Dia Nacional do Livro

livro

Dia Nacional do Livro, 29/out

No dia 12 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Leitura. Hoje é o Dia Nacional do Livro. Segundo o site IBGE Teen:

O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.

A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação. [IBGE]

Tem também o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no aniversário de Monteiro Lobato [18 de abril] e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor instituído pela UNESCO no dia 23 de abril, aniversário de morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes [Dom Quixote].

Eu desconfio que a maioria dos amigos do PdUBT é leitor contumaz, se não viciado mesmo, então pergunto:

[1] que livro está a ler atualmente?

[2] qual livro leu antes desse?

[3] qual livro lerá depois?

Os meus:

1. Gatos, fios-dentais e amassos [Louise Rennison]
2. The bedside, bathtube & armchair companion to Agatha Christie [Dick Riley, Pam McAllister]
3. Um pouco de seu sangue [Alfred Hitchcock]

25 comentários sobre “Dia Nacional do Livro

  1. * Não ria da desordem, por favor.
    1- Estou lendo “O Castelo” de Kafka.
    2 – Relí “A versão dos Afogados” de L. F. Veríssimo.
    3 – Vou ler “O Homem Só” de Pirandello. * Paguei só 4,90 euros, juro, sabe naquela santa livraria ponta-de-estoque?

    * Mas tem uma filinha exótica aquí à espera, que nem ouso te contar. Tipo, “como enriquecer sem trabalhar”, “como emagrecer comendo tudo” ou “tudo o que vc precisa saber de gatos”, rs, juro.

  2. 1. Vampire Diaries: The Struggle (L. J. Smith)
    2. Pride and Prejudice and Zombies (Jane Austen e Seth Grahame-Smith)
    3. O Baile de Máscaras e outros contos (Alexandre Dumas) – se não for forçada a ler sobre ações rescisórias e o diabo a quatro antes…

  3. 1. Harry Potter e as Relíquias da Morte & Médico de Homens e de Almas (Leio sempre 2 ao mesmo tempo, porque no dia em que não quero pegar em um, pego no outro).
    2. 1001 vinhos para beber antes de morrer (não riam…)
    3. Muito provavelmente, um livro sobre recuperação judicial e falência. 😦

  4. Pingback: Dia Nacional do Livro « Scattered

  5. 1) Lendo:
    a) Let the Right One In (John Ajvide Lindqvist)…a ritmo de tartaruga
    b) O Último Merovíngio (Jim Hougan)…ainda mais lento o meu ritmo
    c) Emma (Jane Austen)…comecei agora, qdo estou totalmente sem tempo.

    2) Livro anterior: não tenho bem certeza se foi Dead to the World da Charlaine Harris, ou se foi Crepúsculo da Meg Cabot.

    3) O que lerei: Não tenho a menor idéia. Comprei um monte de livros e não consigo terminar nem o que eu já estava lendo 😦

  6. 1) Relato de um certo Oriente (Milton Hatoum);
    2) Um velho que lia romances de amor (Luis Sepulveda);
    3) Não sei, vou decidir entre pegar de novo o “Entrevista com o vampiro” (Anne Rice) ou “História universal da destruição dos livros” (Fernando Baez). Ou então o “O homem diante da morte” (Phillippe Ariès).

  7. Naomi, hoje é que fui me dar conta que a coluna Lá Fora sai na sexta-feira e não na quinta -_-. Esta semana eu estou meio fora do ar, pq amanhã é feriado (servidor público) e estou desde o início da semana achando que quinta é sexta, hehehe.

  8. Estou lendo:

    Beijo – Roald Dahl
    Abusado – Caco Barcelos.

    Ah, e nem acreditei, consegui os três primeiros livros da Discworld, A Cor da Magia, Luz Fantástica e Direitos Iguais, Rituais Iguais, em um site de troca de livros que participo, o Trocando Livros.

    • Lilde, que bom saber disso. Também participo desse site mas ainda não tive coragem de me desfazer de nenhum livro meu. Embora conseguir livros de Terry me deixem bastante empolgada.

  9. estou lendo passageiro para frankfurt, da agatha christie, comprado caindo aos pedaços por R$ 3,00 num sebo-barraquinha quando ia enfrentar uma fila no banco e vi que estava desprevenida

    li a sociedade secreta e a torta de batata, presente de uma amiga querida, que me envolveu com sua história ambientada na inglaterra pós 2a guerra mundial

    e vou ler… bem, ainda não sei! 😀

  10. É pra contar com os que estão pela metade, esperando? Melhor não, né? Entonces, bamos lá!

    1- lendo La Comtesse de Cagliostro (a condessa de Cagliostro), de Maurice Leblanc (da série do Arsène Lupin)
    2- estava lendo L’Aiguille Creuse (a agulha oca), do mesmo autor, mesma série
    3- lerei La Cagliostro se venge (a Cagliostro se vinga), do mesmo autor, mesma série

    Sim, pois é, estou totalmente no “mode” Arsène Lupin na vida, mas semana passada terminei tb duas Agathas (O Misterioso Sr. Quin e Poirot e o Mistério da Arca espanhola), e de noite prefiro a leveza de Les Vacances du Petit Nicolas (as férias do pequeno Nicolas). pq eu sou leitora-esquizofrênica, nunsabe?

  11. Estou lendo Contracultura através dos tempos de Ken Goffman e Dan Joy; estava lendo Navegar no ciberespaço – o perfil cognitivo do leitor imersivo, de Lucia Santaella e lerei O Pacto Autobiográfico – de Rousseau à Internet, de Phillipe Lejeune. 🙂
    Beijos.

Deixe um comentário

