[Interativa] Apagão

Às vezes é necessário parar e cheirar as flores.

Às vezes é necessário parar e cheirar as flores.

O apagão de ontem foi o segundo em menos de uma semana, aqui na rua de casa. Na sexta-feira passada ficamos sem energia durante uma hora e meia mas foi localizado, meia dúzia de ruas, dava até pra ver que os postes públicos estavam iluminados pra cima e pra baixo.

O de ontem durou mais de cinco horas – e não quatro “conforme cálculos do Ministério”; ou então o Ministério não sabe fazer conta: começou pouco depois das 22h, terminou pouco depois das 3h. Vamos lá, Ministério, só precisa dos dedos de uma mão pra fazer as contas.

O lado positivo é que a gente já sabia direitinho onde tinha guardado as velas, e a lanterna do rádio estava com pilhas novas [nosso radim de pia é um conjugado rádio + lanternas + tv + sirene], só não dava pra ouvir o rádio, hehe.

Só hoje de manhã soubemos da extensão do problema. Mas, ó, perdoa minha implicância natural que aflorou quando li essa notícia na Folha de SP que diz assim:

Segundo a assessoria, a região mais afetada foi a Sudeste, onde todos os Estados –São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo– tiveram problemas, já no Sul do país, o blecaute atingiu os três Estados –Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. [Folha, 11/11/09]

Eu não entendi a construção da frase: se o redator considera que a região sudeste foi a mais afetada porque o apagão atingiu todos os Estados, e o apagão afetou todos os Estados da região sul também, o que a torna menos afetado do que a região sudeste?

Enfim.

Em Pedra Lascada parece que não teve grandes problemas de crime, apenas um furto à farmácia da prefeitura [um computador] “por parte de pessoas do mal”, segundo o porta-voz da polícia. Pelo menos não levaram os medicamentos.

E tu? O que fazia na hora, como foi na sua cidade?

Imagem: I Haz a Hotdog

* Sim, o título do post é copiado do @realwbonner.

17 comentários sobre “[Interativa] Apagão

  1. Oi Naomi,

    O que fiz por aqui? Literalmente fiquei no escuro… (hehe) Eu já havia desligado o PC e estava vendo TV quando a luz apagou. Acendi uma vela, esperei as filhas chegarem (estavam em um show na universidade, o apagão começou bem na hora que o show acabou) e depois fomos dormir.

    Hoje de manhã o speedy não funcionava, aí é que comecei a ficar preocupada; liguei para a telefonica e enquanto estava sendo atendida a internet voltou, do nada. Parece que o apagão causou alguns estragos no speedy e eles estavam consertando; por sorte meu bairro foi um dos primeiros. 😉

    Quando cheguei no Twitter é que vi que o estrago tinha sido grande…

    Beijocas!

    Cris

  2. Sofri muito! rs Foi o primeiro apagão do filhote, e ele ficou assustadíssimo, está na fase dos medos e o escuro é o principal. Marido e eu acendemos velas e o celular transformou-se em rádio, onde descobrimos a extensão da coisa, depois que o pequeno dormiu, agarrado na gente, descobri a maravilha do twitter, que além de me mandar notícias do mundo, fazia rir com as piadas – o bom humor do povo é 10!
    Agora, o problema principal foi o calor, terrível, terrível, terrível! Marido e eu ficamos revezando durante todo o apagão, o ventinho no filhote, sacudindo revistas! rs

  3. Eu acho que a Folha quis dizer que mais pessoas na região sudeste sofreram com o apagão, pois não foram os Estados inteiros que ficaram no escuro.
    Eu estava na USP tendo aula quando de repente, apagaram as luzes! ahuahuu Foi até divertido ficar em casa com as velas e tudo.

  4. eu estava vendo tv, amado marido no quarto do computador. daí faltou luz, eu chamei por ele, ele veio, os gatos vieram. desliguei a geladeira, o freezer, o microondas e os computadores. voltei para o quarto, jogamos the sims no laptop – a gente não tinha internet nem acesso 3g – tentei falar com a família dele mas os telefones não atendiam – eles são telefone e secretina e sem luz nada funciona. daí deu sono e cozinhamos no calor carioca até duas da manhã, quando a luz voltou e pudemos ligar o ar condicionado para dormir feito gente. seis e pouca da manhã acordei e fui fazer bolinho.

    • Eu também achei que tinha sido só na Grande Vitória, por conta do vendaval e da enchente…
      Na hora lembrei do apagão geral de anos atrás, mas, só nesta quarta é que vi o estrago…
      Os vizinhos na janela, de gozação: ” Dizem que vai durar 4 dias”
      Como chegou a acontecer uma apagão semanas atrás, mas, bem rápido, por conta das chuvas, já não era novidade.
      Porque da outra vez, a garotada só dizia nas janelas: “Uau! Tá tudo escuro! Dá para ver o céu!”

  5. No Tocantins também tem energia de sobra, mas é engraçado ver como o sul-sudeste reage a situações a que já estamos acostumados, como falta de energia (aqui, sempre devido a tempestades), calor de 45 graus (normal por aqui durante pelo menos 6 meses do ano).

      • Mica, nessas horas, é banho gelado. Se precisar, banhos gelados.
        Molhando o cocoruto – o alto da cabeça!
        Ou, pelo menos, molhar a cabeça, na torneira do tanque.
        E as mãos. Se puder os pés.
        Refrescando a cabeça, a temperatura do corpo diminui.
        Parece, também, que as extremidades do corpo vão no mesmo ritmo.
        😉

  6. 😆
    Deu apagão geral, até nas idéias!
    😆

    (suspiros)
    Fofura, acho – de achismo – que a matéria deveria ter abordado quantidade de cidades e de cidadãos.
    Acho que Sudeste tem mais que o Sul.
    😉

    Porque, de fato, todos os estados do Sudeste e TODOS os do Sul foram afetados.
    😆

    Tô com o ouvido doendo até agora.
    Eu juro que ouvi a repórter do GloboNews soltar um “houveram” ao transmitir notícias sobre o apagão.
    Mudaram a conjugação do verbo e não me avisaram, ou o apagão me pegou, também?!
    😆

    Eu tava postando, enquanto tinha bateria!
    E ao mesmo tempo usando o celular, também enquanto tinha bateria…
    Depois, romanticamente, fiquei a luz de velas – perfumadas!
    Ah! Sabe que senti falta do rádio a pilha! A lanterna ficou a postos.

  7. oi, querida!
    Em casa, assistido DVD com a Ciça no quarto. Quando as luzes se apagaram e demoraram um pouco para voltar ela me perguntou o que tinha acontecido e quando falei que a luz acabou ela me pediu para comprar mais… Ai, ai.

    Ainda estou um caco.

    Beijos

  8. Também não entendi essa frase. Ficou parecendo que o Sul tem outros estados além dos três citados, rs.

    Na hora do apagão eu estava em casa, com a televisão ligada e o note no colo. Deu só um pique de luz, eu tirei o note da tomada e nem me preocupei muito, porque esse tipo de coisa é comum acontecer quando chove.

    Que eu saiba, aqui em Minas não tivemos grandes problemas. Sei que acabou a luz na empresa e uma colega de trabalho disse que na casa dela ficou oscilando por alguns segundos.

    []’s

Deixe um comentário

