], de caráter mais genérico.

Tentativas, atentados e assassinatos que estremeceram o mundo é do segundo tipo.

Sinopse
Tentativas, atentados e assassinatos que estremeceram o mundo inclui muitos assassinatos e atentados memoráveis ocorridos ao longo da história. Alguns célebres, envolvendo Abraham Lincoln, Martin Luther King, John Lenon, os Kennedys e Indira Gandhi. Outros menos conhecidos, tendo como protagonistas Germaine Greer, Vernon Jornan, Richard Nixon, Andy Warhol, mas não menos importantes. O livro inclui ainda fotos das vítimas, além de documentos raros, como o cartaz “Procurado” de Jesse James, epitáfios e discografias, obras e filmografias de várias personalidades que sobreviveram ou não aos atentados.

Tentativas, atentados e assassinatos que estremeceram o mundo -v. no site da editora
Título original: In the Crosshairs : Famous Assassinations and Attempts from Julius Caesar to John Lennon [EUA/2003]
Autor: Stephen J. Spignesi
Trad.: Roger Mioli dos Santos
Editora: M. Books
ISBN: 8589384357
Origem: Nacional
Ano: 2004
Edição: 1
Número de páginas: 300

Anúncios

8 comentários sobre “Tentativas, Atentados e Assassinatos que Estremeceram o Mundo

  1. Oi, Naomi. Seu post me lembrou um livro que li no começo deste ano, chamado “O Lobo Mau no Divã”, da Laura James (Ed. Best Seller). É um livro bem interessante, que classifica e analisa as “patologias” dos personagens dos contos de fada e de histórias para crianças, como o Ursinho Pooh, por exemplo. A autora dá uma visão geral do perfil do personagem, dados sobre o tipo de doença da qual ele sofre, o que poderia ser feito para tratá-lo e um miniteste no fim de cada capítulo para o leitor identificar se convive com alguém com esse perfil em seu dia a dia. Mas é um levantamento bem rápido, talvez pudesse ser mais desdobrado, não sei. Entretanto, não deixa de ser uma leitura interessante. Beijo!

  2. Fiquei curiosa.
    Ele cita o 911?!

    Vem cá!
    Tuitando, né?!
    😆
    Nem assim eu me animo.
    Fui lá de novo conferir o twitter, depois de ter visto a gravação da Rosana Hermann e Otávio Mesquita, no Querido Leitor.
    Desanimei, quando vi as tuitadas no twitterbrasil.
    Muita tagarelice.
    Quero não!

  3. Pingback: Top5 livros lidos em 2009 [e o Bottom3 também] « Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s