X-Men Origins: Wolverine

Pôster do filme

Pôster do filme

Para quem estava tão ansiosa para assistir a este filme a ponto de escrever dois ou três posts a respeito do elenco, até que demorei um bocado para vê-lo de verdade. X-Men Origens: Wolverine [X-Men Origins: Wolverine, EUA/2009] foi lançado em maio e é o primeiro de uma série de spin-offs da trilogia de filmes X-Men baseados nos quadrinhos da Marvel. O roteiro se calça principalmente na graphic Origem [Origins], de Paul Jenkins com arte de Andy Kubert e colorização digital de Richard Isanove.

A ideia é mostrar a origem [dã] de alguns dos personagens principais e/ou mais carismáticos do grupo de herois, então o flme começa lá na infância de James Howlett, um menino fraco que vive doente. À beira de seu leito estão Victor, filho do caseiro que na HQ é chamado de Cão, um pouco mais velho do que James e que o protege, e o pai de James, homem rico e também superprotetor. Thomas Logan, o caseiro, esmurra a porta e aí temos um momento Star Wars quando James descobre seu poder Jedi ao mesmo tempo que Darth Vader lhe revela: “Luke, I’m your father”.

Perdão, misturei as sagas.

Mas aí vem a melhor parte do filme, quando James e Victor fogem de casa e passam a lutar juntos, lado a lado e costas com costas em guerras ao longo da História [Guerra Civil norte-americana, Primeira e Segunda Guerras mundiais e Guerra do Vietnã], enquanto passam os créditos iniciais. Essa sequência aumentou a expectativa de que viria boa coisa, mostrando o desenvolvimento dos dois personagens sem uma única linha de diálogo para explicar a degeneração moral de um e a crise de consciência de outro.

E então toda expectativa começa a ser minada pouco a pouco.

Liev Schreiber, Hugh Jackman e Danny Huston

Liev Schreiber, Hugh Jackman e Danny Huston

O universo X-Men é uma daquelas poucas obras que se presta para desenvolver grandes debates através de metafóras e analogias. Os três filmes anteriores conseguiram trabalhar aspectos filosóficos, psicológicos e políticos ao mesmo tempo em que os roteiros mantiveram um pouco de humor e leveza e ação a dar com pau [desculpe o latim].

Já Wolverine ficou apenas na ação – bastante bem feitinha, é verdade, mas não o bastante pra me distrair e fazer esquecer que a trama era superficial e didática, sem deixar muito argumento para uma boa discussão de mesa de bar depois de sair da sessão, sem gravar uma impressão mais profunda além dos torsos musculosos de Hugh Jackman e Ryan Reynolds, Liev Schreiber e Daniel Henney.

Nem digo das alterações da adaptação em relação à HQ porque, incrivelmente, achei que funcionaram bem aqui. Não, minha grande decepção foi mesmo a abordagem rasa da história.

Victor Creed / Dentes-de-Sabre

Victor Creed / Dentes-de-Sabre

Tanto que não vou comprar o DVD para juntar à minha X-coleção, apesar de eu ter gostado das atuações de Jackman, Schreiber [excelente chamada para substituir Tyler Mane], Huston e Will.I.Am, do Black Eyed Peas [mas Taylor Kitsch realmente não me comprou no papel de Gambit]. Por qualquer outro motivo, não precisarei rever para achar a costumeira aparição de Stan Lee: ele não gravou uma aparição.

Talvez haja um segundo filme do Wolverine a caminho. Qualquer uma das duas cenas extras pós-créditos finais daria um bom pontapé pra uma sequência [desde que corrigissem a questão da superficialidade]: de acordo com a página de trívia do iMDB, cada sala escolhe qual cena extra exibir. A que eu vi mostra Logan num bar no Japão, bebendo para se lembrar. Um arco com a Mariko Yashida seria legal.

Por enquanto vou reler a graphic – se achá-la na pilha velha…

Ficha técnica:
Título original: X-Men Origins: Wolverine
Gênero: Aventura
Duração: 01h47
Ano de lançamento: 2009
Site oficial: http://www.xmenorigenswolverine.com.br
Estúdio: 20th Century Fox Film Corporation / Marvel Enterprises / Seed Productions / Dune Entertainment / Donners’ Company
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Gavin Hood
Roteiro: David Benioff, baseado em personagens criados por Len Wein
Produção: Kevin Feige, Hugh Jackman, John Palermo, Laura Shuler Donner e Ralph Winter
Música: Harry Gregson-Williams
Fotografia: Donald McAlpine
Direção de arte: Michael Diner, Brian Edmonds, Ian Gracie, Helen Jarvis, Karen Murphy e Mark Robins
Edição: Nicolas De Toth e Megan Gill
Eeitos especiais: CEG Media / Lola Visual Effects / Rising Sun Pictures / Tippett Studio / Vital Distraction / Cinesite / Hatch Production / Image Engine Design / Matte World Digital / Soho VFX

Elenco
Hugh Jackman (Logan / Wolverine)
Ryan Reynolds (Wade Wilson / Deadpool)
Liev Schreiber (Victor Creed / Dentes-de-sabre)
Dominic Monaghan (Bradley)
Lynn Collins (Raposa Prateada)
Danny Huston (William Stryker)
Daniel Henney (David North / Agente Zero)
Taylor Kitsch (Remy LeBeau / Gambit)
Stephen Leeder (General Munson)
Alice Parkinson (Elizabeth Howlett)
Tim Pocock (Scott Summers)
Myles Pollard (Lumberjack)
Tahyna Tozzi (Emma Frost)
Will i Am (John Wraith)
Troye Sivan (Logan – jovem)
Kevin Durand (Frederick “Fred” J. Dunes / Blob)
Michael-James Olsen (Victor Creed – jovem)
Patrick Stewart (Prof. Charles Xavier)

Serviço
Ficha no iMDB
Resenha de Tommy Beresford no blog Cinema é Magia
Verbete no Wikipedia

Posts relacionados
X3: O confronto final
Expectativas
Quadrinhos -> Telona

Trailer do filme – legendado


Link http://www.youtube.com/watch?v=Ag4eE-MBxc8

Abertura – créditos


Link http://www.youtube.com/watch?v=gUWBF8-jjOU

Anúncios

4 comentários sobre “X-Men Origins: Wolverine

  1. Eu, que amei a trilogia, não vi esse ainda… 😦 Quando estreou no cinema, acabei deixando passar a não fui ver. Vou procurar em DVD agora.
    Olha, Lu, em filme de ação eu não procuro muita coisa além da ação mesmo. Até admiro quem vê filosofia, de verdade, mas eu gosto mesmo é de tiro, explosão e braços musculosos. :oD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s